terça-feira, 26 de maio de 2009

série - ALFORRIA DO FOGÃO - 2a parte

Há coisas que podem (e devem) ser pré-preparadas. Ou você acha que nos restaurantes todos os pratos estão ali do estado “cru total” e em 30 minutos no máximo chegam na sua mesa? Não. Muitas vezes o arroz do risoto é pré-cozido, o molho está no ponto, e em 20 minutos você come aquele prato delicioso, e não entende porque fica 50 minutos em casa para fazer o mesmíssimo prato.

Há receitas que faço que são parte “natural”, parte “industrial”. O filé ao molho madeira que faço é quase um carro chefe, mas não conto nem sob tortura aos demais que o molho que coloco não é meu, é uncle benz. Só finalizo com champignons, para dar um dar mais caseiro ao prato. Tempo de preparo? Rapidíssimo!!!!!!

Para ganhar tempo, se você come verduras cozidas todos os dias, cozinhe tudo no mesmo dia. Cozinhe separadas, e coloque em potes, também separados, e retire o que vai usar no dia. Assim, você terá sempre chuchu, beterraba, cenoura, couve, prontos. O tempo que você vai gastar é só de colocar na saladeira, e jogar uma maionese, se quiser.

Acho que usamos pouco a panela de pressão. Percebi isto quando a minha empregada colocou quase tudo na panela de pressão. Batata para fazer o purê? Foi pra lá. Usamos mais para cozinhar só o feijão, mas temos que ter a panela de pressão como um senhor aliado! Aprendi até a fazer arroz na panela de pressão, fica pronto em 3 minutos, e já me salvou várias vezes.

Lasagna – faça, e congele. É algo maravilhoso quando você chega em casa cansada, pedindo um banho e uma cama, mas o estômago está ali, vazio, e você tem que mandar alguma coisa para dentro. Cuidado só com o molho branco, que não pode ser congelado. Não sei como as empresas fazem o molho branco delas, pq não talha. Já tentei congelar molho branco mas o máximo que consegui foi estragar a lasagna. Eu monto, deixo esfriar, levo para a geladeira (para esfriar mais um pouco), e depois pro freezer. Acho que pode colocar direto no freezer, né?

Sopas – nestes dias frios, sempre fazemos sopas umas 2 vezes por semana. Sobrou? Vai pro freezer, na semana seguinte é só usar.

Coisas que normalmente congelo: - almôndegas (uma maravilha!!!!!), arroz (é em ultimo caso, porque depois que aprendemos o de panela de pressão, o congelado não é tão bom assim). Coisas pré-feitas, é só concluir o prato – strogonofe. Sempre tenho congelado os cubos de frango já temperados e fritos. Serve tanto para um strogonofe quanto para um frango xadrez (o rei da praticidade!!!!! Mesmo sem estar pré-frito, ele é feito em 30 minutos). Pro frango xadrez, é só adicionar o molho, pimentões, cebola, e o prato está feito. Bife: sempre temos bifes prontos congelados. Você faz numa sentada vários bifes, e congela, de preferência já separado nas porções que vai usar. O que acontece: se quiser comer um arroz, salada e bife, é só fazer o arroz, no tempo que o arroz é feito, o bife descongela, você pode até dar uma passadinha na frigideira só para dar uma renovada nele. Ou então, pegar algum molho pronto (o madeira mesmo), e jogar no bife. Quem sabe picar em pedaços menores, adicionar broto de feijão e shoyo? As combinações ficam ao seu gosto, mas a vantagem é: fritura suja muito. Isto você não vai ter problema. O bife já estará lá, a cozinha já foi limpa dias atrás, e você só vai se beneficiar do trabalho que teve num único dia!!!!

Antes de descobrir minha intolerância ao glúten, sempre tinha empadas e tortas congeladas. São outra mão na roda, elas praticamente substituem uma refeição inteira. Um empadão congelado pode salvar a fome de uma terça-feira em que o trânsito estava caótico, e você chegou super tarde em casa. Enquanto toma aquele banho relaxante, seu jantar vai ser descongelado.

Faço isto sempre que sei que minha semana será tumultuada. As duas últimas semanas foram assim. Tive aula 2ª, 3ª, 5ª, 6ª pela manhã. A tarde, eu trabalho. Saía de casa as 9h00 e voltava às 21h00. Como já estavam os pratos pré-preparados, o tempo em que gastei para fazer o jantar não foi mais do que 20 minutos. Parece milagre? Não, não é. Acaba sendo fruto de necessidade – ninguém gosta de chegar tarde da noite, e ainda partir para pilotar um Brastemp, Continental, Eletrolux, Cônsul, GE, ou similar. Claro que tem dias que me sinto mais inspirada, uso os ingredientes frescos, faço e aconteço...mas não dá para ser assim todos os dias.

Acredito que é melhor comer algo que fizemos, que sabemos a quantidade de gordura usada, sabendo que não foi reaproveitada, a quantidade de sal e açúcar, sabemos se o alimento é saudável ou só parece saudável. Vale a pena “perder” um dia (sim, faço isto tipo numa tarde de sábado quando sei que a semana vai ser tumultuada), e ganhar de segunda a sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário