segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mamadeiras de vidro voltam ao mercado

As embalagens de vidro podem retornar ao mercado numa escala bem maior do que a esperada. Tudo por causa da presença do Bisphenol-A nas embalagens de plástico. Segundo pesquisadores, o elemento causaria problemas à saúde. Entre eles estaria a obesidade.

As mamadeiras de vidro fabricadas no Brasil serão as primeiras a voltar. Já em setembro elas estarão disponíveis nas gôndolas de supermercados. Os modelos atualmente encontrados são importados. A indústria líder do setor de embalagens de vidro no País, Owens-Illinois, associou-se a um laboratório para essa investida. É uma primeira ação para aproveitar a crescente onda internacional que discute as reações do elemento Bisphenol-A na saúde.

As mamadeiras de plásticos e derivados já foram proibidas no Canadá por causa dessa discussão, que vem crescendo e esquentando há dois anos tanto na América do Norte quanto na Europa. Outras embalagens da indú stria do plástico também estão na berlinda por serem usadas para alimentos e bebidas.

No Brasil, o assunto ainda está fora dos holofotes, mas presente nos bastidores da indústria petroquímica. Mais de 50% das embalagens de produtos como alimentos, bebidas, cosméticos e farmacêuticos são feitas com derivados de plástico. O custo menor é o principal apelo para a indústria.

Uma pesquisa encomendada pela multinacional Owens-Illinois, no entanto, mostra que 91% dos consumidores preferem a transparência do vidro. Mesmo assim, apenas 10% dos alimentos hoje são embalados em vidro no mercado nacional. A pesquisa foi feita com 3 mil consumidores de nove países, entre eles o Brasil.

Hoje, a indústria prefere utilizar o vidro em categorias premium e acaba cobrando mais por isso. “Em dois anos, cresceu 30% a procura de vidro po fabricantes de produtos orgânicos”, conta Rildo Lima, diretor de vendas e marketing da Owens-Illinois. Essa boa imagem ajuda o crescimento d o setor que, no ano passado, atingiu 1,1 milhão de toneladas, 10% em relação a 2007.

Fontes: Estado de São Paulo e Datamark

Por Redação

Revista Supermercado Moderno – SP (18/08/2009)


copiado de - http://www.nossosbebes.com.br/?p=437

Um comentário:

  1. Acho muito boa a idéia destas mamadeiras voltarem, em casa estou aos poucos trocando todos os plásticos por vidro.

    ResponderExcluir