domingo, 19 de maio de 2013

E sobre Angelina Jolie, e o texto macabro publicado no r7

Sr. Andre Forastieri,
(se não sabe do que se trata, clique aqui)
imagino que o senhor visite o urologista regularmente. Faça o exame de psa. E também que já tenha realizado o exame urologico. Caso seu psa desse altissimo, e realizada biopsia, suas amostras fossem compativeis com carcinoma, imagino eu que não pensaria duas vezes antes de se submeter a cirurgia para retirada da prostata.

Não sei se o senhor sabe o que representa os seios para uma mulher. A gente fica morrendo de inveja quando as amiguinhas da escola já tem. Quando a gente começa a ter, fica morrendo de vergonha. A compra do primeiro soutien, como bem frisou a publicidade, é sim um evento. Mas embora eu tenha usado MORRENDO duas vezes, ninguém quer morrer pela mama. Ah, para a maioria dos homens, serve apenas de objeto da libido.  Para a mulher é sinal da femilidade, da fertilidade. Pelas mamas que grande parte da população mundial é alimentada nos primeiros meses de vida. Sim, sofremos. Ser mulher não é fácil. Durante a gravidez, descobrimos que o órgão de aleitamento materno começa a se preparar para fabricar o melhor alimento que o ser humano pode ter no inicio da vida. Afinal, para isto que este dois pares de peitos estão aqui na frente, nao é mesmo? As primeiras mamadas fazem você pensar seriamente - cadê aquela cena linda da criança mamando docilmente? DOI. Doi muito. Mas a medicina diz que além de tudo, além de todos os beneficios para o filho, amamentar reduz as chances de cancer de mama. E você tá lá, cumprindo sua função social. Seu primeiro soutien ficou lá atras, e voce tem que usar modelos toscos, com abertura frontal, mas que cumpre o seu papel.

Acontece que embora os seios de uma mulher passem por tudo isto, ali também pode nascer uma doença devastadora. O senhor já acompanhou alguém com cancer de mama? sugiro que faça uma visita a mulheres que tiveram as mamas arrancadas. A devastação psicológica é enorme. Muitas passam por depressão. Sim, não basta ter cancer, tem que ficar com depressão também. Mas acredito que o senhor vai se surpreeder. Passado o choque, você verá muitas delas buscando e levando seus filhos na escola. Sem cabelo, com lenço, com peruca, mas com batom e um sorriso nos labios.  Sim, homem resfriado tá a beira da morte. Mulher com cancer tá vivendo.

Eu não sei se o senhor sabe, mas não existe PODE SER CANCER para a medicina. OU é cancer, ou não é. Exames anuais apenas vao dizer se voce já tem ou não tem. Ao contrário dos homens, nós mulheres nos cuidamos. E muito. A ponto de passarmos todo ano por uma maquina de mamografia apenas para ver se está tudo bem com as mamas. A máquina apenas vai dar um sinal amarelo. Daí a mulher vai para biopsia. DA biopsia, ela vai pra um oncologista. E de lá para a mesa de cirurgia. Nós mulheres nos cuidamos tanto que nossa expectativa de vida, mesmo com tudo isso, ainda é superior ao dos homens. Sinal que estamos fazendo a coisa certa.

Agora, imaginemos o seguinte: - Dona Carolina, 37 anos, moradora da periferia, tem 6 filhos. Viu a mae morrer de cancer. FAz o teste genetico para saber se tem a mutação. E tem. O SUS lhe dá a possibilidade de retirar as duas mamas, e suas chances de ter o cancer caem para 5%, mas se mantiver as mamas tem 87% de chance de ter. O que aconteceria? Campanha na internet, a mulher é uma heroina, não vamos deixar sofrer, 87% é muito, bla bla bla. No final era capaz de algum figurão da medicina se habilitar para fazer tudo de graça. Qual a diferença da Dona Carolina pra Dona Angelina?

Quando o senhor disse - Tirar as duas mamas saudáveis é loucura varrida. - eu deveria ter parado a leitura ali. Um homem jamais vai entender o que é isto. E nem o amor de uma mãe ao fazer isto para estar viva para os seus filhos.


Um comentário:

  1. How to watch my old videos on YouTube? - Videodl.cc
    When you want to watch my old videos on Youtube you need to click on this button. To activate the feature on your YouTube account you need youtube mp4 to

    ResponderExcluir