segunda-feira, 15 de novembro de 2010

etiqueta para visitar mamae e bebê

Nada tras mais alegria ao lar do que a chegada de uma criança! E se você for visitar o bebê de um\uma amiga que acabou de chegar, que tal não ser só uma visita, mas fazer valer a amizade?

- ligue antes de ir, pergunte o horario. Se a mãe disser - 15h00 - chegue PONTUALMENTE. Sim, bebês são mais ou menos previsiveis, e se a mãe marcou neste horario, é porque é bom para todos. Possivelmente não é horario da cólica, nao é horario de mamar, nao é horario de almoço, é um horario que a mãe elegeu como sendo o ideal. Deve ser o ideal para você. Nada de chegar 3 horas depois, e nem pedir desculpas! se não for possível chegar no horario marcado, LIGUE!!! a mãe se programou para a sua visita!

- AJUDE - mesmo que voce não tenha qualquer experiencia com crianças, que tal levar para a visita, além do tradicional presentinho para o bebê, um lanchinho para a mae? você ganhará pontos extras com a mamae, e um tijolinho na sua casinha no céu, se ainda por cima colocar a mesa e lavar os pratos. A menos que a mãe tenha empregada fixa, que faz tudo, gentileza gera gentileza, e com certeza este pequeno ato de carinho vai trazer bons frutos. Nao precisa ser um banquete - um bolinho e um refrigerante, ou um suquinho, vao fazer do papo de voces bem mais legal, além de ter uma sobrinha para o lanche da noite.

- AJUDE MAIS UM POUCO - o bebê dormiu? tem intimidade? diga para a mae ir tomar um banho que qualquer coisa voce chama. Tomar um banho é um luxo que poucas maes possuem.

- NÃO CRITIQUE - a menos que a mae esteja colocando em risco de morte o bebe - e ela dificilmente estará - não critique o modo que as coisas estao sendo feitas. Cada pessoa tem o seu jeito de fazer as coisas, e se cada pessoa que entra dá uma opinião, a mae, principalmente a de primeira viagem, vai ficar doidinha!! Se não é feito do SEU jeito, não quer dizer que esteja errado.

- AJUDE COM O QUE PUDER - se a mae tem 2 filhos, que tal dar atenção ao mais velho? já vai ajudar a mae que acaba se descobrando para conciliar o bebe e o irmão mais velho. Se voce tiver intimidade, claro, marque um dia para levar o primogenito ao cinema, ao parquinho, a uma festinha de aniversario.

- DIGA COMO ESTÁ A VIDA LÁ FORA - traga boas noticias, diga como estao todos, o trabalho, a academia, aquele mundo extra-trocador que a mae não tem mais contato. Se voce tiver um dvdzinho legal, um filminho bacana, deixe para que sua amiga veja. Uma hora vai aparecer um tempinho, e nem que dure uma semana (as vezes um filme vira mini-serie), ela vai acabar assistindo.

- SAIBA A HORA DE IR EMBORA - por mais intima que voce seja, uma hora tem que ir embora, perceba a hora certa. Nada de ficar enrolando, o bebê chorando e voce sentada no sofá, assistindo televisão porque não perde esta novela por nada deste mundo. Evite ser expulsa da casa. Visita boa é aquela que atende a finalidade, e tem prazo de duração. Nada de chegar as 9 da noite e ficar até a meia noite.

Infelizmente, há pessoas que NÃO possuem o minimo de educação na hora de visitar um bebê. Daí estes lembretes básico que vão fazer de você uma visita desejada e esperada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário