terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como reduzir o inchaço na gravidez

Como reduzir o inchaço na gravidez

Algumas medidas simples, como colocar as pernas para cima, aumentar o consumo de líquidos e frutas, ajudam a amenizar a retenção de líquidos, especialmente nos dias quentes


Shutterstock

O inchaço durante a gravidez, principalmente nos membros inferiores, é muito comum. Normalmente, tudo começa com uma sensação de peso nas pernas. Depois, as sandálias ficam apertadas ou simplesmente não servem mais. Até os anéis e as pulseiras não entram nos dedos e braços. Isso acontece porque, durante a gravidez, existe um aumento na quantidade de sangue e líquidos no organismo em geral. O sistema circulatório sofre uma alteração e, quando não dá conta, gera o problema. O crescimento do útero, que acompanha o desenvolvimento do bebê e comprime os vasos da região pélvica, também prejudica a circulação. A dificuldade é que, no verão, todo esse processo tende a ficar mais lento ainda e aumenta o inchaço. Para evitar o problema, a grávida deve praticar atividade física regular em locais e horários mais frescos do dia, não ganhar peso exessivamente, aumentar a ingestão de proteínas na dieta e hidratar-se.

Segundo o médico e fitoterapeuta Alex Botsaris, certas frutas têm ação diurética e aliviam a retenção de líquidos.“Recomenda-se, ainda, beber muita água [de 2 a 3 litros por dia], diminuir o sal na comida, evitar o calor e elevar as pernas por 15 minutos três vezes ao dia”, completa Botsaris. Uma maneira gostosa de garantir a ingestão das frutas diuréticas, como melancia, melão, abacaxi e carambola, é preparar uma salada de frutas bem refrescante usando um pouco de todas elas. A laranja pode ser espremida para formar a calda da salada. No verão, não tem sobremesa melhor.


Divulgação
Escalda-pés contra o inchaço

A podóloga Tatiany Kermesse dá uma receita simples de escalda-pés: esquente água suficiente para encher uma bacia, coloque duas tampinhas de álcool e um punhado de sal grosso. Depois do escalda-pés, uma hidratação profunda também vai bem. Passe um creme específico para a área (menos entre os dedos) e coloque uma meia de algodão por meia hora. O resultado é um pé macio e cheiroso. Para quem quiser um cuidado completo, esfoliantes e desodorantes também são uma boa dica. Siga em frente!

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI909-10566,00-COMO+REDUZIR+O+INCHACO+NA+GRAVIDEZ.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário