domingo, 20 de dezembro de 2009

mamae, papai noel existe?

Mamãe, Papai Noel existe? Quando contar a verdade para seu filho

papai noel

‘Mãe, Papai Noel existe?’ Que mulher nunca ouviu essa pergunta do filho pequeno ou teme escutá-la a qualquer instante? Dezembro, além de ser o mês mais corrido do ano, é o momento em que mães e pais do mundo inteiro correm o risco de serem confrontados com essa polêmica questão. Afinal, qual é a idade certa de contar aos rebentos que o velho barbudo não existe?

Leda Pelegrini, a diretora pedagógica do Espaço Educação, colégio na Zona Sul carioca, é categórica. “Não tem idade certa. É algo muito pessoal e depende cada criança”, diz ela.

Manuela Gusmão tem 5 anos e ainda acredita em Papai Noel. “Acho legal, é importante para o universo simbólico dela”, diz sua mãe, a professora de inglês Cristiana. “Já tem muita realidade para as crianças lidarem nos dias de hoje. Pais que trabalham fora, muita televisão... O fato de a Manu acreditar é bacana, pois ela fantasia, escreve a cartinha, fica esperando, o processo todo é uma delícia”, analisa a mãe.

'Papai Noel é o que tem melhor dentro da gente'
Leda fala de sua experiência no Espaço Educação: “Tem criança de 10 anos que ainda acredita e outras bem menores que já não aceitam. A mãe precisa desenvolver uma sintonia fina com o filho e perceber o momento certo de falar. O espírito de Natal não nasceu à toa, fala do afeto, do cuidado com o outro, e isso é muito bacana. Papai Noel é o que tem melhor dentro da gente”.

Ana Nogueira, assistente de marketing e mãe de Lucca, de 3 anos, descobriu recentemente que seu filho não acreditava mais no Papai Noel. “Quando fui chamá-lo para escrever a cartinha pedindo o que desejava ganhar, ele respondeu na lata: ‘Mãe, Papai Noel não existe. Você é que tem que comprar os presentes’. Fiquei arrasada. Eu acreditei até os 7 anos e foi tão bom... Mas procuro estimular nele a solidariedade, a importância de a gente doar brinquedos e roupas nessa época do ano”, conta ela.

A pedagoga Leda ressalta uma questão importante: “Apesar da comercialização do Natal e com a sociedade voltada para o consumo, é importante estimular a magia e o mistério natural das crianças. A doação, a generosidade e a solidariedade, isso sim, devem permanecer pra sempre”.


http://gnt.globo.com/Materias/Mamae--Papai-Noel-existe--Quando-contar-a-verdade-para-seu-filho.html

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

voltando a forma após o parto....

Como perder peso de maneira saudável após o parto

Não é preciso pressa para voltar à antiga forma depois que o bebê nasce. O melhor é aproveitar a fase nova com o bebê e entender que o processo da perda de peso pode levar até seis meses


Ana Paula Pontes


Shutterstock

Você acabou de ter um bebê. É hora de conhecer esse novo integrante da família, se adaptar à mudança da rotina, à amamentação. Agora não é mesmo o melhor momento para uma preocupação excessiva com a perda de peso.

No entanto, geralmente não é o que acontece com algumas mulheres, principalmente as celebridades que querem voltar à mídia com a barriga sarada poucos dias após o parto. Dias desses, porém, fugindo à regra, a cantora Ivete Sangalo voltou aos palcos mostrando que não está preocupada em perder peso a todo custo. E está certa.

Este ano, o German Institute for Quality and Efficiency in Health Care (IQWiG - em tradução livre Instituto Alemão de Qualidade e Eficiência em Saúde) trouxe em debate a pressão que as mulheres têm com o corpo no pós-parto, principalmente quando se espelham nas dietas milagrosas e corpos perfeitos que as atrizes desfilam pouco tempo depois de terem se tornado mães.

A média para perder o peso adquirido na gestação pode ser de até seis meses, e se estender um pouco mais para aquelas que já estavam acima do peso quando engravidaram ou engordaram além do necessário durante os nove meses.

O ideal é que os quilinhos vão embora de forma forma saudável e tranquila. Confira algumas dicas de como dar uma força para o seu corpo:

- Medidas radicais jamais. Elas podem prejudicar não somente a amamentação, mas também a sua disposição para as novas atribuições com o recém-nascido;

- Amamentação como grande aliada. Amamentar ajuda você a perder peso mais rapidamente e fortalece o vínculo entre mãe e filho (sem contar que é uma delícia!);

- Atividade física e bem-estar. Praticar exercícios assim que seu obstetra liberar também traz benefícios para a sua saúde em geral. Mas isso não quer dizer que você possa ou deva fazer uma atividade “pesada”. O Instituto alemão reuniu algumas pesquisas sobre as melhores formas de perder peso após o parto. E os resultados mostraram que exercícios intensos não levam à perda dos quilos extras.

- Dieta equilibrada e saudável sempre. Ela ajuda as mães a reduzir o peso após o parto sem afetar a amamentação. Aposte nisso!

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI78709-10586,00-COMO+PERDER+PESO+DE+MANEIRA+SAUDAVEL+APOS+O+PARTO.html

domingo, 13 de dezembro de 2009

O chá de fralda da Giulia





Bem, depois de meses (sim, foram meses) de organização, semana passada foi realizado o chá de fralda da Giulia.

Meses atras, postei os 8 passos para um chá de bebe perfeito
e agora que ele se realizou (não quer dizer que foi perfeito) vou analisar o que postei, e o que deu ou não certo.

1. Quem, quando e aonde. - inicialmente - iria fazer dia 21 de novembro, no salao de festa do predio, mas não deu. Acabou mudando para 5 de dezembro. Esta antecedencia foi otima, principalmente para quem dependia de uma reserva no salão. Se não tivesse conseguido o salao (fiz a reserva em outubro!) teria que usar o plano B - casa da mamae.....uma coisa que vi - tenha sempre um plano B, se não der certo o original, voce já tem uma saída.

2. Todas as pequenas coisinhas - se fosse para fazer do jeitinho que eu queria, seria uma festona!!! praticamente um aniversario de um ano! a equação pro chá de fralda é a seguinte - se voce vai gastar mais na festa do que o ganho de fralda, compre as fraldas e não festeje. Se voce fizer com antecedencia, voce mesma pode fazer a perfumaria, o que vai te poupar um precioso dinheiro. Exemplo - centro de mesa - precisar, não precisa, mas fica bonito. Faça voce mesma. Os meus eu fiz topiarias de flores de crepom (que é um papel baratissimo). Lembrancinha - SIM, tá na lista dos superfluos, mas é um agrado que faz a diferença. Comprei potinhos, brigadeiro, e entreguei brigadeiro de colher. Saiu 80% mais barato do que se comprasse a lembrancinha pronta. Claro que só fiz isso porque tive TEMPO. Se não tiver, não se estresse. Já temos caraminholas demais na cabeça neste final de gravidez.

3. Escolhendo o Tema - ISSO é lindo se as festas tematicas não fossem tao caras!!!! vale, então, os temas mais baratos - para menina - O JARDIM DA ...... ou entao nem faça tema!!! ninguem vai reparar!

4. A lista de convidados - quem já fez festa sabe que esta é a PIOR PARTE dela. A bendita lista de convidados. Fiz um chá só para mulheres, mas quem perguntou se poderia levar o marido, não barrei. Imagine sua amigona de infancia, com um bebe de 3 meses, doida pra ir pro seu chá. Como ela vai sem o marido? ela não vai, né??? Normalmente é uma festa só para mulheres mesmo, mas não vale a pena barrar todos os homens.


5. Vamos FAzer uma festa!!!! olha, com tempo, voce consegue fazer tudo sem se estressar. Os convites fiz no computador (thank you photoshop!!!!), decoração foi inspirada (e copiada) do site da martha stewart (essa é a fonte!!!!), claro, tudo tem que ser feito dentro do seu orçamento. Não tive brincadeiras (quem mandou ter mais de 3.0...heheheh) mas elas sao validas!

6. o que vai ser servido?
Olha, com base nos convidados, voce monta o que vai ser servido. Posso te dizer, o simples é o que mais agrada. Encomendei - 2 tabuas de frio, 4 paes de metro, cachorro quente, coxinha, quibe, empadinha. Os paes foram esquecidos, mas os salgadinhos e o cachorro quente!!!!! outra coisa que saiu bem foram os patês e os paes. Ah, fiz um antepasto de berinjela também, este foi o sucesso!!!!

7. Lembrancinha....
é um mimo com o convidado e não deve custar os olhos da cara. Veja algo simples, bonito, faça um cartaozinho de agradecimento (pode ser o bebe agradecendo, como eu fiz, ou entao convidando para conhecer o futuro quartinho assim que nascer, ou até mesmo convidando para uma visita futura na maternidade). Se não fizer - ninguem vai deixar de gostar de você!!!!
8. O Arremate Final
Papai do Céu coloca as pessoas certas nas nossas vidas!!!!! Embora eu tenha convocado um pelotão de elite para me ajudar, o pelotao não compareceu...hehehe mas um casal amigo nosso ajudoua recolher tudo, subiu com as fraldas,praticamente fez o trabalho sujo. Eles foram super hiper mega importantes!!!!!! Tenha sempre alguem para te ajudar. Seus pés estarão 2 paes de queijo. Tenha, sempre, um plano B.


32 semanas de gravidez

Você está grávida de 32 semanas completas, ou seja, está na 33a semana (e no oitavo mês). *sim, estou!!!!

Como seu bebê está crescendo

Se você está esperando um menino, os testículos dele já devem ter descido até o saco escrotal. Às vezes, quando o bebê nasce, um dos testículos (ou os dois) não chegou à posição definitiva, mas não há razão para se preocupar.

Os casos de criptorquidia (testículos que não desceram) costumam se corrigir sozinhos até a criança completar 1 ano de idade. Leia mais sobre o desenvolvimento do bebê esta semana.

Você deve estar engordando cerca de meio quilo por semana, e mais ou menos metade disso vai direto para o bebê. Nas próximas sete semanas, o bebê adquire entre um terço e metade do peso com que vai nascer, acumulando gordura para conseguir controlar a temperatura do corpo fora do útero.

ah, bom....eu não estou engordando isso por semana, infelizmente, mas quase o dobro disso!!! já fiz, refiz a dieta...e nada de melhorar o ganho exagerado de peso!!!!!!

Graças a essa gordurinha saudável, a fisionomia dele fica mais rechonchuda, e a pele, menos enrugada.

Ah, bom, sabia que tinha um porque nisso tudo...heheheh

Planeje-se

Não é preciso correr para a maternidade no estágio inicial do trabalho de parto, que pode demorar bastante. Você pode aproveitar para descansar, dar uma caminhada ou tomar um banho (quente ou frio, o que apetecer mais), enquanto monitora as contrações.

Vai ter o bebê em outra cidade? Converse com o médico para se programar. As viagens de avião só são permitidas até a 36a semana, mesmo assim com um atestado médico detalhado.

Bem, viajei com 30 semanas, e digo - É CANSATIVO!!!!! primeiro que sou medrosa demais com avião, entao já vieram todos os traumas de assistir acidentes aereos no nat geo, toda segunda feira (tenho que mudar os programas que assisto, heheheh), depois que pega mala...tira mala...pára pra fazer xixi.....coloca mala no carrinho,....volta pro banheiro pra fazer xixi....nunca na historia deste país alguém fez tanto xixi em tão pouco tempo!!!!!

O lado B da Gravidez

Achei esta lista no fórum do e-family (da usuaria Selmy). Estou copiando, colocando!!!

* vc tem um sono incontrolável, como se estivesse chapada

* vc fica com a perereca engordecida - sim, porque até a bendita engorda ! Fica parecendo as bochechas do Fofão !

* vc sente dores por tudo - costas, pés, pernas, enfim... lá também, na 'perse' pois eles pesam bem no ossinho, no períneo, são espaçosos...

