segunda-feira, 14 de junho de 2010

Organização da festa de um ano...

Nem completou 5 meses, mas já estou vendo as coisas para a festa de um ano. Quando falam que passa rapido, passa...e muito!!!!
eu sou festeira mesmo, e gosto de curtir tudo da festa, o planejamento, a organização, tudo.
vamos por partes entao?

lista de convidados - esta feita, vamos fazer uma festa pequena. Estamos de mudança no fim do ano, vamos viajar natal\reveillon, e não dá para gastar o mesmo valor do tratamento em um aniversario. Adoro festa, mas não tem porque me enforcar para ter a festa. O motivo da festa pequena é economico mesmo....

local - aí vem o impasse. Queria fazer no salao de festa do predio MAS ele ainda não foi entregue, heheheh olha lá, vamos mudar final do ano, e já to contando com o ovo no fiofo da galinha. Possivelmente, no salao do clube, que e grande, na beira do lago, tem uma vista liiiiinda, e espaço para colocar os brinquedos, coisa que no salao do predio não tem.

tema - dúvidas mil neste assunto. Continuo na dúvida entre jardim da Giulia e casa de bonecas. As imagens que achei na net sao lindas.....de boneca e também de jardim . Como podem ver, a única coisa que não tenho dúvida é que será estilo provençal. Não, nao é algo muito infantil, mas as crianças da festa não chegam a 10!!!! e pra elas terá muita coisa....já encontrei quem tenha as peças provençais BBB (pesquisa é tudo) e sao os apetrechos é que vao definir o tema.

BUFFET - enviei pedido de orçamento para 5 buffets da cidade, no aguardo.

DOCES - ainda esetou na duvida, fui numa festa que os doces eram da maria amelia, nao precisa nem dizer - PERFEITOS!!!!! Tem uma maravilhosa também, na asa norte, qeu esqueci o nome. De qualquer forma, é algo que nao preciso decidir agora agora.

E perguntam - não sai mais barato fazer em um buffet infantil??? Sinceramente, naõ sei se sai. Recebi orçamento desde 5 mil até 9700, este último SEM a parte de brinquedos incluida.

e esperar.....
bjus!

terça-feira, 8 de junho de 2010

babás...

A importância da profissional capacitada

A gestação está correndo bem, você se encontra nos últimos meses de gestação preocupada com quem poderá ajudá-la a cuidar do bebê.

Se você está se sentindo insegura ou precisa voltar a trabalhar, sugiro que contrate uma babá, uma profissional capacitada, com experiência comprovada ou que seja de sua confiança.

Muitas mães preferem contratar uma profissional que não possui muito tempo de experiência como babá, mas que é de confiança. Babás com muito tempo de experiência vêm com alguns vícios de outras residências e podem não se adequar à realidade da sua casa.

Por outro lado, profissionais sem experiência podem ser treinados e capacitados para a função de acordo com o perfil desejado pela mãe (empregadora).

Lembre-se, ao deixar o seu bebê aos cuidados de outra pessoa, tenha a certeza de que a mesma possui qualificações técnicas e competências necessárias para o cargo. Assim você poderá prevenir possíveis acidentes, surpresas desagradáveis e trabalhar fora sem preocupações.

Apresentando a babá ao bebê

Toda a mudança exige um período de adaptação, a contratação de uma nova babá pode ser difícil nos primeiros dias, vai depender de cada criança, que reage de maneiras diferentes dependendo do grau do medo que sente em relação à separação (da babá anterior) ou de estranhos.

Se contratar a profissional adequada para o cargo, com o passar do tempo o bebê vai aceitando a situação e a pessoa.

Acompanhem o serviço da babá pelos menos durante os primeiros quinze dias, aproveitando este momento para treiná-la e para perceber se a mesma possui competências importantes para exercer a função.

Seguem abaixo alguns itens importantes a serem observados na babá:

  • Possuir ética profissional;
  • Ser limpa e organizada;
  • Manter o bebê limpo e alimentado;
  • Gostar de preparar os alimentos do bebê;
  • Ter prazer em acompanhar o ritmo do bebê;
  • Ter criatividade e ser divertida. Se a babá sabe brincar com o bebê, prendendo a atenção durante a saída da mãe;
  • Conversar com o bebê de forma amorosa. O bebê aprende novos vocabulários e se sente amado;
  • Ter paciência e ser compreensiva. Não se sentir desprezada pelo bebê, quando ele chora por falta da mãe. Saber controlar a situação com atenção e carinho;
  • Acariciar o bebê. O "toque” é importante para passar segurança ao bebê;
  • Se a babá comunica para os pais o que aconteceu durante um espaço de tempo: exemplo: se o bebê caiu, se o bebê está com o intestino solto, se o bebê está sem fome e outros; e
  • Observe se o bebê gosta da babá e se sente bem perto dela.

A segurança e o carinho que a profissional pode dar ao seu bebê aumenta a auto confiança e segurança do bebê.

Caso o bebê chore quando você sair, é provável que para de chorar após alguns minutos de distração. Telefone da rua e certifique-se que o bebê está bem.

Lembre-se: para o bebê se acostumar com a babá é necessário dar um tempo para que o bebê se acostume com a profissional, possa reagir a ela e criar algum laço enquanto você ainda está no mesmo ambiente.

O Desempenho da Babá

Ao contratar uma babá, estabeleçam quais são suas atividades, faça uma descrição inicial do trabalho.

Esta descrição inicial das atividades servirá de parâmetro para vocês duas. Estabeleça horários de entrada, saída e folgas.

Se você não a contratou para cuidar das atividades da casa, não cobre que a mesma exerça. Existe uma grande diferença entre o cargo de empregada doméstica e babá. Ambos são trabalhos domésticos, e importantes para o lar, porém cada cargo possui a sua descrição de atividades.

Deixe com a babá todos os dados que pode precisar no dia-a-dia: um dinheiro trocado para comprar algo de emergência, números de telefone: do seu celular, do seu marido e dos avós.

Para que a babá se sinta satisfeita é necessário que haja harmonia na sua vida familiar, pessoal e profissional. Lembre-se ela é uma profissional, não ultrapasse o que foi combinado na admissão.

Para medir o desempenho da babá durante a sua ausência monte um diário (veja exemplo neste site - texto situado no "link” babá), com ele você poderá também controlar a rotina do seu bebê e fazer os ajustes necessários, de acordo com o seu gosto.

É comum que as mães sintam ciúme da babá, o bebê fica a maioria do tempo com ela. Quando for avaliar a sua babá, pondere este ponto.

Nos três primeiros meses, a babá deverá ser avaliada a cada 45 dias. Após este período, a babá poderá ser avaliada a cada 3 meses.

Quando achar que a conduta da babá não está de acordo com o seu ponto de vista, converse imediatamente, explicando como você gostaria que a mesma reagisse.

Nas avaliações, exponha sempre os pontos fortes e fracos, dê sugestões para melhorar as atividades.

Incentive a babá a buscar qualidade nos serviços prestados!

Selecionando a Babá

O Processo Seletivo é árduo, podendo ocorrer de duas maneiras: via agência ou via indicação.

Se dedique a essa busca, afinal esta profissional cuidará da sua grande preciosidade.

Primeiramente, definimos os tipos de babás que existem no mercado de trabalho:

  1. Formada em auxiliar de enfermagem, com experiência em pediatria ou com crianças, conhecedora dos cuidados com bebês;
  2. A profissional com experiência no cargo, mas que nunca participou de um curso de capacitação;
  3. A profissional sem experiência e que nunca participou de um curso de capacitação;
  4. A profissional com experiência e que já participou de um curso de capacitação;
  5. A profissional sem experiência e que já participou de um curso de capacitação.

Em se tratando de cuidadores de bebês, é recomendável que as pessoas possuam, no mínimo, um curso básico de capacitação para babás.

Para iniciar o Processo Seletivo, questione alguns dados:

  1. Você precisa de uma babá que dorme na sua casa, ou apenas alguém que trabalhe meio período?
  2. Você precisa de uma babá que trabalhe horário regular ou que trabalhe somente quando você necessitar?
  3. Se ela for dormir na sua casa: a babá vai dormir no quarto do bebê ou no quarto da área de serviço?
  4. Você gostaria que ela acordasse quando o bebê chorar à noite ou você vai acordar?
  5. Você proporcionará para ela alguns privilégios, como: televisão, uso do telefone (com moderação), possibilidade de pegar alimentos, uso da piscina (com a criança)?
  6. A babá servirá somente o bebê ou limpará também os objetos dele: enxoval, roupa, quarto, banheiro e louça?
  7. A babá cozinhará as papas do bebê?
  8. A babá te auxiliará em alguns casos: servir o jantar, lavar a louça, servir as visitas? O que você gostaria que a babá se dispusesse a fazer?
  9. Precisará de alguém que saiba ler e escrever.
  10. Quando a sua babá folgará?
  11. Como ficará o horário de saída, nos finais de semana?
  12. Você gostaria de uma babá treinada em primeiros socorros, cuidados com o bebê e outros temas?
  13. Qual a faixa salarial que você pretende pagar?
  14. Com que valor de vale-transporte você pode arcar?
  15. Você gostaria que a babá usasse roupa branca ou uniforme?

Faça a sua lista, escreva tudo o que você deseja que a babá exerça. Ficará mais fácil na hora da entrevista.

As agências podem ou não ser uma boa indicação, depende de cada caso. A melhor maneira de encontrar uma boa agência é se informando boca-a-boca. As agências boas costumam "checar” todos os pontos profissionais e referências, você economiza tempo na hora de selecioná-la, mas se você contratar uma agência ruim as babás podem vir com referências falsas, colocando o seu bebê em risco. Pesquise com cuidado. Pergunte para as suas amigas.

A taxa de serviço das agências costuma ser o valor referente a um salário da babá contratada.

Dicas de perguntas que você poderá utilizar na entrevista:

  1. Grau de Escolaridade.
  2. Cursos extras - treinamentos que participou.
  3. Local que reside e com quem? Quantas conduções ela teria que pegar?
  4. Estado civil. Se for casada: profissão do marido.
  5. Quantos filhos ela tem? Com quem fica para ela trabalhar?
  6. Empregos anteriores: cargo, tempo de serviço (data de entrada e saída), atividades que exercia e motivo da demissão.
  7. O que a babá espera deste emprego?
  8. Por que ela escolheu ser babá?
  9. Que profissão exercia anteriormente? Por que mudou?
  10. Possui algum vício: fuma?
  11. Solicite que ela conte como é um dia de rotina de babá: como inicia e como termina o dia.
  12. O que ela pensa sobre a relação babá e família.
  13. O que ela pensa sobre a relação brincadeiras e higiene?
  14. Se ela gosta de cozinhar?
  15. Se ela tem paciência?
  16. Se ela usa uniforme?

Não se esqueça de conferir os documentos pessoais: CPF, RG, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência.

Verifique você mesma as referências. Solicite referência nos quatro últimos empregos.

Telefone para empregadoras anteriores e visite pelos menos dois empregos anteriores.

Observe a aparência: se os cabelos estão limpos, se as unhas estão limpas e cortadas, se a roupa está limpa, se o sapato é baixo ou de salto, etc.

Enfim, podemos questionar inúmeros itens, porém a química entre a mãe e a babá é fundamental. A babá que deu certo na casa da sua amiga pode não dar certo na sua casa.

O ideal é que você monte um roteiro de perguntas e leve-o para a entrevista, para não correr o risco de esquecer algum item.

Quando decidir por uma candidata, visite a residência dela, conheça os filhos dela e os padrões de higiene.

Não contrate a candidata, se:

  1. A babá possui instabilidade de emprego;
  2. A babá está desempregada há mais de 06 meses;
  3. A babá fala mal das patroas anteriores; e
  4. Se você não teve boa intuição em relação à candidata.

Se depois de tudo isso você ainda não tiver certeza se escolheu a candidata certa, solicite que a candidata finalista passe por um teste psicológico, serviço oferecido por Consultorias de Recursos Humanos.

Boa Sorte!

FONTE: http://www.abcdobebe.com.br/

sua casa é segura?

Descubra ao responder ao teste elaborado com o auxílio da ONG Criança Segura


Acidentes domésticos são as principais causas de ferimentos graves e de mortes em crianças entre 1 e 14 anos, depois dos de trânsito. Cerca de 90% poderiam ser evitados. Os pais precisam tomar medidas simples que tornam a casa segura. Elaboramos um teste para você descobrir se o seu lar é, além de doce, seguro para os filhos.





1 Onde você costuma guardar os remédios?
A - Numa cesta ou em uma caixa dentro do criado-mudo do meu quarto.
B - No armário debaixo da pia do banheiro, mas dentro de uma gaveta.
C - Em qualquer canto da casa que seja alto e fique longe das mãozinhas e dos olhos do meu filho.

2 Embaixo do tanque, você costuma deixar...
A - Alguns produtos de limpeza, como água sanitária, cloro, álcool, sabão em pó e amaciante.
B - Além de alguns produtos de limpeza, às vezes deixo baldes com peças sujas de molho, como roupas ou panos de limpeza.
C - O espaço livre, sem nada.

3 Quando você está cozinhando...
A - Os cabos das panelas, em geral, ficam voltados para dentro quando tem criança brincando no lugar.
B - Cozinho normalmente e digo às crianças para não se aproximarem do fogão.
C - Os cabos das panelas ficam voltados para dentro do fogão e digo às crianças que fiquem fora da cozinha, mesmo que elas não queiram.

4 Onde você costuma guardar os fósforos na sua casa?
A - Sobre a pia, ao lado do fogão.
B - Numa gaveta de fácil acesso.
C -
Em um lugar alto, longe do alcance das crianças.

5 Você usa toalhas de mesa em todas as refeições de sua casa?
A - Sim, claro.
B - Uso apenas quando meu filho não está. Quando ele faz as refeições com a gente, troco por jogo americano.
C - Uso somente em ocasiões especiais. No dia-a-dia, troquei as toalhas por jogos americanos.

6 As janelas da casa/ apartamento têm rede ou grade de proteção?
A - Não tem nada, porque meu filho ainda é bebê. Como não anda, o risco de ele se pendurar nas janelas é zero.
B - Sim, mas não em todas. Apenas nas que considero necessário, como nas janelas do quarto do meu filho e da sala.
C -
Sim, em todas.

7 Se a sua casa tem piscina, que medidas de segurança você adota?
A - Cubro a piscina com uma lona amarrada a ganchos nos momentos em que não estamos usando.
B - Coloquei meus filhos em uma escola de natação para eles aprenderem a nadar. Assim, fico sossegada caso queiram entrar na piscina e eu não esteja por perto.
C - Cerquei a piscina com grade de proteção e a mantenho trancada com cadeado quando não há adultos perto das crianças.

Verdadeiro ou falso
Veja as fotos e assinale as letras abaixo, que você acha que são produtos feitos para ser ingeridos

As garrafas referentes às letras A, C e F são Coca-Cola, Soda e Fanta. As outras, produtos de limpeza. E a alternativa correta das bolinhas é a D. Na letra A, tem naftalina e bala; na B é bala e Aspirina; e na C, amendoim e naftalina.


8 Na hora de comprar um brinquedo para seu filho, o que você verifica?
A - Se ele é colorido e divertido.
B - Se é aquele que ele vive me pedindo ou se é um parecido pelo menos.
C - Se é divertido, colorido e adequado para a idade dele, e tem o selo do Inmetro na caixa, além de ser o que ele estava querendo.

9 As tampas dos vasos sanitários de sua casa ficam...
A - Sempre levantadas.
B - Estão sempre abaixadas porque tenho medo de que meu filho coloque a mão na água que fica parada.
C - Abaixadas e com trava.

10 As portas e gavetas dos armários da cozinha e do banheiro da sua casa têm travas de segurança?
A - Não, porque estou sempre por perto quando meu filho está nesses ambientes para protegê-lo de um eventual acidente.
B - Coloquei somente nas portas do armário do banheiro e da cozinha porque ele adora brincar de ficar abrindo e fechando.
C -
Sim, decidi colocar em todas porque meu filho anda pela casa e nem sempre estou perto dele.



Resposta
Se você marcou a maioria das alternativas A
Fique alerta! Sua casa não é segura. Faça algumas mudanças nos ambientes e nos costumes de sua família. Não custa deixar medicamentos, fósforos e produtos de limpeza fora do alcance das mãos de crianças. Detergente só fica embaixo da pia da cozinha se o armário tiver tranca, caso contrário guarde-o sobre a pia. Que tal trocar toalhas de mesa por jogo americano? Criança é curiosa e puxa a toalha. Se tiver panela com algo quente, o conteúdo pode cair sobre ela. Além disso, piscina deve receber grade de proteção. Crianças podem se afogar em apenas 2,5 centímetros de água!

Se a maioria das alternativas foi B
Atenção! Conte menos com a sorte. Sua casa ainda não tem ambientes seguros. Remédios devem ficar trancados em armários. Sabe por quê? Criança não conhece a diferença entre um confeito de chocolate MM e uma Neosaldina. Os dois são idênticos!!! Guarde fósforos em lugar alto. Nunca deixe baldes com água embaixo do tanque. Mantenha-os fora do alcance das crianças ou virados para baixo. Cuidado também com a piscina. É preciso grade, mesmo que os filhos estejam aprendendo a nadar. Dois minutos debaixo d'água podem deixar a criança inconsciente e causar seqüelas cerebrais irreversíveis.

Você marcou C em todas as alternativas

Parabéns! Sua casa é um exemplo de segurança. Mesmo com todos os cuidados, não se esqueça de ser criteriosa na compra dos brinquedos. Não basta atender ao pedido do filho. Tem de levar em consideração se é adequado para a idade e procurar na embalagem do brinquedo o selo do Inmetro. Todo ano milhares de crianças são internadas devido a acidentes com brinquedos.

http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC737529-7178-2,00.html

Aprendendo a brincar - www.correiobraziliense.com.br

A estimulação da inteligência de bebês por meio de brincadeiras e afeto é a forma mais eficaz de incentivar as capacidades cognitivas

Maria Fernanda Seixas
Especial para o Correio

Fotos: Zuleika de Souza/CB
Carolina costuma conversar e fazer exercícios diários com o filho João Francisco, de apenas dois meses e meio

Paula incentiva as aptidões naturais da filha Luiza: a garota já demonstra um gosto especial pela música
Tão logo nascem, os bebês já estão à procura de informação e seu intelecto se desenvolve em uma velocidade impressionante. Clamam pelo calor humano do colo, reconhecem e distinguem os cheiros dos pais e dos avós, além de buscarem o aconchego da voz materna, a qual já identificavam com apenas 12 semanas de vida intra-uterina. Em pouco tempo, conseguem observar móbiles, enfeites na parede e, aos poucos, familiarizam-se com o mundo ao redor. O que muitas vezes é omitido dos pais é que eles são incumbidos de uma missão de suma importância para o futuro dos pequenos: a estimulação da inteligência por meio de brincadeiras.

“Os primeiros seis anos do ser humano são críticos. É nesse período que se desenvolvem as aptidões e é quando as crianças vivem o ápice de sua capacidade de aprendizado”, explica Fernando Kok, neuropediatra e professor da Universidade de São Paulo (USP). Entre essas capacidades estão, por exemplo, a inteligência emocional, matemática, motora, artística, lingüística e musical. Portanto, desde os primeiros dias de vida os dons podem ser observados e incentivados. É o caso da administradora Paula Almendra, 32 anos, mãe de Luiza, 9 meses. “Luiza demonstra muito gosto por música, então reunimos a família toda com instrumentos e fazemos uma grande e barulhenta brincadeira”, conta Paula.

E não basta só estimular. Segundo Magda Sampaio, pediatra do Instituto da Criança da USP, as primeiras experiências sociais de uma pessoa podem facilitar ou impedir o desenvolvimento intelectual adequado. Logo, os estímulos sociais que os bebês recebem de sua família são fundamentais para a formação emocional, de tal forma que o desempenho de suas aptidões cognitivas e seu desenvolvimento geral podem ser prejudicados se as necessidades emocionais não forem atendidas de maneira satisfatória. “Ao interagir com a criança, o pai transmite mensagens que formarão o universo afetivo, psíquico, cultural e até mesmo intelectual do filho”, completa Kok.

Fotos: Zuleika de Souza/CB






O ESTÍMULO É CONSEQÜÊNCIA

Desde os primeiros dias de vida, os pais devem tratar o bebê como um ser dotado de inteligência e personalidade. Não existem regras nem receitas para os momentos de lazer entre pais e filhos. Segundo a terapeuta ocupacional do Instituto da Criança da USP Aide Mitie Kudo, os estímulos sensoriais são ideais para os bebês até um ano. “As brincadeiras devem se adaptar e respeitar as fases do bebê. A simplicidade e a dedicação são as chaves para uma boa estimulação.” Veja as sugestões dadas pela pediatra Magda Sampaio e por Aide Mitie para o fortalecimento do vínculo e estimulação das capacidades:

  • A amamentação é o primeiro e um dos mais importantes estímulos para o bebê. O momento da mamada deve ser sagrado. É hora de encarar o filho, conversar, cantar, acariciar e curtir o momento sem interferências.
  • Conversar com o bebê é essencial. Descreva o ambiente onde estão, narre suas ações, fale sobre a importância dele em sua vida. Um bom papo estimula a audição e a percepção da linguagem.
  • Nada melhor para exercitar a audição do que uma boa música. Cante, dance com o bebê no colo, toque instrumento musicais para ele. Deixe-o participar ativamente da brincadeira.
  • O rosto humano é extremamente interessante e atraente para os bebês. Mostre a língua, faça caretas, mude a expressão, esconda e revele o rosto com um pano.
  • Faça da hora do banho um momento de pura diversão. Brinquedos e jogos podem incrementar a alegria. Um bom e demorado banho de banheira é relaxante e pode garantir boas horas de sono tranqüilo.
  • Aprenda técnicas de massagem para bebês.
  • Brincar ao ar livre é sempre a melhor opção. Passeios são importantes para que o bebê tenha seus primeiros contatos com a natureza.
  • A casa deve se preparar para a chegada do novo membro da família. Quanto mais adaptada ela está para a criança, mais tranqüila é a rotina da família e mais à vontade o bebê ficará para explorar e conhecer o mundo. Tentar ensinar um bebê de que ele não pode mexer naquele vaso colorido que está ao seu alcance é no mínimo uma maldade. A curiosidade deve ser incentivada e não minada.
  • Apresente, sempre que possível, novos sabores, texturas, sons, cores e formas. Os bebês adoram enriquecer seus arquivos pessoais de informação.
  • Os brinquedos são bem-vindos para o desenvolvimento motor. Mas, na ausência deles, alguns objetos da casa podem adquirir a mesma função.
  • A hora de comer deve ser de alegria para a criança. Deixe-a brincar com a comida, ou até mesmo tentar se alimentar sozinha com a colher, sempre sob supervisão. Deixe-a a vontade para explorar o momento. Se a refeição for divertida, mais propensa a criança será a se alimentar bem.
  • Incentive a autonomia. O bebê adora se sentir capaz e descobrir suas novas capacidades.
  • Em vez de proibi-lo de subir uma escada perigosa, pegue-o no colo e sacie sua curiosidade subindo com ele.
  • É natural que os bebês queiram jogar objetos no chão, espalhar brinquedos pelo quarto, abrir gavetas e daí para pior. Depois que a bagunça estiver feita, faça do momento da arrumação um jogo divertido.
  • Por menores que sejam, os bebês são perceptivos. Sempre incentive-os de forma positiva. Elogie-os e transpareça que acredita em seu potencial. Jamais deprecie seu filho.
  • Crianças adoram animais. Estimular o amor e o respeito pelos bichos é uma grande lição de cidadania.
  • Um colinho é sempre bom, mas, depois do primeiro trimestre, não hesite em deixar seu filho no chão. É lá que ele aprenderá a rolar, a engatinhar e a andar.



  • SEM FORÇAR A BARRA

    Embora a capacidade de aprendizado dos bebês seja fenomenal, os pais não devem se precipitar tentando ensinar os filhos a ler, fazer contas matemáticas ou falar antes da hora. “Não adianta trazer a realidade competitiva do adulto para a vida do bebê, afinal, o estresse é o maior inimigo do aprendizado infantil”, alerta Fernando Kok. Também não se trata apenas de adquirir brinquedos pedagógicos ou DVDs educativos. A receita é simples: o mais completo estímulo são as brincadeiras conduzidas pelos pais, que são os primeiros amigos e professores do bebê.

    De acordo com a psicopedagoga Carla Azevedo, os pais — por mais que tenham rotinas de trabalho extenuantes — têm de reservar pelo menos meia hora diária para brincar com os filhos. O contato lúdico é essencial para o desenvolvimento não apenas da cognição, mas da maturidade emocional, do vínculo familiar e da autoconfiança das crianças. “Os pais têm que reaprender a brincar, a sentar no chão, a falar alto, se soltar.” E não vale terceirizar esse momento. Creches, escolinhas e babás podem até estimular, mas o afeto que a criança tem por seus pais é intransferível. “O contato, quando somado ao amor, é completo”, resume o neuropediatra e professor da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Aucélio.

    Com dois meses e meio de vida, João Francisco Barretto já se diverte e esboça os primeiros sorrisos em seus exercícios diários com a mãe, a professora Carolina Barretto, 27 anos. Ela se derrete quando o assunto são as aptidões do filho. “João reconhece minha voz e me segue com o olhar. Muitas vezes, tenho também a impressão de que ele interage quando pergunto alguma coisa. As pessoas subestimam a capacidade das crianças. Mas quando convivemos com elas, vemos como são capazes.”

    Carolina relata tudo o que está acontecendo pela casa e narra suas ações para o filho. Além disso, herdou do pai a mania de conversar cantarolando. “Minha família sempre foi muito musical. E vejo que João Francisco já demonstra gosto pela música. Sempre que cantamos, ou que meu pai toca violão, ele fica super interessado.” João Francisco recebe ainda estímulos motores, com exercícios simples, como os de fortalecimento do pescoço, ideais para a idade dele.
    www.correioweb.com.br

    Uso do cinto de segurança durante a gravidez


    Uso do cinto de segurança durante a gravidez


    A Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina lançaram uma diretriz orientadora para definir o uso adequado do cinto de segurança durante a gravidez, com o intuito de esclarecer e reduzir ferimentos provocados por acidentes de trânsito.

    Orientação
    A mulher grávida quando motorista ou passageira de um automóvel deve:
    • Usar sempre o cinto de segurança “tipo três pontos”;
    • A parte pélvica do cinto de três pontos (faixa subabdominal) deve ser colocada abaixo da protuberância abdominal, ao longo dos quadris e na parte superior das coxas;
    • A faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas e lateralmente ao abdome, nunca sobre o útero;
    • Nunca colocar a faixa superior do cinto por trás do tórax nem tampouco colocá-la sob o braço ou na axila. Jamais sentar-se sobre a faixa inferior/pélvica (subabdominal) para utilizar unicamente a faixa superior/torácica (diagonal);
    • Em veículos dotados de airbag utilizar apropriadamente o cinto de segurança e afastar o banco o máximo possível para trás, até o limite que permita o perfeito contato com o volante e com os pedais, quando na direção do veículo;

    Riscos mais freqüentes em gestantes que não usam o cinto de segurança
    • Óbito fetal
    • Baixo peso ao nascimento
    • Prematuridade
    • Descolamento prematuro de placenta
    • Hemorragias no parto
    • Rotura uterina

    Legislação Brasileira
    No Brasil, cintos de segurança são equipamentos obrigatórios para todos os ocupantes de Veículos. Seu uso é obrigatório para todos os ocupantes do automóvel (condutor e passageiro) em todas as vias do território nacional.

    http://www.bebe2000.com.br/

    Como sobreviver a mudança, by Martha Stewart

    ok,não escondo de ninguem que sou fã de carteirinha, ADORO as dicas do site!!!!
    ta aí mais uma:

    saiba como organizar o cronograma da mudança para que essa tarefa não se torne um caos

    Martha Stewart

    Fazer uma mudança, e todas as tarefas que a mesma envolve, pode ser inevitável. Porém, apesar de comum, a sensação de caos que acompanha este ato pode ser evitada. A programação a seguir destaca as tarefas essenciais, deixando bastante tempo disponível para os detalhes.

    Seis semanas antes

    - Peça recomendações de seus amigos sobre empresas de mudanças e faça o orçamento com três delas. Quando feito no próprio local da mudança, os orçamentos costumam ser mais precisos - seja o cálculo de preço feito por quilos e distância ou por hora de trabalho.

    - Decida se você mesma irá embalar os itens ou se o trabalho ficará a cargo da empresa (talvez você queira embalar você mesma as peças mais frágeis ou caras, independente da escolha).

    - Pergunte se o orçamento tem cobertura de seguro, que tipos de gastos extras poderiam surgir e qual o tipo de seguro incluído. Caso necessário, entre em contato com a sua seguradora para cobertura adicional.

    - Peça uma cópia do contrato assinado e organize um fichário para a papelada relacionada à mudança, como listas do que fazer, contratos, recibos e números de telefones.

    Cinco semanas antes

    - Faça uma pesquisa em cada cômodo para determinar quais pertences você pretende manter, vender ou doar.

    - Faça uma avaliação de cada item de valor, como obras de arte e antiguidades, para o caso de serem danificados na mudança. Você pode salvar imagens em foto ou vídeo dos mesmos em seu computador.

    - Faça também uma cópia em CD ou cartão de memória, guarde-as junto com seus pequenos itens de valor.

    Quatro semanas antes

    - Faça um estoque de suprimentos necessários para a mudança - como caixas, fitas adesivas, rótulos, plástico bolha e outros materiais para embalar. Em caso de dúvida, compre um pouco a mais; você pode devolver os produtos não utilizados. Caixas baú, com cabideiros acoplados, podem transportar tanto roupas como luminárias. Caixas usadas de livrarias, feitas para transportar cargas pequenas, porém pesadas, são excelentes para embalar grande parte dos itens.

    Três semanas antes

    - Embale os itens pouco usados, como roupas fora de estação, decoração de Natal, livros e louças para ocasiões especiais. Numere as caixas e faça um inventário do conteúdo em uma lista principal. Tente limitar o peso de cada caixa para serem carregadas com mais facilidade.

    - Encha três caixas grandes com travesseiros e outras coisas leves, deixando as caixas menores para os pertences mais pesados. Sempre faça um reforço no fundo das mesmas com fita adesiva.

    - Embale os objetos mais frágeis com material acolchoado e fita crepe, que se solta mais facilmente. Usa a embalagem original do produto para os eletrônicos e eletrodomésticos pequenos, ou então utilize caixas que se ajustam bem ao tamanho do produto.

    - Crie um código por cores para cada cômodo, marcando caixas e móveis (atenção às superfícies delicadas) com adesivos coordenados garantindo assim que os profissionais responsáveis pela mudança saibam de relance onde cada item deve ser deixado.

    - Solicite à empresa que serviços como telefone, internet e outros sejam desconectados um dia depois de sua saída e instalados um dia antes de sua chegada ao novo endereço.

    - Troque as fechaduras das portas da casa nova no dia da mudança, ou um pouco antes se for mais conveniente.

    - Pense em contratar uma empresa de limpeza para os dois endereços, preparando a casa nova na manhã anterior à sua chegada e a antiga um dia depois de sua saída.

    Duas semanas antes

    - Antes de embalar a maioria de seus pertences, reflita se você prefere fazê-lo por cômodo ou por categoria (como equipamentos esportivos e louças para jantares formais), ou ainda de acordo com algum outro sistema que funcione melhor para você.

    - Preencha um formulário de mudança de endereço em uma agência dos correios ou na internet. Atualize assinaturas de jornais e revistas e notifique bancos e empresas de cartões de crédito.

    Uma semana antes

    - Imprima uma página para a empresa de mudanças com os seus dois endereços – o novo e o antigo – além do número de seu celular e das instruções de como chegar. Tenha em mãos uma folha de cheque, um cartão de créditos (se for aceito) e dinheiro em espécie para a gorjeta.

    - Embale seus itens restantes, separando roupas suficientes para uma semana, além de uma ou duas malas para transportá-las.

    - Embale itens necessários no dia-a-dia, como roupas de cama, toalhas, cosméticos, papel higiênico, ferramentas básicas, artigos de limpeza, medicamentos, uma máquina fotográfica (para documentar qualquer avaria durante a mudança), lanches, algumas louças e utensílios, uma garrafa térmica com café e algumas canecas. Coloque tudo em uma caixa e leve a mesma no seu carro.

    - Tente reduzir o número de seus pertences para facilitar o processo de mudança.

    - Guarde as jóias e os documentos importantes juntos. Peça a um amigo para guardá-los até você se instalar.

    No dia da mudança

    - Caminhe pela sua casa antes do caminhão chegar, para certificar-se de que tudo foi empacotado, e depois da saída, para garantir-se de que nada ficou para trás. Peça aos carregadores para marcar na lista do inventário cada item ao descarregar a mudança.

    - Inspecione se houve avarias, fotografando objetos relevantes antes de assinar o recibo de baixa.

    - Comece a se instalar. Teste as torneiras, os vasos sanitários, o suprimento de água e gás, o telefone, os detectores de fumaça e os sistemas de segurança. Ligue o aquecedor de água se necessário.

    - Comece a desembalar a mudança, descartando tudo o que não for mais necessário para você. Dobre as caixas para reciclagem, ou guarde-as para uma próxima vez.

    segunda-feira, 7 de junho de 2010

    dia dos namorados

    olha, nao é porque viraram papai e mamae que deixaram de ser eternos namorados! nada como uma data especial para cultivar o romance, certo??? sugestões para esta data nao faltam

    CONTRATE UMA BABÁ - tá, pensem o que for de voce, mas mãe também é gente!!!! claro que não vai pegar a primeira tresloucada que aparecer na esquina, mas contrate alguém, uma folguista, para estas situações especiais. Casamento, aniversario E dia dos namorados. Saia com o maridex, tenham um momento juntos como há tempos não tinham. Garanto que não vai fazer mal a ninguem.

    FAÇA UM RESTAURANTE EM CASA - não conseguiu ninguem, ou não quis mesmo, mas nada de deixar a data passar em branco. Ha otimos restaurantes com entrega, e voce pode montar uma mesa bacana, usar aquela louça que ganhou de casamento e que só usa para ocasiões especiais? esta é uma ocasião especial. Arrume aquela mesa, com direito a sousplat, prato fino, louça fina, abra a cristaleira e use suas taças (nem que seja para guaraná). A louça não precisa, eu disse NÃO PRECISA ser lavada no mesmo dia!!! nada mais broxante do que acabar o jantarzinho romantico e lá vai a dona de casa lavar a louça. É pra matar qualquer clima!!!! Vale um fonduezinho de chocolate também

    receitinha rapida :
    frutas variadas. aqui em casa adoramos maç, banana e morango. tirando o morango, corte a maça em quadradinhos e a banana em rodelas, não muito finas. Do morango, só tire o cabinho e as folhas verdes.
    voce vai precisar de uma lata de creme de leite, 2 barras de chocolate, sendo uma ao leite e outra amarga ou meio amargo. Ai vai de acordo com o gosto do fregues. Eu gosto de colocar metade da barra de ao leite e metade de meio amargo, mas voce pode colocar só uma barra de ao leite, ou só uma de meio amargo, ou fazer a combinação que quiser.
    como o negocio é nao ter trabalho, voce vai fazer assim - abrir o chocolate, cortar nos quadradinhos, colocar na panela e jogar o creme de leite por cima, sem o soro. leve ao fogo brando e com um fuet (aquele batedor de ovos metido a besta) vai mexer, até o chocolate começar a derreter. tem que ficar de olho pra não queimar!!!! quando voce menos esperar o chocolate começa a derreter, pode desligar o fogo e esperar que ele mesmo derrete só com o calor do creme de leite. Derreteu tudo???? e só espetar as frutinhas neste delicioso creme.....


    MENOS É MAIS - sem saco pra montar mesa, bla bla bla???? que tal uma sessão de filmes debaixo do edredom com pipoca? neste friozinho que está fazendo (pelo menos aqui em brasilia) é uma otima pedida!!!!

    se o bebe acordar no meio do programinha - relax. Só se é bebe uma vez na vida!!!! Atenda as necessidades do seu pimpolho, nada de jogar raivinha em cima dele. Se o programão não der certo de tudo, porque uma colica daquelas interrompeu o seu sagrado direito de romance, nao se desespere, outras oportunidades serão criadas!!!

    sábado, 5 de junho de 2010

    saltos de desenvolvimento

    há tempos estou procurando algo qeu explique o que acontece em cada salto!!!
    achei!!!

    São 7 os saltos de desenvolvimento. Nos dias que precedem cada salto o bebê passa por uma crise, em que fica mais manhoso do que o costume.

    1 salto – 5 semanas

    Por volta de 5 semanas de idade, o bebê passa por uma série de mudancas, que influenciam tanto os sentidos, como o metabolismo e os orgaos internos.

    Como recém nascidos os bebês só conseguem se concentrar e enxergar coisas dentro do limite de 25 centímetros de distância e em tons de cinza. Agora esse limite se expandiu para 30cm e em cores. O bebê passa a se interessar mais pelo ambiente que o rodeia e passa a ficar acordado por mais tempo. Seus sentidos ficam mais sensíveis. Essas mudancas são confusas para o bebê. De repente eles requerem mais atenção e carinho. É também nessa época que os pais reparam que o bebê começa a chorar com lágrimas.

    Depois desse primeiro salto o bebê vai poder olhar para as coisas por mais tempo, sorrir pela primeira vez ou com mais frequência do que antes, e ficar mais tempo acordado.

    Os pais podem ajudar o bebê dando mais atenção e carinho, cantando e dando tapinhas no bumbum.

    Salto 2 – 8 semanas

    Com oito semanas de idade o bebê repara na repetição de formas e estruturas no seu mundo. Ele começa a perceber diferenças nos sons, cheiros e sabores. Ele percebe que as mãos e os pés pertencem ao corpo e começa a tentar controlar estes membros. O bebê começa também a experimentar com sua voz. Mas todos essas novas experiências fazem com que o bebê fique mais dengoso/manhoso. O bebê provavelmente passa a procurar mais o peito, sem no entanto querer mamar o tempo todo. Isso pode deixar a mãe preocupada em ter leite suficiente. Mamar é simplesmente a única maneira que o bebê conhece de ser confortado. É também nessa fase que o bebê começa a mostrar um pouco de sua personalidade, já que é agora que os pais começam a reparar quais coisas, cores e sons que o bebê gosta mais.

    Depois desse salto o bebê vai poder virar a cabeça na direção de algo interessante, emitir sons conscientemente, descobrir as mãos.

    Os pais podem ajudar nessa fase estimulando o bebê nas suas descobertas com brinquedos coloridos e fofinhos que ele possa treinar em segurar. Nessa idade o bebê já pode brincar cerca de 15 minutos sozinho.

    Salto 3 – 12 semanas

    O bebê descobre mais nuances. Nessa idade o bebê já pode enxergar todo um cômodo da casa. Os pais são o ponto seguro do mundo do bebê e ele se apoia nisso. O bebê pode começar a reagir de maneira diferente fora de casa ou no colo de estranho. Ao mesmo tempo que o bebê tem uma grande curiosidade em reparar o mundo que o rodeia, ele é também muito sensível às novidades e por isso se sente mais confortável e seguro nos bracos dos pais.

    Depois do salto o bebê praticamente não vai mais precisar de apoio para manter a cabeça erguida; vai observar e mexer no rosto e cabelo dos pais; vai perceber que pode gritar.

    Dicas do que os pais podem fazer nessa fase para ajudar no desenvolvimento:

    * Quando o bebê “falar”, imitar o som que ele emite para encorajá-lo a se comunicar.

    * Deixar que o bebê sinta diferentes coisas com as mãos, para que ele perceba que as coisas podem ser fofas, duras, quentes, frias, molhadas, etc.

    * Mostrar coisas que o interessam para encorajá-lo a tentar alcancá-las com as mãos.

    * Erguer o bebê no alto e brincar de aviao.

    * Sentar-se inclinado e deixar o bebê “escalar” o seu corpo.

    * Sentar o bebê no seus joelhos de frente para você e balançá-lo de um lado para o outro.

    Salto 4 – 19 semanas

    O bebê começa a entender que ele pode alcancar coisas, sacudí-las e colocá-las na boca. Os sons que o bebê emite se tornam mais nítidos e complexos. Tudo cheira, soa e tem gosto diferente agora. O bebê vai ficar manhoso e precisar de seu porto seguro: os pais.

    Depois desse salto o bebê vai poder, quando deitado de barriga pra baixo, virar e e ficar deitade de costas; se arrastar pra frente ou pra trás; passar uma coisa de uma mao para outra; olhar atentamente para imagens num livro; reagir ao ver seu reflexo no espelho; empurrar a mamadeira ou o peito quando estiver satisfeito.

    Brinquedos e brincadeiras interessantes para essa fase:

    * brinquedos de borracha na banheira;

    * rasgar/amassar papel que faz barulho;

    * sacudir potes com algo dentro;

    * olhar fotos de outros bebês;

    * cantar.

    Salto 5 – 26 semanas

    O bebê já consegue coordenar os movimentos dos bracos e pernas com o resto do corpo. Ele entende agora a distancia entre as coisas. Ele passa a entender que quando a mamãe anda, ela vai pra longe e isso o assusta. Ele fica dengoso. Nessa idade ele começa a entender que as coisas podem ficar dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, etc. e usam isso em suas brincadeiras.

    Depois desse salto o bebê vai ficar interessado em, por exemplo, etiquetas na roupa, levantar tapetes para olhar o que tem embaixo, esvaziar armários e estantes, reclamar quando a mãe sai de perto, se apoiar pra ficar de pé.

    Brinquedos interessantes para essa fase:

    * Blocos de montar;

    * Bolas leves;

    * Livro de figuras;

    * Carrinhos com portas que abrem;

    * Brinquedos que fazem barulho.


    Salto 6 – 37 semanas

    O bebê agora começa a explorar as coisas de uma forma mais metódica. O bebê passa a entender que as coisas pertencem a grupos como, por exemplo, banana e arroz sao comida, e que um cavalo é um cavalo, mesmo que seja ao vivo ou em um livro.

    Brincadeiras interessantes para essa fase:

    * Portas, gavetas;

    * Panelas com tampas;

    * Almofadas e cobertas para engatinhar por cima e por baixo;

    * Bolas de vários tamanhos;

    * Balanco.

    Salto 7 – 46 semanas

    O bebê, no lugar de separar as coisas, passa agora a juntar as coisas. Percebe que existe ordem nas coisas e atitudes. Que por exemplo, a meia se coloco no pé e os brinquedos nas caixas, etc. Com isso o bebê fica mais consciente sobre suas próprias atitudes.

    Depois desse salto o bebê vai poder apontar para algo ou pessoa a pedido seu; querer falar no telefone e enfiar chaves nos buracos de chave; procurar algo que você escondeu; tentar tirar a própria roupa.

    Brinquedos e brincadeiras interessantes para essa fase:

    * Trenzinho;

    * Boneca com mamadeira;

    * Tambores, panelas ou algo pra bater;

    * Carrinhos, em que o bebê pode sentar em cima e empurrar com as pernas;

    * Blocos de montar;

    * Imagens de pessoas ou animais.

    fonte: Vores Børn e Babyklar.dk. Traduzido por Cátia Maturana Larsen.


    está neste site - http://catinha.dk/saltos-de-desenvolvimento/