domingo, 27 de fevereiro de 2011

FESTEJAR É PRECISO!!!!


Sim, sou festeira, qualquer eventinho pra mim ja é motivo para enfeitar a casa, com cores, temas....

já fizemos um almoço espanhol, com as cores da renault, para assistirmos a final da f1 de 2006.

já foi jantar mexicano, porque uma amiga adora comida mexicana....
enfim, motivos é que nao faltam para fazer uma festinha.

Com o nascimento da filhota, acabamos não recebendo tantos amigos quanto estávamos acostumados, daí acho que descontei na comemoração do primeiro aninho dela.

sim, já passaram 365 dias (e quando escrevo este post, mais uns 40) do nascimento da minha filhota. O primeiro ano de um filho é mágico, você ainda tem um bebê, mas ele já não é mais aquele ser tão indefeso de 300 dias atras.

No berçario em que ela frequentava, fizemos uma festinha. O tema - CUPCAKE!!!! Como fariamos a festa oficial de um ano em buffet, achei melhor fazer esta festa mais - feita em casa.

o convite - peguei alguns modelos na internet, e
fiz em casa. Foi um cupcake
este nao é o modelo final, foi a primeira parte do convite.


Lembrancinha - a intenção era - dar uma sacola de TNT escrito - ROUPA SUJA para cada criança. mas acabou que decidi fazer a festa de ultima hora, e não tenho tantos dotes costureiros assim (a bem da verdade, mal sei pregar um botão!!!!) . Como o tema era cupcake, fui atras de algo relacionado. Pensei em body com cupcake na frente, achei na Renner, mas a quantidade de crianças x o valor da lembrancinha, encarecia muito. Não, nao é mão de vaqueza, mas estamos reformando o apartamento, e infelizmente não dava.
solução - fui atras dos docinhos feitos de toalha. Voce já deve ter visto em alguns lugares e, acredite, é FACIL demais de fazer. Há varios pap na internet, a maioria em ingles, as imagens são auto-explicativas. O que utilizei foi este aqui - o primeiro não ficou bom, mas a vantagem é que é só desfazer e iniciar de novo.
comprei caixa para cupcake, agradeci a cada criança com uma tag - ADOREI BRINCAR COM VOCÊ - e aqui está o resultado final:
fofo, não????

Nao tivemos bolo, mas cupcakes. A receita é facil, foi a mais facil e saborosa que achei, você pode pegar neste site. Não deixe de colocar o bicarbonato, senão não dá certo. Não coloquei a essencia de baunilha, e ainda assim ficou muito bom.

os cupcakes foram decorados com pasta americana, feitas pela minha querida amiga Bethania (a mesma do bolo do chá). O resultado final ficou ótimo!!!!

bolo ainda em casa....na forma para ser transportado com segurança
Percebi que naõ tenho a foto da festinha no berçario!!!!

Mas a mensagem final é - não é preciso gastar muito para ter uma festa bacana. Ficou tudo muito diferente do convencional. Coloque balões (as crianças amam, independente da idade), comida saborosa, uma vela, e cante os parabéns!!!!






segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COLÉGIO PERIODO INTEGRAL – UMA NOVA TENDENCIA PARA AS FAMILIAS ?


Quem tem empregada doméstica, boa, de qualidade, de confiança....coloque as mãos para os céus. O serviço doméstico deu uma debandada nos últimos anos, em parte pela qualificação da mão de obra, seja pelo acesso ao ensino, muitas das que eram domesticas hoje migraram para o serviço terceirizado de limpeza em empresas, ou para o comércio. As que estão no mercado, por enquanto, não são qualificadas, querem receber 2 salários mínimos, mas fazem o trivial na cozinha. A limpeza é sofrível. Sem contar que com as histórias recentes de babás agredindo crianças, poucos pais têm contratado o serviço de babá.

Em contato com algumas agencias, quando eu procurava empregada doméstica e babá, me foi informado que – empregada doméstica ainda sabe fazer alguma coisa. Babá, infelizmente, tem sido aquela pessoa que não faz nem o serviço doméstico. Daí decide, de uma hora para outra, cuidar de criança. Sem ter qualquer experiência, muitas agencias ainda oferecem o serviço de treinamento (a ser pago por você). As boas agencias são sinceras (como as 2 que procurei) e falaram que estão tendo MUITO problema com babá, que estão pensando em parar com este tipo de serviço. Elas oferecem, mas também deixam os contratantes cientes do risco.

E com quem deixar as crianças? Conversando com várias amigas, descobri quem está cobrindo esta carência – a escola período integral. Existente na maioria dos países da Europa, onde empregada doméstica parece que nunca existiu, a maioria dos grandes colégios tem oferecido o serviço. Você deixa seu filho numa escola enquanto trabalha.

