domingo, 23 de agosto de 2009

16 semanas de gravidez

Você está grávida de 16 semanas, ou seja, está na 17a semana (e no quarto mês).

Como seu bebê está crescendo

O bebê tem agora, mais ou menos, o tamanho de um pêra. Alguns sistemas mais avançados do corpo, como o circulatório e o urinário, estão funcionando. Muitos bebês brincam com o cordão umbilical nesta fase. Leia mais sobre o desenvolvimento do bebê esta semana


você deve ter engordado até agora algo entre 2,5 e 4,5 quilos. O crescimento do útero pode provocar pontadas devido à expansão do abdome. Esse tipo de dor geralmente é temporária, mas saiba que o aumento do útero sobrecarregará suas costas. É importante cuidar da postura para como proteger a coluna e evitar a pressão e dores.

Esta é uma ótima hora para pensar em uma viagem, caso você tenha tempo e dinheiro. As viagens no segundo trimestre costumam valer a pena, já que você já deixou para trás o enjôo e o cansaço dos primeiros meses e ainda não chegou na fase de se preocupar com um parto prematuro. E também é uma boa chance de aproveitar a vida a dois antes de a família crescer.

Se você pensa em ir de avião, é melhor conferir as políticas de viagem para grávidas nas companhias internacionais para ter certeza de até quando a empresa aérea vai permitir que você viaje.

Dicas úteis

Tenha o hábito de fazer um lanchinho saudável diariamente, e lembre-se de tomar uma boa quantidade de líquidos -- de 6 a 8 copos por dia, para evitar a desidratação.



Desenvolvimento fetal - 16 semanas de gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Seu bebê está mais ou menos do tamanho de um abacate (cerca de 12 centímetros da cabeça até o bumbum, pesando aproximadamente 100 gramas).


Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros.

Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo -- o cordão umbilical --, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não se preocupe -- ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar.

O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões.

A informação de que você precisa, na hora certa

Receba nossos boletins gratuitos. Inscreva-se aqui.


Pode ser que de vez em quando você sinta uma dor nas laterais do corpo ao fazer movimentos bruscos.

Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor, mas, se você continuar dolorida por dias ou se o desconforto for piorando, fale com seu médico.

• Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário