segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COLÉGIO PERIODO INTEGRAL – UMA NOVA TENDENCIA PARA AS FAMILIAS ?


Quem tem empregada doméstica, boa, de qualidade, de confiança....coloque as mãos para os céus. O serviço doméstico deu uma debandada nos últimos anos, em parte pela qualificação da mão de obra, seja pelo acesso ao ensino, muitas das que eram domesticas hoje migraram para o serviço terceirizado de limpeza em empresas, ou para o comércio. As que estão no mercado, por enquanto, não são qualificadas, querem receber 2 salários mínimos, mas fazem o trivial na cozinha. A limpeza é sofrível. Sem contar que com as histórias recentes de babás agredindo crianças, poucos pais têm contratado o serviço de babá.

Em contato com algumas agencias, quando eu procurava empregada doméstica e babá, me foi informado que – empregada doméstica ainda sabe fazer alguma coisa. Babá, infelizmente, tem sido aquela pessoa que não faz nem o serviço doméstico. Daí decide, de uma hora para outra, cuidar de criança. Sem ter qualquer experiência, muitas agencias ainda oferecem o serviço de treinamento (a ser pago por você). As boas agencias são sinceras (como as 2 que procurei) e falaram que estão tendo MUITO problema com babá, que estão pensando em parar com este tipo de serviço. Elas oferecem, mas também deixam os contratantes cientes do risco.

E com quem deixar as crianças? Conversando com várias amigas, descobri quem está cobrindo esta carência – a escola período integral. Existente na maioria dos países da Europa, onde empregada doméstica parece que nunca existiu, a maioria dos grandes colégios tem oferecido o serviço. Você deixa seu filho numa escola enquanto trabalha.

É bom lembrar, sempre, que educação quem dá é pai e mãe. Querer que a escola transmita os seus valores, terceirizar a educação, não rola. Você deve estar presente na vida do seu filho, embora a distancia. Como? Reunião, reclamação, agenda, dever de casa (possivelmente ele não levará, mas não custa nada perguntar), e aproveitar os períodos que estiver com ele ao máximo. Já viram aquela cena de a criança em casa, tentando mostrar um desenho, e os pais vidrados na televisão? Televisão é ótimo, mas melhor ainda é ver a obra de arte feito pelo seu pequeno artista.

Infelizmente (ou felizmente!!!!) estamos evoluindo para um mundo sem empregadas. Ok, nos Estados Unidos também não existe, mas lá também não tem licença maternidade, e a maioria das mulheres não retorna ao mercado de trabalho após terem filhos. Aqui, a situação é bem diferente. Poucas tem esta chance. Soluções vão surgindo aos poucos – maquina de lavar louça (você coloca toda a louça ali, e não perde tempo em frente a pia), escolas integrais para os filhos.

Ainda bem que ainda não nos tiraram o bom e velho final de semana!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário