segunda-feira, 13 de junho de 2011

iluminação...

Projeto luminotécnico eficiente deve priorizar aproveitamento máximo da luz natural nos ambientes

Fotos: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo filmes
As lâmpadas devem ser específicas para cada local e ter eficiência

07/10/2009 - Com a evolução tecnológica da indústria, o mercado brasileiro oferece inúmeros produtos para o desenvolvimento e a execução de projetos luminotécnicos sofisticados que, além de proporcionarem um efeito cênico fantástico aos ambientes, favorecem que seu uso seja otimizado. "A iluminação é uma das áreas que mais evoluem atualmente e, com isso, já podemos encontrar produtos para todos os bolsos e gostos. Temos uma boa variedade de lâmpadas e as peças também têm uma diversidade muito grande de design", afirma a arquiteta Renata Basques.

Mas, para que a iluminação de um espaço alcance os resultados esperados, tanto em beleza quanto em funcionalidade, é preciso priorizar o aproveitamento máximo da luz natural nos ambientes. "O bom aproveitamento da luz natural é um dos elementos que fazem com que uma construção seja considerada sustentável", observa a designer de interiores Valéria Alves, ao lembrar que um ambiente bem servido pela luz do sol demanda menor ou nenhum consumo de energia elétrica durante o dia para a iluminação.

Por isso, a atenção à iluminação dos ambientes deve estar presente já no desenvolvimento do projeto arquitetônico do imóvel. "Tudo começa na implantação da casa ou prédio no terreno. Ele deve estar posicionado de maneira que seja bem servido pela luz e pela ventilação naturais", ensina a arquiteta Sônia Maria Santos Mendes, especialista em light design, para quem um bom projeto é capaz até de favorecer de forma semelhante, no que diz respeito à iluminação, todas as unidades de um prédio, embora reconheça o grau de dificuldade da tarefa, devido à posição diferente ocupada por elas dentro do empreendimento.

"É no projeto que se consegue posicionar, da melhor forma possível, a construção no terreno, mesmo que seja um edifício de apartamentos. Somente em casos muito especiais, uma ou outra unidade fica prejudicada, mas aí temos outros recursos para fazer com que a iluminação seja eficiente, como uma boa complementação com a iluminação artificial, mas de baixo consumo, usando lâmpadas frias, por exemplo", argumenta.

Aberturas no telhado, coberturas de vidro e janelas mais amplas são outros recursos que garantem um melhor aproveitamento da luz do sol e da ventilação natural e quando especificados em projeto e executados nas obras de construção do imóvel podem minimizar os investimentos na complementação da iluminação com luzes artificiais. "Sem contar que artifícios como aberturas maiores para as janelas promovem a integração dos ambientes internos com a área externa, o que sabemos ser importante não só para o conforto visual, mas para a saúde dos usuários desses espaços", assinala Valéria.

Para evitar retrabalho e desperdício na obra, o projeto luminotécnico do imóvel – que vai definir como e onde precisa ser feita a complementação da iluminação por luz artificial – deve ser desenvolvido antes do elétrico, recomenda Sônia. Ela explica que a medida evita eventuais quebradeiras, antes mesmo de a obra estar concluída, para corrigir problemas como a falta de tomadas e pontos elétricos demandados pela iluminação.

http://noticias.lugarcerto.com.br/imoveis_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=32466&id_sessoes=201/template_interna_noticias.shtml

domingo, 12 de junho de 2011

dois em um - decorando a gente se entende....

Dois em um


Redação - Lugar Certo


Praticidade é a principal vantagem de se optar por um sofá-cama, principalmente para quem a falta de espaço é um problema

De dia, sala ou escritório. À noite, quarto. Que outro móvel, além do sofá-cama, poderia tornar a transformação possível? Em poucos segundos, um ambiente novo, pronto para acomodar um hóspede ou proporcionar mais conforto ao morador. Sobretudo para quem tem pouco espaço. Curinga da decoração, o sofá-cama hoje é bonito e moderno, com modelos variados, que fazem as vezes do sofá da sala de estar.

“O maior motivo de procura por esse móvel é acomodar convidados com conforto. Mas, para quem mora em um lugar muito pequeno, pode servir como a própria cama. E, além disso, é uma peça bonita”, afirma a arquiteta Ingrid Fenselau. “A versatilidade é, sem dúvida, a grande vantagem do sofá-cama. Com ele é possível ter vários ambientes em um só”, acrescenta o arquiteto André Martins.





Sala de estar
A cor do sofá cria uma harmonia com o resto dos móveis e objetos do ambiente de André Martins. Quando aberto, ripas de madeira sustentam o móvel, que pode ser sofá, chaise longue (ideal para assistir à TV) ou cama.

Sala íntima
O sofá de algodão estampado dá vida ao ambiente. A cama tem estrutura interna independente, o que não estraga as almofadas do móvel. As engrenagens em ferro tornam rápido o ato de abrir ou fechar a cama. O projeto é de André Martins..




Escritório
O ambiente de trabalho se transforma em local para dormir ou descansar. Com estrutura em aço, o sofá-cama da Ligne Roset tem sistema interno de ripas de madeira e a sensação é de estar em uma cama normal. A cor combina com os tons da parede e com as obras-de-arte do projeto da arquiteta Ingrid Fenselau.

sábado, 11 de junho de 2011

Prepare sua mesa para uma situação especial

Assunto este que muito me atrai!!! Seguem algumas dicas que venho garimpando na internet, devido à pouca grana para comprar revistas sobre o assunto.

Prepare sua mesa para uma situação especial

Romantismo, requinte, versatilidade e descontração. Com um pouco de criatividade você pode mudar a cara do ambiente, mostrando o que quer passar no momento. Uma boa sugestão é investir na decoração das mesas. Se a imaginação e o senso de humor permitirem, vale até fazer um confronto entre os times de futebol do presidente Lula e de seu antecessor Fernando Henrique Cardoso.

Cada situação tem suas exigências: um jantar com os amigos precisa de mais organização, se a festa é de criança, a decoração vai ser mais colorida e infantil, mas, se a intenção é preparar um jantarzinho para o marido ou namorado, o ambiente precisa de mais romantismo. Nessa hora vale tudo: meia-luz, as melhores taças da casa, almofadas e um bom vinho.

Deixe as mesas de madeira e de vidro de lado e invista mais nos objetos que podem valorizar o local como lustres, tapetes, vasos de plantas, taças, pratos e até almofadas

Dicas simples para enfeitar a mesa

Xícaras, pires e pratos de porcelanas ficam ainda mais bonitos quando são pintados à mão. Você tem duas opções: comprar o jogo pronto ou personalizar você mesma as peças. Há vários cursos que ensinam a técnica, mas você também pode aprender sozinha. Compre tinta especial para porcelana, pincéis e mãos na massa.

  • Se o jantar é romântico, coloque velas na mesa e em todos os cantos do ambiente. Vale também apostar nas cortinas. Na falta de uma, coloque telas de voil na sua cor preferida na janela.
  • Ainda para as adeptas aos jantares a dois: se a refeição é leve, sirva a comida na mesinha de centro. Para dar um clima ao ambiente, forre o chão com tecidos gostosos de tocar como a seda e espalhe muitas almofadas em volta.
  • Se a ocasião pede descontração, vale prender bexigas e até mesmo papéis coloridos no teto.
  • Se você é brincalhona, surpreenda seus amigos com uma decoração infantil.
  • Cansou das cadeiras? Troque o estofado delas.

  • Em vez daqueles tradicionais guardanapos brancos, que tal comprar um pacote colorido? É barato, qualquer supermercado vende e o resultado chama a atenção.
  • Procure na sua casa cestas de palha, vasos, bandejas e travessas para fazer arranjos com frutas, verduras, legumes e flores.
  • Pense nas cores dos alimentos e tente valorizar o efeito visual combinando-as com a decoração.
  • Espelhos ampliam o espaço. Que tal colocar um à frente da mesa de jantar?
  • Atenção nos lustres! Sua mesa deve combinar com ele. Ou seja: não adianta colocar uma mesa de metal e um lustre barroco no meio da sala.
  • Foto: Reinaldo Marques/ Terra Foto: Reinaldo Marques/ Terra

    Foto: Alexandre Tahira/ Terra

    fonte: http://www.terra.com.br/mulher/artigos/2003/05/21/001.htm

  •