segunda-feira, 13 de junho de 2011

iluminação...

Projeto luminotécnico eficiente deve priorizar aproveitamento máximo da luz natural nos ambientes

Fotos: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo filmes
As lâmpadas devem ser específicas para cada local e ter eficiência

07/10/2009 - Com a evolução tecnológica da indústria, o mercado brasileiro oferece inúmeros produtos para o desenvolvimento e a execução de projetos luminotécnicos sofisticados que, além de proporcionarem um efeito cênico fantástico aos ambientes, favorecem que seu uso seja otimizado. "A iluminação é uma das áreas que mais evoluem atualmente e, com isso, já podemos encontrar produtos para todos os bolsos e gostos. Temos uma boa variedade de lâmpadas e as peças também têm uma diversidade muito grande de design", afirma a arquiteta Renata Basques.

Mas, para que a iluminação de um espaço alcance os resultados esperados, tanto em beleza quanto em funcionalidade, é preciso priorizar o aproveitamento máximo da luz natural nos ambientes. "O bom aproveitamento da luz natural é um dos elementos que fazem com que uma construção seja considerada sustentável", observa a designer de interiores Valéria Alves, ao lembrar que um ambiente bem servido pela luz do sol demanda menor ou nenhum consumo de energia elétrica durante o dia para a iluminação.

Por isso, a atenção à iluminação dos ambientes deve estar presente já no desenvolvimento do projeto arquitetônico do imóvel. "Tudo começa na implantação da casa ou prédio no terreno. Ele deve estar posicionado de maneira que seja bem servido pela luz e pela ventilação naturais", ensina a arquiteta Sônia Maria Santos Mendes, especialista em light design, para quem um bom projeto é capaz até de favorecer de forma semelhante, no que diz respeito à iluminação, todas as unidades de um prédio, embora reconheça o grau de dificuldade da tarefa, devido à posição diferente ocupada por elas dentro do empreendimento.

"É no projeto que se consegue posicionar, da melhor forma possível, a construção no terreno, mesmo que seja um edifício de apartamentos. Somente em casos muito especiais, uma ou outra unidade fica prejudicada, mas aí temos outros recursos para fazer com que a iluminação seja eficiente, como uma boa complementação com a iluminação artificial, mas de baixo consumo, usando lâmpadas frias, por exemplo", argumenta.

Aberturas no telhado, coberturas de vidro e janelas mais amplas são outros recursos que garantem um melhor aproveitamento da luz do sol e da ventilação natural e quando especificados em projeto e executados nas obras de construção do imóvel podem minimizar os investimentos na complementação da iluminação com luzes artificiais. "Sem contar que artifícios como aberturas maiores para as janelas promovem a integração dos ambientes internos com a área externa, o que sabemos ser importante não só para o conforto visual, mas para a saúde dos usuários desses espaços", assinala Valéria.

Para evitar retrabalho e desperdício na obra, o projeto luminotécnico do imóvel – que vai definir como e onde precisa ser feita a complementação da iluminação por luz artificial – deve ser desenvolvido antes do elétrico, recomenda Sônia. Ela explica que a medida evita eventuais quebradeiras, antes mesmo de a obra estar concluída, para corrigir problemas como a falta de tomadas e pontos elétricos demandados pela iluminação.

http://noticias.lugarcerto.com.br/imoveis_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=32466&id_sessoes=201/template_interna_noticias.shtml

domingo, 12 de junho de 2011

dois em um - decorando a gente se entende....

Dois em um


Redação - Lugar Certo


Praticidade é a principal vantagem de se optar por um sofá-cama, principalmente para quem a falta de espaço é um problema

De dia, sala ou escritório. À noite, quarto. Que outro móvel, além do sofá-cama, poderia tornar a transformação possível? Em poucos segundos, um ambiente novo, pronto para acomodar um hóspede ou proporcionar mais conforto ao morador. Sobretudo para quem tem pouco espaço. Curinga da decoração, o sofá-cama hoje é bonito e moderno, com modelos variados, que fazem as vezes do sofá da sala de estar.

“O maior motivo de procura por esse móvel é acomodar convidados com conforto. Mas, para quem mora em um lugar muito pequeno, pode servir como a própria cama. E, além disso, é uma peça bonita”, afirma a arquiteta Ingrid Fenselau. “A versatilidade é, sem dúvida, a grande vantagem do sofá-cama. Com ele é possível ter vários ambientes em um só”, acrescenta o arquiteto André Martins.





Sala de estar
A cor do sofá cria uma harmonia com o resto dos móveis e objetos do ambiente de André Martins. Quando aberto, ripas de madeira sustentam o móvel, que pode ser sofá, chaise longue (ideal para assistir à TV) ou cama.

Sala íntima
O sofá de algodão estampado dá vida ao ambiente. A cama tem estrutura interna independente, o que não estraga as almofadas do móvel. As engrenagens em ferro tornam rápido o ato de abrir ou fechar a cama. O projeto é de André Martins..




Escritório
O ambiente de trabalho se transforma em local para dormir ou descansar. Com estrutura em aço, o sofá-cama da Ligne Roset tem sistema interno de ripas de madeira e a sensação é de estar em uma cama normal. A cor combina com os tons da parede e com as obras-de-arte do projeto da arquiteta Ingrid Fenselau.

sábado, 11 de junho de 2011

Prepare sua mesa para uma situação especial

Assunto este que muito me atrai!!! Seguem algumas dicas que venho garimpando na internet, devido à pouca grana para comprar revistas sobre o assunto.

Prepare sua mesa para uma situação especial

Romantismo, requinte, versatilidade e descontração. Com um pouco de criatividade você pode mudar a cara do ambiente, mostrando o que quer passar no momento. Uma boa sugestão é investir na decoração das mesas. Se a imaginação e o senso de humor permitirem, vale até fazer um confronto entre os times de futebol do presidente Lula e de seu antecessor Fernando Henrique Cardoso.

Cada situação tem suas exigências: um jantar com os amigos precisa de mais organização, se a festa é de criança, a decoração vai ser mais colorida e infantil, mas, se a intenção é preparar um jantarzinho para o marido ou namorado, o ambiente precisa de mais romantismo. Nessa hora vale tudo: meia-luz, as melhores taças da casa, almofadas e um bom vinho.

Deixe as mesas de madeira e de vidro de lado e invista mais nos objetos que podem valorizar o local como lustres, tapetes, vasos de plantas, taças, pratos e até almofadas

Dicas simples para enfeitar a mesa

Xícaras, pires e pratos de porcelanas ficam ainda mais bonitos quando são pintados à mão. Você tem duas opções: comprar o jogo pronto ou personalizar você mesma as peças. Há vários cursos que ensinam a técnica, mas você também pode aprender sozinha. Compre tinta especial para porcelana, pincéis e mãos na massa.

  • Se o jantar é romântico, coloque velas na mesa e em todos os cantos do ambiente. Vale também apostar nas cortinas. Na falta de uma, coloque telas de voil na sua cor preferida na janela.
  • Ainda para as adeptas aos jantares a dois: se a refeição é leve, sirva a comida na mesinha de centro. Para dar um clima ao ambiente, forre o chão com tecidos gostosos de tocar como a seda e espalhe muitas almofadas em volta.
  • Se a ocasião pede descontração, vale prender bexigas e até mesmo papéis coloridos no teto.
  • Se você é brincalhona, surpreenda seus amigos com uma decoração infantil.
  • Cansou das cadeiras? Troque o estofado delas.

  • Em vez daqueles tradicionais guardanapos brancos, que tal comprar um pacote colorido? É barato, qualquer supermercado vende e o resultado chama a atenção.
  • Procure na sua casa cestas de palha, vasos, bandejas e travessas para fazer arranjos com frutas, verduras, legumes e flores.
  • Pense nas cores dos alimentos e tente valorizar o efeito visual combinando-as com a decoração.
  • Espelhos ampliam o espaço. Que tal colocar um à frente da mesa de jantar?
  • Atenção nos lustres! Sua mesa deve combinar com ele. Ou seja: não adianta colocar uma mesa de metal e um lustre barroco no meio da sala.
  • Foto: Reinaldo Marques/ Terra Foto: Reinaldo Marques/ Terra

    Foto: Alexandre Tahira/ Terra

    fonte: http://www.terra.com.br/mulher/artigos/2003/05/21/001.htm

  • domingo, 20 de março de 2011

    reformar é...


