quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alimentos...há necessidade de tudo ser orgânico?


Há alguns alimentos que voce não precisa gastar os tubos para que sejam organicos, naturalmente ou não absorvem tanto pesticida, ou voce retira a casca para comer:


Aspargos, abacate, banana, brócolis, repolho, kiwi, manga, cebola, mamão, abacaxi.

Mas há alguns que valem oinvestimento:

- leite e derivados orgânicos – o leite orgânico é produzido com vacas com dieta orgânica, e que não receberam antibióticos.


Ovos –

Uma quantidade pequena de pesticida pode passer da galinha para os ovos, e dos ovos para tantos quantos os alimentos que preparemos com eles. Ovos orgânicos (ou caipiras) nasceram de aves que comeram comida orgânica, e não tiveram o crescimento acelerado com horonios ou doses de antibioticoa.

Mas veja se a galinha é caipira mesmo – a cor do ovo não é garantia de que é orgânico.


Pessegos - esta fruta é sinonimo de beleza, ter uma pele de pessego é o sonho de muitas mulheres. Mas justamente a casca do pessego absorve altas quantidades de pesticidas, e retira-la leva embora também grande parte dos nutrientes. Quer outras frutas que também absorve muito? Maça, nectarina, morango....o morango e sua finissima pele absorvem grande quantidade de veneno, e não é possível descascar um morango. Cereja, uvas, uvas passas, claro. Muitos sucos de fruta são...suco de uva!!!! Não compre os de caixinha para dar ao seus filhos, compre os organicos (além de saber que não tem agrotoxico, também é quase certo que não terá corante, mas é sempre bom olhar o rótulo). Comprar fruta da estação também é mais garantido do que comprar morango em pleno mes de janeiro.


BATATA - tá aí alguem que a gente adora, quem não gosta de batata? Mas ela absorve MUITO agrotoxico, pesticidas, entao, vale o investimento. Ah, o mesmo se aplica a batata doce.

PIMENTA - OK, não gosto de pimenta...mas a gente acaba comendo pimentoes!!!! Nem todos os plantadores respeitam os niveis seguros de agrotoxico, e lavar, lavar, e lavar mais um pouquinho, retirar a pele e ferver NÃO vai mandar a contaminação para os ares.
Outros vegetais que tem demonstrado um alto nivel de contaminação são: aipo, feijão verde e tomates. tomate cereja são pequenos...e dificil de fazer a higienização. O aipo não tem casca, e é um excelente canditado a contaminação. Outros itens que valem a pena o organico são as cenouras e a couve flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário