terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Caminhadas durante o terceiro trimestre da gestação

Caminhadas durante o terceiro trimestre da gestação

Exercícios físicos ajudam a grávida a manter a forma, mas é preciso regular a intensidade


Suzana Dias


Fernando Martinho
Não deixe os exercícios de lado no terceiro trimestre. Mas leve em conta se você se encaixa na categoria iniciante, que não costuma se exercitar, na intermediária, que pratica alguma atividade física com regularidade, ou na avançada (é praticamente uma atleta). Confira as indicações para cada um dos perfis durante o 3º trimestre.

Iniciante
Você está na última fase da gestação. Força de vontade: é hora de melhorar seu condicionamento.
Caminhe três vezes na semana, 30 minutos sem parar, espaçando os dias. Porém, não exagere no ritmo: nada de ficar de língua de fora! Reserve os dias livres para se dedicar aos últimos preparativos para a chegada do bebê, o que também irá exigir de você fisicamente.

Intermediária
Sua barriga cresceu e, por mais que você se sinta bem e seu médico lhe dê nota 10, é hora de diminuir a intensidade dos exercícios. Modere. Caminhe, sim, três vezes por semana, mas consciente da sua situação. Que tal entre 20 a 35 minutos? Se você estiver com mais pique, poderá chegar aos 30 ou 40 minutos, desde que se observe e tome cuidado para não exagerar.

Avançada
Aqui, sim, você vai diminuir o ritmo. Experimente descansar um pouquinho durante as caminhadas. Faça isso sem parar totalmente, diminuindo a velocidade. Sua barriga deve estar pedindo calma. Caminhe de 35 a 45 minutos, medindo a freqüência cardíaca e mantendo a respiração tranqüila. É hora de descansar e começar a planejar a sua volta à atividade física após o parto.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI920-10553,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário