quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ih, venceu!

Ih, venceu....

Tudo na vida tem um prazo, inclusive você. Sim, você um dia vai vencer para o seu empregador, e é hora de mudar. É bom que você perceba o quanto antes que isto aconteceu, para conseguir sair antes que a situação fuja do controle.

Mas, e quando estamos com alguém vencido? Não raro temos em nossa casa uma peça raríssima nos dias de hoje – EMPREGADA DOMÉSTICA. Mas este ser em extinção também vence.

Com detectar o vencimento?

Não, ela não vai faltar com o respeito, faz tudo como antes, só que diferente. Horário de chegar – não tem, todo dia o ônibus atrasa, não passa, chega cada vez mais tarde. O serviço, não consegue mais fazer. Daí você começa a montar uma pequena empresa, afinal, é de confiança. Quando pára e vê, você está com a a passadeira, a faxineira, a copeira, o motorista, o lavador de carros, o caseiro, e a empregada. Que raios ela está fazendo então?

A principal característica da empregada vencida é o não cumprimento dos horários. Você tem horário para chegar no seu trabalho, ela não. O horário para sair também deixou de existir. Quando você percebe, ela trabalha 6 horas, ou menos, sim, ou menos, porque chega, ainda vai tomar o café (que você acaba fazendo), almoça, e nada disto é descontado do horário de trabalho (embora você trabalhe 8 horas, com 2 de almoço, e para não ficar metade do dia na rua, acaba engolindo e comendo em 30 minutos).

Pior é quando esta falta de horários começa a influenciar o SEU horário. Aí...bem, não tem como dizer pro chefe que foi um evento em cadeia. “minha empregada perdeu o ônibus, chegou tarde, tomei café da manhã tarde, o almoço também atrasou, e por isto estou aqui a 1 da tarde, e não ao meio dia, como deveria ser”. Não, efeito dominó não é possível.

Para evitar o efeito dominó, você acaba não almoçando. Oras, bolas, se ela é paga para fazer o almoço, e você está saindo sem almoçar, por que vai mante-la?

Da mesma forma que você, ela possivelmente não está satisfeita com o serviço (se estivesse, não agiria assim, correto?). Seja sincera, pergunte se há algum problema, coloque as cartas na mesa. Nada de falar mal da empregada para meio mundo e trata-la como se nada estivesse errado. Ter alguém de confiança é muito bom, mas cada um sabe o seu limite. Se, após uma conversa sincera, ela realmente não mudar, o jeito é você mudar quem você emprega.

3 comentários:

  1. Nat, é isso mesmo, se não funciona mais, arrume outra.
    Beijoca,

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, elas tem prazo de validade mesmo. Uma aqui já venceu e me deixou na mão, deu um trabalhão pra arrumar outra. Afff...

    ResponderExcluir
  3. o post é de setembro...estou ate hoje buscando outra!!! aff

    ResponderExcluir