segunda-feira, 27 de julho de 2009

GRAVIDEZ E GRIPE SUINA

Gravidez e gripe suína: o que as grávidas precisam saber

Saiba qual é a prevenção e o tratamento da gripe tipo A em gestantes


Ana Paula Pontes e Marcela Farrás


Shutterstock

Você está grávida e preocupada com a gripe H1N1? Não é preciso se apavorar. Adotar alguns cuidados especiais durante essa época de alerta geral garante proteção para você e seu bebê. O ministro da saúde José Gomes Temporão recomenda que gestantes devem evitar locais fechados e grandes aglomerações. “Esses ambientes podem permitir a circulação do vírus e aumentar a probabilidade de contaminação”.

Segundo Soubhi Kahalle, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz (SP), na gestação, há outros vírus mais graves que o influenza A (H1N1), como o citomegalovírus. O ideal é que você não seja infectada por nenhum deles principalmente no primeiro trimestre, quando está acontecendo a divisão celular fetal.

Para ficar longe do vírus tipo A...
...mantenha as mãos sempre limpas (lavando-as com água e sabão).
...evite ficar em aglomerações e locais fechados, como cinemas e teatros.
...não fique próximo de pessoas com gripe e mantenha o ambiente em que estiver sempre arejado.
... comporte-se naturalmente caso seu filho esteja gripado, e não seja pelo influenza A(H1N1), evitando apenas ficar muito próxima dele.
...tenha bom senso se a criança estiver com a nova gripe confirmada. “Deixar o filho um tempo na casa da avó, porque a mãe está grávida, pode ser uma opção, mas só se a criança quiser. Ela pode se sentir rejeitada”, afirma Kahalle.

Os sintomas apareceram... O que fazer?
Se você apresentar sintomas como febre, falta de ar, tosse e dor de garganta ou nas articulações, procure o seu médico e não se automedique. “Com a persistência dos sintomas, o médico vai encaminhar a gestante para um dos hospitais de referência onde será feito o tratamento correto”, explica a infectologista da Unifesp Nancy Bellei.

Como ainda não há pesquisas a respeito deste vírus, não se sabe o seu efeito sobre o bebê no útero. “Naturalmente, quando a gestante é infectada por algum vírus, ele passa para o bebê, mas na maioria das vezes nada acontece. Porém, é muito cedo para afirmações”, diz Soubhi Kahalle.

No caso de sintomas graves de gripe, a indicação do Ministério da Saúde é a utilização dos antivirais, inclusive em grávidas. Ao chegar no hospital, caso faça parte dos casos potencialmente avançados, a gestante começa a tomar os medicamentos. Apesar da indicação do Ministério da Saúde, ainda não há estudos sobre o efeito dos antivirais sobre o feto. “Em todos os estágios da gravidez, a gestante deve tomar antivirais apenas se mostrar sinais graves e perspectiva de piora”, completa Nancy Bellei.

Para reafirmar o poder dos antivirais contra a gripe H1N1, a revista Nature divulgou no dia 13 de julho um estudo que indica estes medicamentos como a única forma efetiva no tratamento inicial da influenza A. Remédios como Tamiflu e Relenza (distribuídos apenas pelo Ministério da Saúde) atuam impedindo que o vírus saia das células em que se instalou e vá para as sadias, o que impede progressos e reduz a infecção já estabelecida. Porém, estes medicamentos devem ser utilizados até 48 horas após o contágio. Depois deste período, os antivirais perdem a capacidade de funcionar adequadamente no organismo.


http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI79121-10571,00-GRAVIDEZ+E+GRIPE+SUINA+O+QUE+AS+GRAVIDAS+PRECISAM+SABER.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário