TABELA DE DESENVOLVIMENTO
Idade | Inteligência Mental | Físico-Motor | Sócio-Afetivo-Emocional |
1 mês | Agarra o que for colocado na palma da mão | Comanda o pescoço, virando a cabeça para o lado | Conhece a voz da mãe. Chora quando sente dor, fome ou desconforto |
2 meses | Começa a descobrir a luz e a cor | Vira de costas, mantém a cabeça freqüentemente para trás e, se ouve ruído volta-se para o lado | Pára de chorar quando ganha colo. Já esboça algumas emoções no rosto. |
3 meses | Procura com os olhos os objetos | Quando deitado de bruços, controla e levanta a cabeça. | Corresponde com sorriso ao carinho das pessoas. |
4 meses | Descobre suas mãos. Balbucia sons de vogais (a,e,u). Já segura firmemente os objetos, examina eleva-os à boca. | Deitado de bruços, apoia-se nos cotovelos. Quando no colo, mantém a cabeça erguida. | Dá risada alta e espontânea independente dos estímulos de terceiros. |
5 meses | Nota a diferença entre cores, desde que bem vivas. na palma das mãos. movimentação das pessoas no | Rola na cama quando virado de bruços. Tenta levantar, apoiando-se | Solta gargalhadas. Percebe ambientes novos e acompanha movimentação de pessoas no quarto e em outros espaços. |
6 meses | Explora tudo ao seu redor; Apanha objetos, aperta, bate.Tenta vocalizar as primeiras vogais e consoantes | Vira-se para trás e para frente, senta ainda com apoio. Geralmente os dentes começam a nascer. | Já se mostra aborrecido quando insatisfeito. Reconhece os familiares e sabe identificar a presença de estranhos. |
9 meses | Começa a revelar sua personalidade. Pode apanhar dois brinquedos, um em cada mão sem perder o equilíbrio. Imita expressões faciais e tonalidades de voz. | Engatinha, rola e senta-se sozinho. Quando suspenso com os pés no chão, faz movimentos para andar; se apoiado, permanece em pé | Gosta e se alegra com companhia dos outros. Faz graça se diverte, feliz, com brinquedos e objetos. |
12 meses | Mostra preferência por uma das mãos. Atira objetos propositalmente. no chão. Compreende uma ordem, Articula ao menos 4 palavras. | Ensaia os primeiros passos sozinhos. Fica de pé amparado. | Fica encabulado na presença de estranhos. Ajuda quando o vestem. Segura copos para beber e, muitas vezes tenta usar a colher. |
15 meses | Faz gestos para pedir o que quer. Responde a frases familiares. Insiste em fazer tudo sozinho, introduzindo dele. os dedos em buracos. Pronuncia 4 a 6 palavras. | Anda sozinho, mesmo cambaleando. Sobe degraus. | Entusiasma-se com objetos ou seus agrados e fica zangado caso o tirem. |
18 meses | Mexe em tudo. Compreende proibições e diz 5 a 10 palavras organizando frases com 2 palavras. | Desajeitado ainda, anda e corre sozinho, além de subir em cadeiras. Controla a evacuação. | Presta atenção à música. Solicita ajuda quando em dificuldade. Demonstra afeto em contato com bonecos. |
2 anos | Nomeia objetos do dia a dia. Forma pequenas frases com verbo e pronome, sendo capaz de repetir novas palavras. | Corre, chuta bola, sobe escada, anda de triciclo. Controla parcialmente a bexiga e totalmente a evacuação. Completa a dentição. | Manifestação de ciúme. Não divide seus brinquedos. Interessa-se mais por histórias. Torna-se mais vaidoso. |
3 anos | Mais independente, libera seu raciocínio, pois adquire bom vocabulário, identificando, classificando e comparando os objetos. | Anda e corre à vontade com segurança. Controle total da bexiga. | Curioso, entra na fase dos porquês. Imita os adultos. Pode demonstrar ciúme do relacionamento dos pais |
Nenhum comentário:
Postar um comentário