domingo, 25 de julho de 2010

passo a passo de uma festa infantil....



Como toda festa, voce não vai acordar no sabado e decidir - vou fazer o niver do meu filhote hoje a noite!!! Precisa de uma organização. Vamos lá?

- lista de convidados - quantas pessoas serão? isso dará o ritmo da sua festa. Lembre-se que crianças pequenas vão com seus pais, entao...no minimo 3!!! Separe pais e filhos, mas por idade. Alguns lugares cobram a partir de 4 anos como adulto (sim isso existe) outros apenas depois dos 10 anos. Pense na pior das hipoteses - pequenos pagando como adultos. Pronto, ta aí a sua lista. Algumas pessoas convidam todos os conhecidos para festa, principalmente o aniversario de um ano, outros convidam só familia e amigos mais chegados, há quem convide só familia e amigos com filhos. Isso vai do estilo de cada um, mas lembre-se que toda, TODA festa tem uma quebra de 15%. Se chamar 100, possivelmente só vao 85.

- data - seu filho nasceu proximo ao natal ou reveillon? vai coincidir com o feriado de carnaval? algumas pessoas podem viajar, é bom ter em mente isto. Mesmo que tenha que adiar por um mes a festa, é bom voce realmente contar com as pessoas presentes. De nada adianta fazer a festa na primeira semana de janeiro, se familia e amigos estao curtindo uma praia.

- local da festa - sim, voce já sabe quantas pessoas serão, é hora de ver onde vai ser a festa. Se fizer em casa ou no salao do predio, veja se comporta os convidados - nada pior do que 200 pessoas em um local que só cabiam 50. Crianças correm, suam...é bom ter local de sobra para eles!!!

- horário - ah....este é um problema. SEu bebe pode ser super ativo pela manhã, e a bateria dele vai esvaziando no decorrer do dia. De nada adianta cantar os parabens as 21h00 se ele vai estar cansado, berrando, chorando, reclamando. EScolha o horario a partir do ritmo do seu filho. Ele fica bem de noite? Qual horario ele está mais bem humorado? Este também pode ser um problema se quiser fazer em casa de festa - nem sempre o horario bom pro bebe está disponivel. Outro porém de se fazer fora de casa é que as festas têm horario para iniciar e terminar. Leve também isto em consideração ao escolher o local.

- tudo ok? vamos ao tema - há temas da moda, temas que nunca saem de moda. Se você é doida pela Hello Kitty ou MInie, não quer dizer que sua filha também o é!!!! A mesa do bolo vai ditar o tema da festa. Não tente agradar a todos - mesa do cocoricó, enfeites dos backardigans (é assim que se escreve?), lembrancinha da turma da monica. Opte por um só, e seja feliz na sua escolha. Há opções para todos os gostos e bolsos, se tiver na dúvida entre 2 temas, deixe um para o ano que vem!

- cardapio - intimamente ligado ao horario. Vai ser de manhã? que tal um farto café da manhã, quase um brunch? Vai ser no meio da tarde? Não se esqueça que há coisas que jamais, nunca, em tempo algum podem faltar em uma festa infantil, uma delas é o brigadeiro. Sem ele, parece que se foi para uma festa qualquer. Faça um agrado aos seus convidados, e sirva os docinhos à mesa, não só na mesa do bolo. Muitas vezes o avanço é tao grande, que sua tia-avó que está doidinha para comer um casadinho não vai sentir nem o cheiro. Assim, voce agrada as crianças avançadoras e os adultos comportados. Outras coisas que são tipicas de festas infantis - cachorro quente, pipoca....
Se o aniversario for em junho, e voce optar por uma festa junina, um cardapio típico agrada a todas, e está em consonancia com o tema. Sucesso garantido!

- convite - muitas casas de festa disponibilizam o convite já no pacote. Se quiser personalizar, não precisa gastar os tubos de $$$. Sim, o convite é o primeiro contato que seu convidado vai ter com a festa, mas não é também para voce exagerar! Hà opções baratas e fáceis de serem feitas. Caso opte por festa em buffet, é algo que voce mesma pode fazer, e dar um diferencial na festa. Se não, use o que eles disponibilizam mesmo! Vou ver se faço um post especial com convites que a gente mesma possa fazer.

- DECORAÇÃO - prepare-se para morrer numa grana!!! a menos que queira fazer, encher os baloes na boca e ganhar novos labios no estilo Angelina Jolie. No youtube, se voce colocar - BALAO JARDIM - aparecem uns PAPs, não é tao dificil, mas é bom ter disponibilidade de tempo e paciencia para executar. O youtube tem quase tudo em matéria de balões, veja se compensa fazer ou encomendar. Outra coisa sao os centros de mesa, que voce pode fazer ou encomendar. No youtube também tem muita coisa, é só assistir, se divertir, e ter inspirações!

- A FESTA EM SI - se fizer em um buffet, os brinquedos já estao incluidos, se for em casa, voce ainda tem que encomendar. Veja se são novos, se no aluguel estao incluidos os monitores, se são habilitados para a tarefa, e quanto tempo ficarão ali. Uma boa festa é regada a boa música! Sim, música infantil no caso. Veja as que seu filho gosta, relembre sua infancia também, separe cantigas de roda, e não se preocupe se depois de 200 músicas tocadas, elas começarem a tocar de novo. Quem vai filmar? quem vai fotografar? NAÕ É VOCÊ!!!! ou bem voce dá atenção aos seus convivas, ou bem voce registra a festa. Terceirize. Ou um parente habilidoso que não vai te dar o cano nem deixar as fotos tremidas, ou entao contrate mesmo. Vai ter lembrancinha? opte por algo barato e de facil manuseio pelos convivas importantes - as crianças. Pense em algo que vá realmente ser usado, nada de dar coisas que virarao tralhas. Crianças gostam de brincar, um pega-varetas, um caderninho para pintura, com lapis de cor, dominó, veja algo que as crianças usem. Particularmente, não gosto daqueles saquinhos que estao cheios de doce, acho doce demais para um adulto, que dirá para uma criança.

No mais, pouco importa se vai ser em buffet, em casa, se vai ser apenas um bolinho. Festejar o aniversário do filho é muito importante, é agradecer por mais um ano de vida, ou pelo primeiro ano vivido. E que venham tantos outros!







Um comentário:

  1. Olá!!
    Achei por acaso o seu blog e me identifiquei. Até porque sou mãe de primeira viagem e estou programando o primeiro nyver da filhota. Adorei as dicas e sempre estarei por aqui agora.
    Abraços e td de bom.

    ResponderExcluir