domingo, 9 de maio de 2010

Ah...ser mãe!!!!

Ah, o dia das maes!!!! Depois que voce tem filho este dia toda um novo significado, voce finalmente entende o mandamento – honrar pai e mãe – e se não o seguia junto aos seus pais, passa a faze-lo, e não entende porque tem filho que parece ser filho de chocadeira.
A maternidade não é uma tarefa fácil. Acredite, desde o dia que voce escolheu a forma do seu parto, vai ter gente te criticando. Pouco importa se foi normal, cesarea, na agua, de cócoras…voce nunca vi conseguir agradar os outros. E realmente isso interessa a alguém? O que deve contar não é como o bebê nasceu, mas simplesmente que nasceu!! Conjugar o verbo – PARIR – não torna ninguém mais ou menos mãe. Ter feito uma cirurgia e ter o bebê por cesarea, não faz com que a mãe seja menos mulher. O que faz alguém ser mãe é o dia a dia, o carinho, a cumplicidade com o filho. E falo isto mesmo tendoooptado pelo parto normal, e já escutei coisas do tipo – voce é doida? A medicina evoluiu…bla bla bla. Viu, não da para agradar a todos!

Estava lendo tempos atras em uma revista voltada para as maes a seguinte afirmaçao de um pediatra - se seu filho só fica com a babá, a mãe é ela! Não você!!!! É verdade. Tive uma colega que dispensou a babá quando, no meio da noite, daquelas de chuvas horrorosas, com direito a raios, trovoes, ela acordou e ficou esperando a filha aparecer no quarto dela. Cinco minutos de tempestade, e nada de ouvir aqueles passinhos no corredor, para pedir ajuda. Quando tava pra dar dez minutos de trovoes, ela foi ao quarto da filha – a cama tava vazia. A menina tinha corrido para o quarto da babá. Chegou lá, a menina estava abraçadinha com a babá, a babá passando a mão no cabelo dela, e falando – é só um trovão!!! Já vai passar!!!! A ficha dela caiu – o referencial de conforto não era ela!!! De nada adiantava comprar só brinquedos caros, ter ido pra disney, se era a babá que fazia as vezes de mãe.

Então...feliz dia para aquelas que aturaram colicas, que corrigiram dever de casa, que foram para reuniao de pais e mestres, que vibraram com a aprovação no fim do ano, que ficaram sem chão com a reprovação, que deram força aos filhos nos momentos corretos, que brigaram quando devia.....isso é que faz alguém ser mae!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário