Tabela dos marcos do desenvolvimento: 1 a 6 meses
O que esperar do seu bebê nessa fase.
Idade da criança | Habilidades desenvolvidas (a maioria das crianças já faz) | Habilidades em desenvolvimento (metade das crianças faz) | Habilidades avançadas (algumas crianças conseguem fazer) |
---|---|---|---|
Um mês | • Levanta a cabeça • Reage a sons • Olha fixo para rostos | • Segue objetos com o olhar • Emite sons de vogal ("a", "u") • Enxerga desenhos em branco e preto | • Sorri • Dá gargalhada • Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus |
Dois meses | • Vocaliza sons como "agu" e "arru" • Segue objetos com o olhar • Mantém a cabeça erguidapor curtos períodos | • Sorri, dá gargalhadas • Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus • Movimentos ficam menos bruscos | • Segura a cabeça com firmeza • Apóia peso nas pernas • Pode levantar a cabeça e os ombros (miniflexão de braços) |
Três meses | • Dá gargalhadas • Segura a cabeça com firmeza • Reconhece seu rosto e seu cheiro | • Dá gritinhos, faz "agu" e "arru" • Reconhece sua voz • Faz miniflexões de braço | • Vira a cabeça na direção de barulhos altos • Junta as mãos e bate a mão nos brinquedos • Consegue se virar deitada |
Quatro meses | • Segura a cabeça com firmeza • Consegue apoiar o peso nas pernas • Responde com sons quando você fala com ela | • Consegue segurar um brinquedo • Estica o braço para pegar objetos • Consegue se virar deitada | • Imita sons da fala -- "baba", "dada" • Pode aparecer o primeiro dente |
Cinco meses | • Conseguedistinguir cores primárias • Consegue se virar deitada • Consegue se distrair com as mãos e os pés | • Vira na direção debarulhos novos • Reconhece o próprio nome | • Fica um pouquinho sentada sem apoio • Põe objetos na boca • Pode surgir o medo de estranhos • Pode estar pronta para comer alimentos sólidos |
Seis meses | • Vira na direção de sons e vozes • Imita sons, faz bolinhas de cuspe • Rola nas duas direções quando deitada | • Estica o braço para pegar objetos e os põe na boca • Senta sem apoio • Está pronta para alimentos sólidos | • Pode se arrastar para a frente ou começar a engatinhar • Pode "conversar" ou combinar sílabas • Pode puxar objetos em sua direção |
Nenhum comentário:
Postar um comentário