    • -ter a certeza que você deveria ganhar o salário BRUTO, e não o liquido, pelo menos neste período
    • - descobrir que 1+ 1 nao é 2, pq tem uma margem de 10% de erro...
    • - saber q o pedreiro, o gesseiro e o mamoreiro não se amam, se toleram...é bom que sejam amigos, senão um fica fazendo fofoquinha do outro.
    • - ser a galinha dos ovos de ouro de alguém.
    • - ser a pessoa mais odiada do prédio, porque sua reforma que era rapidinha (só vou trocar umas coisinhas) já fez aniversário.
    • - ter uma paciência fora de série. Por mais q seja planejadinho, sempre vai ter algo fugindo do normal...e atrasando a obra, claro!!!
    • - saber que o tempo é extremamente relativo. Uma semana para o gesso, é rapido!!! uma semana pra chegar uma peça de 2 cm, é muito tempo.
    • - descobrir que 20 dias uteis são, na verdade, uma eternidade.
    • - ter a certeza que algum fornecedor te acha "otário mané em grau altissimo".
    • - aprender uma nova unidade monetária. Mil reais. Tudo, absolutamente tudo, tem este padrão monetária. Dificilmente algo custa metade do padrão monetária. E as pessoas olham pra voce e falam - 70 mil reais, mas a gente parcela em 10 vezes - como se falasse - 700 reais, mas a gente divide em 10 vezes.
    • - fazer, refazer, pensar, repensar o projeto, e simplesmente na hora de executar falam pra você - dona, não dá pra fazer não....
    • - aprender a fazer o good cop, bad cop para os fornecedores. É assim ó: na hora de fechar um serviço, um dos 2 quer muito, o outro não quer tanto. Daí faz aqueeeeeeela cena. Normalmente para não perder a venda, fazem mimos para quem não quer fechar. Nesta brincadeira, algo sai "de graça".
    • não existe "de graça" em reforma. Alguém vai pagar, muito ou pouco....mas vai pagar.
    • - quando termina, voce pensa - valeu a pena passar por tudo isto

    sábado, 12 de março de 2011

    coisas que toda gravida (ou mae) já escutou.

    • nunca mais voce iria viajar. oLHA, não viajamos por varios motivos, mas não só por causa do bebê. Voce vai mudar as prioridades, não vai ficar em qualquer buraco de quando era mochileira. Sem contar que o bebê deve estar numa idade que vá curtir a viagem, e não ser só um peso para os pais. Veja a diferença de um bebe de 3 meses para um de 12 meses na praia. Aguarde um pouco e faça uma viagem legal!

    • nunca mais voce vai dormir na vida. Nunca mais é muito tempo, mas sempre que alguem encontra uma gravida solta esta perola. Sempre falava - sim, não vou dormir!!! Vou confirmar se dá respirando, se naõ esta com frio a noite, se chegou bem da festinha com os amigos....enfim, se é este o conceito, ta otimo!!! Agora, aquela noite deliciosa, depois de um tempo, voce terá. eles dormem a noite inteira.
    • tem que colocar lacinho na bebê - isso é lindo, quando tem cabelo, ne??? quando não tem, super bonder não é uma saída. Tentei de tudo, mas naõ grudava. Usava mesmo só em ocasiões especialissimas, esparadrapo microporo, e lacinho. Agora que o cabelo tá começando a surgir, depois de 13 meses...ela arranca tudo da cabeça!
    • voce não tera tempo para a internet - A INTERNET é um dos lugares mais frequentados pelas maes. Compras, email, ver o mundo lá fora. Depois de um tempo, voce até enjoa.
    • voce não tera tempo de ver tv. Olha, da tempo sim! eles dormem, vc liga a teve. Simples assim. Dificil mesmo é ir ao cinema, sem ter cinematerna, ou sem ter com quem deixar o bebe.
    Nunca mais sua vida será a mesma - E QUE BOM, NÉ?

    domingo, 27 de fevereiro de 2011

    FESTEJAR É PRECISO!!!!


    Sim, sou festeira, qualquer eventinho pra mim ja é motivo para enfeitar a casa, com cores, temas....

    já fizemos um almoço espanhol, com as cores da renault, para assistirmos a final da f1 de 2006.

    já foi jantar mexicano, porque uma amiga adora comida mexicana....
    enfim, motivos é que nao faltam para fazer uma festinha.

    Com o nascimento da filhota, acabamos não recebendo tantos amigos quanto estávamos acostumados, daí acho que descontei na comemoração do primeiro aninho dela.

    sim, já passaram 365 dias (e quando escrevo este post, mais uns 40) do nascimento da minha filhota. O primeiro ano de um filho é mágico, você ainda tem um bebê, mas ele já não é mais aquele ser tão indefeso de 300 dias atras.

    No berçario em que ela frequentava, fizemos uma festinha. O tema - CUPCAKE!!!! Como fariamos a festa oficial de um ano em buffet, achei melhor fazer esta festa mais - feita em casa.

    o convite - peguei alguns modelos na internet, e
    fiz em casa. Foi um cupcake
    este nao é o modelo final, foi a primeira parte do convite.


    Lembrancinha - a intenção era - dar uma sacola de TNT escrito - ROUPA SUJA para cada criança. mas acabou que decidi fazer a festa de ultima hora, e não tenho tantos dotes costureiros assim (a bem da verdade, mal sei pregar um botão!!!!) . Como o tema era cupcake, fui atras de algo relacionado. Pensei em body com cupcake na frente, achei na Renner, mas a quantidade de crianças x o valor da lembrancinha, encarecia muito. Não, nao é mão de vaqueza, mas estamos reformando o apartamento, e infelizmente não dava.
    solução - fui atras dos docinhos feitos de toalha. Voce já deve ter visto em alguns lugares e, acredite, é FACIL demais de fazer. Há varios pap na internet, a maioria em ingles, as imagens são auto-explicativas. O que utilizei foi este aqui - o primeiro não ficou bom, mas a vantagem é que é só desfazer e iniciar de novo.
    comprei caixa para cupcake, agradeci a cada criança com uma tag - ADOREI BRINCAR COM VOCÊ - e aqui está o resultado final:
    fofo, não????

    Nao tivemos bolo, mas cupcakes. A receita é facil, foi a mais facil e saborosa que achei, você pode pegar neste site. Não deixe de colocar o bicarbonato, senão não dá certo. Não coloquei a essencia de baunilha, e ainda assim ficou muito bom.

    os cupcakes foram decorados com pasta americana, feitas pela minha querida amiga Bethania (a mesma do bolo do chá). O resultado final ficou ótimo!!!!

    bolo ainda em casa....na forma para ser transportado com segurança
    Percebi que naõ tenho a foto da festinha no berçario!!!!

    Mas a mensagem final é - não é preciso gastar muito para ter uma festa bacana. Ficou tudo muito diferente do convencional. Coloque balões (as crianças amam, independente da idade), comida saborosa, uma vela, e cante os parabéns!!!!






    segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

    COLÉGIO PERIODO INTEGRAL – UMA NOVA TENDENCIA PARA AS FAMILIAS ?


    Quem tem empregada doméstica, boa, de qualidade, de confiança....coloque as mãos para os céus. O serviço doméstico deu uma debandada nos últimos anos, em parte pela qualificação da mão de obra, seja pelo acesso ao ensino, muitas das que eram domesticas hoje migraram para o serviço terceirizado de limpeza em empresas, ou para o comércio. As que estão no mercado, por enquanto, não são qualificadas, querem receber 2 salários mínimos, mas fazem o trivial na cozinha. A limpeza é sofrível. Sem contar que com as histórias recentes de babás agredindo crianças, poucos pais têm contratado o serviço de babá.

    Em contato com algumas agencias, quando eu procurava empregada doméstica e babá, me foi informado que – empregada doméstica ainda sabe fazer alguma coisa. Babá, infelizmente, tem sido aquela pessoa que não faz nem o serviço doméstico. Daí decide, de uma hora para outra, cuidar de criança. Sem ter qualquer experiência, muitas agencias ainda oferecem o serviço de treinamento (a ser pago por você). As boas agencias são sinceras (como as 2 que procurei) e falaram que estão tendo MUITO problema com babá, que estão pensando em parar com este tipo de serviço. Elas oferecem, mas também deixam os contratantes cientes do risco.

    E com quem deixar as crianças? Conversando com várias amigas, descobri quem está cobrindo esta carência – a escola período integral. Existente na maioria dos países da Europa, onde empregada doméstica parece que nunca existiu, a maioria dos grandes colégios tem oferecido o serviço. Você deixa seu filho numa escola enquanto trabalha.

    É bom lembrar, sempre, que educação quem dá é pai e mãe. Querer que a escola transmita os seus valores, terceirizar a educação, não rola. Você deve estar presente na vida do seu filho, embora a distancia. Como? Reunião, reclamação, agenda, dever de casa (possivelmente ele não levará, mas não custa nada perguntar), e aproveitar os períodos que estiver com ele ao máximo. Já viram aquela cena de a criança em casa, tentando mostrar um desenho, e os pais vidrados na televisão? Televisão é ótimo, mas melhor ainda é ver a obra de arte feito pelo seu pequeno artista.

