terça-feira, 28 de julho de 2009

mais sobre a 12 semana

Você está grávida de 12 semanas completas, ou seja, está na 13a semana (e quase no quarto mês).

Como seu bebê está crescendo

O rosto do bebê está mudando. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, estão mais juntos um do outro, e as orelhas estão praticamente na posição definitiva. Nesta fase, os tecidos e os órgãos que já se formaram crescem e amadurecem rápido. O intestino, que antes era só uma área inchada do cordão umbilical, começa a entrar na cavidade abdominal. Leia mais informações sobre o desenvolvimento do bebê esta semana.

Como fica sua vida



Seu enjôo deve estar melhorando, e logo você terá mais energia no dia-a-dia. Também deve estar mais aliviada porque o risco de aborto espontâneo agora diminui drasticamente. Talvez seja difícil de acreditar, se você ainda tem náuseas o tempo todo, mas logo seu apetite vai voltar. Prefira comer carnes bem passadas para reduzir os riscos de toxoplasmose.

Seus dentes e gengivas ficam mais sensíveis e sujeitos a problemas durante a gravidez, por isso o ideal é marcar uma consulta no dentista -- embora ele provavelmente vá evitar que você seja submetida a um raio-X (se ele for necessário, você vai usar um avental de chumbo).

Você também deve ter notado que sua gengiva sangra maisquando você escova os dentes ou passa o fio dental, mas isso é normal. Uma alternativa é usar escovas de dentes bem macias.

É um bom momento para pensar no seu visual. Pense em comprar algumas peças básicas de roupa especial para grávidas, que dure a gestação toda. Amigas e parentes costumam emprestar roupas de gestante umas às outras, já que elas são usadas por pouco tempo. Não tenha vergonha de pedir. Você também entrará no círculo depois, emprestando as peças que eventualmente comprar.

Para pensar

Não se preocupe se a ultra-sonografia revelar que sua placenta está baixa -- em 90 por cento dos casos ela muda de lugar até a 28a semana.

As estrias podem aparecer já nesta fase, principalmente nos seios -- usar um sutiã com boa sustentação pode ajudar a preveni-las, ou pelo menos reduzir os danos. Manter a pele hidratada é sempre bom.

Você tem sangue fator Rh negativo? Saiba o que isso significa para você e seu beb

2 comentários:

  1. Oi, eu tb estou fazendo na Verhum, c/ a dra Caren. Vc conseguiu na primeira tentativa?
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, nao participei dessa palestra, nao. Só falei c/ as enfermeiras. A minha captaçao vai ser na terça agora, e a transferencia deve ser entre o dia 6 e 8. Q legal q a sua deu certo na primeira, eu estou preparando a minha cabeça p/ tentar de novo se nao der certo.
    abraço!

    ResponderExcluir