É bom lembrar, sempre, que educação quem dá é pai e mãe. Querer que a escola transmita os seus valores, terceirizar a educação, não rola. Você deve estar presente na vida do seu filho, embora a distancia. Como? Reunião, reclamação, agenda, dever de casa (possivelmente ele não levará, mas não custa nada perguntar), e aproveitar os períodos que estiver com ele ao máximo. Já viram aquela cena de a criança em casa, tentando mostrar um desenho, e os pais vidrados na televisão? Televisão é ótimo, mas melhor ainda é ver a obra de arte feito pelo seu pequeno artista.

Infelizmente (ou felizmente!!!!) estamos evoluindo para um mundo sem empregadas. Ok, nos Estados Unidos também não existe, mas lá também não tem licença maternidade, e a maioria das mulheres não retorna ao mercado de trabalho após terem filhos. Aqui, a situação é bem diferente. Poucas tem esta chance. Soluções vão surgindo aos poucos – maquina de lavar louça (você coloca toda a louça ali, e não perde tempo em frente a pia), escolas integrais para os filhos.

Ainda bem que ainda não nos tiraram o bom e velho final de semana!!!!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

escolhendo a creche

toda mãe é super protetora. está no DNA materno. Ninguém é doido de mexer no filho da leoa. Ninguém, em sã consciencia, olha a mamae rinoceronte e vai brincar com o filhote. Mas ambas sao maes em periodo integral.

Infelizmente, aquelas loucas que queimaram o soutien nos deixaram um legado - trabalhar fora. Poucas sao as mulheres que tem a oportunidade de estarem presente 100% na infancia dos filhos. Se você é assim, sinta-se honrada!!!

Mas, pra voce, que tem que trabalhar....a quem delegar o seu maior tesouro? casa da vovó?creche?babá??

e como escolher a creche?


vamos lá?
- visite o berçario. Veja se está tudo ok. Preferencialmente, nao marque hora, para que a escola não seja maquiada.

- indicação de amigas. suas amigas com certeza já passaram por isso, entao, aproveite a experiencia alheia.

- perto de casa ou perto do trabalho? particularmente, achei melhro perto do trabalho.se tiver problema, estarei por perto. aproveite o tempo no transito para cantar, conversar...nem vai demorar tanto assim.

- Bem, quando o governo decide regulamentar algo, é bom termos em mente que aquilo é o MINIMO. Ate 2 anos, recomenda-se 1 tia para cada 6-8 crianças, com o maximo de 16 na turma. é muita gente para uma tia tomar conta....mas é o MINIMO. ate 1aninho, o ideal é 1 tia para 2 crianças.

o maior dos meus erros foi - o horario era bom para mim. Muito bom por sinal, encaixava direitinho no meu trabalho....
NAO VISITEI A CRECHE - estava em reforma
NAO TIVE INDICAÇAO -
quando fui fazer a adaptação, vi que a minha bebe era a única que não andava.Todas as outras crianças muito mais velhas (com o limite de 2 anos)....nesta faixa etaria, é muito grande a diferença.
felizmente deu tempo de mudar!!!!

a leoa delega o cuidado da cria enquanto esta no trabalho...mas ai de quem encostar na filhotinha!



vamos comemorar....

opa, seu filho completou um ano, e voce pensa - VAMOS COMEMORAR!!!
confesso que mudei e muito meu conceito quanto a festa nesta idade. achei que eles não curtiam...MAS CURTEM SIM!!!

como tudo nesta vida é adaptavel, a festa do seu filho também deve se adequar ao horario do aniversariante. Nada de festa que comece as 20h00!!! ele já tem uma rotina para que vc possa fazer a festa dentro do que é bom para voce e seu filho. Ele vai se irritar, é melhor dormir a sair com carinha de choro na hora dos parabéns.

muitos pais, eu mesma!!!, pira com as coisas...mas festa boa é festa com comida e bebida. invista nisso. Ninguem,apenas voce, vai reparar se tem 1000 ou 50.000 baloes.

se for fazer festa em buffet, onde parece que é tudo igual, de o seu diferencial - coloque centros de mesa diferentes, lembrancinhas além das que a casa de festa oferece. Faça uma mesa com doces personalizados. Diferencie sua festa das demais.

o convite é o primeiro contato que seus convidados terao com a festa. Inove!!

mas, acima de tudo...RESPEITE o aniversariante. Muitos pais se esquecem que no primeiro ano de vida ofilho ainda é um...BEBE!!! sao 12 meses que separam seu filho do nascimento, mas ele não é uma criança ...ainda é um bebe. Se nao der para fazer um festão, mantenha a calma. Bebe gosta da mamae por perto, do papai por perto, e pra ele tanto faz festa em buffet quanto um bolinho. o que ele quer mesmo é mamae sorrindo, e o papai feliz.