domingo, 19 de maio de 2013

E sobre Angelina Jolie, e o texto macabro publicado no r7

Sr. Andre Forastieri,
(se não sabe do que se trata, clique aqui)
imagino que o senhor visite o urologista regularmente. Faça o exame de psa. E também que já tenha realizado o exame urologico. Caso seu psa desse altissimo, e realizada biopsia, suas amostras fossem compativeis com carcinoma, imagino eu que não pensaria duas vezes antes de se submeter a cirurgia para retirada da prostata.

Não sei se o senhor sabe o que representa os seios para uma mulher. A gente fica morrendo de inveja quando as amiguinhas da escola já tem. Quando a gente começa a ter, fica morrendo de vergonha. A compra do primeiro soutien, como bem frisou a publicidade, é sim um evento. Mas embora eu tenha usado MORRENDO duas vezes, ninguém quer morrer pela mama. Ah, para a maioria dos homens, serve apenas de objeto da libido.  Para a mulher é sinal da femilidade, da fertilidade. Pelas mamas que grande parte da população mundial é alimentada nos primeiros meses de vida. Sim, sofremos. Ser mulher não é fácil. Durante a gravidez, descobrimos que o órgão de aleitamento materno começa a se preparar para fabricar o melhor alimento que o ser humano pode ter no inicio da vida. Afinal, para isto que este dois pares de peitos estão aqui na frente, nao é mesmo? As primeiras mamadas fazem você pensar seriamente - cadê aquela cena linda da criança mamando docilmente? DOI. Doi muito. Mas a medicina diz que além de tudo, além de todos os beneficios para o filho, amamentar reduz as chances de cancer de mama. E você tá lá, cumprindo sua função social. Seu primeiro soutien ficou lá atras, e voce tem que usar modelos toscos, com abertura frontal, mas que cumpre o seu papel.

Acontece que embora os seios de uma mulher passem por tudo isto, ali também pode nascer uma doença devastadora. O senhor já acompanhou alguém com cancer de mama? sugiro que faça uma visita a mulheres que tiveram as mamas arrancadas. A devastação psicológica é enorme. Muitas passam por depressão. Sim, não basta ter cancer, tem que ficar com depressão também. Mas acredito que o senhor vai se surpreeder. Passado o choque, você verá muitas delas buscando e levando seus filhos na escola. Sem cabelo, com lenço, com peruca, mas com batom e um sorriso nos labios.  Sim, homem resfriado tá a beira da morte. Mulher com cancer tá vivendo.

Eu não sei se o senhor sabe, mas não existe PODE SER CANCER para a medicina. OU é cancer, ou não é. Exames anuais apenas vao dizer se voce já tem ou não tem. Ao contrário dos homens, nós mulheres nos cuidamos. E muito. A ponto de passarmos todo ano por uma maquina de mamografia apenas para ver se está tudo bem com as mamas. A máquina apenas vai dar um sinal amarelo. Daí a mulher vai para biopsia. DA biopsia, ela vai pra um oncologista. E de lá para a mesa de cirurgia. Nós mulheres nos cuidamos tanto que nossa expectativa de vida, mesmo com tudo isso, ainda é superior ao dos homens. Sinal que estamos fazendo a coisa certa.

Agora, imaginemos o seguinte: - Dona Carolina, 37 anos, moradora da periferia, tem 6 filhos. Viu a mae morrer de cancer. FAz o teste genetico para saber se tem a mutação. E tem. O SUS lhe dá a possibilidade de retirar as duas mamas, e suas chances de ter o cancer caem para 5%, mas se mantiver as mamas tem 87% de chance de ter. O que aconteceria? Campanha na internet, a mulher é uma heroina, não vamos deixar sofrer, 87% é muito, bla bla bla. No final era capaz de algum figurão da medicina se habilitar para fazer tudo de graça. Qual a diferença da Dona Carolina pra Dona Angelina?

Quando o senhor disse - Tirar as duas mamas saudáveis é loucura varrida. - eu deveria ter parado a leitura ali. Um homem jamais vai entender o que é isto. E nem o amor de uma mãe ao fazer isto para estar viva para os seus filhos.


domingo, 12 de maio de 2013

Ah o dia das maes

tudo lindo...
tudo maravilhoso....
mas jamais entederei porque alguns filhos conseguem desprezar a mae na velhice. Sim, tem manias. Sim, tá trololó. Mas goste ou nao, é sua mae!!!
Hoje to passada com o que vi.
sem mais.