    Infelizmente (ou felizmente!!!!) estamos evoluindo para um mundo sem empregadas. Ok, nos Estados Unidos também não existe, mas lá também não tem licença maternidade, e a maioria das mulheres não retorna ao mercado de trabalho após terem filhos. Aqui, a situação é bem diferente. Poucas tem esta chance. Soluções vão surgindo aos poucos – maquina de lavar louça (você coloca toda a louça ali, e não perde tempo em frente a pia), escolas integrais para os filhos.

    Ainda bem que ainda não nos tiraram o bom e velho final de semana!!!!

    segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

    escolhendo a creche

    toda mãe é super protetora. está no DNA materno. Ninguém é doido de mexer no filho da leoa. Ninguém, em sã consciencia, olha a mamae rinoceronte e vai brincar com o filhote. Mas ambas sao maes em periodo integral.

    Infelizmente, aquelas loucas que queimaram o soutien nos deixaram um legado - trabalhar fora. Poucas sao as mulheres que tem a oportunidade de estarem presente 100% na infancia dos filhos. Se você é assim, sinta-se honrada!!!

    Mas, pra voce, que tem que trabalhar....a quem delegar o seu maior tesouro? casa da vovó?creche?babá??

    e como escolher a creche?


    vamos lá?
    - visite o berçario. Veja se está tudo ok. Preferencialmente, nao marque hora, para que a escola não seja maquiada.

    - indicação de amigas. suas amigas com certeza já passaram por isso, entao, aproveite a experiencia alheia.

    - perto de casa ou perto do trabalho? particularmente, achei melhro perto do trabalho.se tiver problema, estarei por perto. aproveite o tempo no transito para cantar, conversar...nem vai demorar tanto assim.

    - Bem, quando o governo decide regulamentar algo, é bom termos em mente que aquilo é o MINIMO. Ate 2 anos, recomenda-se 1 tia para cada 6-8 crianças, com o maximo de 16 na turma. é muita gente para uma tia tomar conta....mas é o MINIMO. ate 1aninho, o ideal é 1 tia para 2 crianças.

    o maior dos meus erros foi - o horario era bom para mim. Muito bom por sinal, encaixava direitinho no meu trabalho....
    NAO VISITEI A CRECHE - estava em reforma
    NAO TIVE INDICAÇAO -
    quando fui fazer a adaptação, vi que a minha bebe era a única que não andava.Todas as outras crianças muito mais velhas (com o limite de 2 anos)....nesta faixa etaria, é muito grande a diferença.
    felizmente deu tempo de mudar!!!!

    a leoa delega o cuidado da cria enquanto esta no trabalho...mas ai de quem encostar na filhotinha!



    vamos comemorar....

    opa, seu filho completou um ano, e voce pensa - VAMOS COMEMORAR!!!
    confesso que mudei e muito meu conceito quanto a festa nesta idade. achei que eles não curtiam...MAS CURTEM SIM!!!

    como tudo nesta vida é adaptavel, a festa do seu filho também deve se adequar ao horario do aniversariante. Nada de festa que comece as 20h00!!! ele já tem uma rotina para que vc possa fazer a festa dentro do que é bom para voce e seu filho. Ele vai se irritar, é melhor dormir a sair com carinha de choro na hora dos parabéns.

    muitos pais, eu mesma!!!, pira com as coisas...mas festa boa é festa com comida e bebida. invista nisso. Ninguem,apenas voce, vai reparar se tem 1000 ou 50.000 baloes.

    se for fazer festa em buffet, onde parece que é tudo igual, de o seu diferencial - coloque centros de mesa diferentes, lembrancinhas além das que a casa de festa oferece. Faça uma mesa com doces personalizados. Diferencie sua festa das demais.

    o convite é o primeiro contato que seus convidados terao com a festa. Inove!!

    mas, acima de tudo...RESPEITE o aniversariante. Muitos pais se esquecem que no primeiro ano de vida ofilho ainda é um...BEBE!!! sao 12 meses que separam seu filho do nascimento, mas ele não é uma criança ...ainda é um bebe. Se nao der para fazer um festão, mantenha a calma. Bebe gosta da mamae por perto, do papai por perto, e pra ele tanto faz festa em buffet quanto um bolinho. o que ele quer mesmo é mamae sorrindo, e o papai feliz.