* vc não enxerga mais a 'perse' depois de um certo tempo, vc sabe que ela não saiu de lá pois continua fazendo xixi e sente que ela tá lá, mas não a vê, e agora no final, mal consegue posicionar o espelho prá reconhecer a bicha

* vc adquire um figurino xuper xéxy - meias de compressão, cintas, sutiãs de sustentação, suporte pançal... a tiazinha que se cuide ! É muito sado-maso numa pessoa só.

* vc se torna a pessoa mais gasosa do universo, daria prá encher um balão inteiro e sobrevoar o Château de Chambord - o bb comprime todinho seu sistema digestivo, vc fica com azia, dor de estômago, refluxo e muuuitos gases, o médico te dá remédios que funcionam como uma espécie de rotorooter, ou seja, à noite, quando vc se vira, os gases sobem ou descem tooodos (e não são mais nem discretos nem inodoros !!!)

* além desses gases serem um estraga-prazeres das horas H, tem também aquela coisa do maridão chegar por trás todo quentinho, vc se virar prá ele e dizer : ai, amor, aproveita que vc tá aí e me faz uma massaginha na lombar ??? (variantes : nos pés, nas pernas, onde doer !)

* vc vaza líquido pela perseguida o tempo todo, a ponto de achar que mijou nas calçolas - mas não mijou não !!!! E tem mais, vc vaza ainda mais depois do oitavo mês, uma coisa linda de viver, como diria a Hebe !

* vc não sai da privada, faz xixi a toda hora - e quando pensa que acabou, sai mais. E quando volta a dormir no meio da madrugada, senta na beira da cama e sente que mais um pingo desceu (no dia seguinte ou na mijada seguinte, vc vê se foi de xixi ou de umidade da 'perse' mesmo)

* por conta desse xixi todo, se seu marido passa com o carro numa rua esburacada, há perigo de vazamento !

* vc sente falta de ar como se tivesse corrido a marathona, enquanto que só colocou as meias de compressão (lembrando : xuper xéxy !) .

* vc tem dificuldades em se depilar sozinha - lembrando que se torna extremamente perigoso tentar depilar a 'perse' e a virilha a certa altura do championnat ! Aliás, vc tem que confiar cegamente numa depiladora, afinal, vc não enxerga nada do que ela tá fazendo !

* vc não deita mais na cama, você rola - vc se torna um tatu-bola gigante e obeso que precisa rolar porque não tem mais leveza alguma prá sobreelevar esse corpinho que já foi de violão algum dia e agora tá mais prá bumbo. Detalhe : teu marido fica com medo de ser massacrado numa dessas roladas, caso seu sistema de freio (travesseiro) não funcione !

* vc adquire quatro outros amantes além do marido : quatro travesseiros, dois na cabeça, um no meio das pernas, um embaixo da barriga.

* vc de repente pode sentir o maior calorão em pleno inverno e isso não quer dizer que a gestação venha acompanhada de menopausa ! Um médico me deu uma explicação altamente dispensável : é que sua ADIPOSIDADE está consideravelmente aumentada... (tá, alguém perguntou ???)

* vc se torna a prima do Garfield ao caminhar e, como ele, diz : puxa vida, não vejo mais meus pés !

* por conta disso, vc não alcança mais seus pés, sequer prá cortar as unhas !

* vc adquire um andar gracioso de pata, e fica pensando 'puxa vida, será que um dia vou conseguir fechar as pernas novamente ?
'
* tua cachorra volta te procurar na escada porque acha que vc não subiu, quando - de fato - vc sobe dois degraus e descansa três (ela deve te achar uma lesa)

* vc bebe água como uma refugiada do Saara e sente fome como se tivesse chegado da Etiópia, principalmente daquilo que é proibido comer

* vc pode inchar, como se tivesse botado o dedo naqueles enchedores de bexiga, ainda que nem coma tanto sal assim - e nisso, vc deixar de usar aliança, alguns sapatos, etc.

* sua pele e seus cabelos podem melhorar enormemente, assim como podem ficar detonados como uma recém-chegada da guerra (e dificilmente tem coisa que dê jeito)

* vc fica com medo de pintar a juba e ela vai ficando descolorida e sem graça, ou vc passa um treco que nunca passou, só de medo de prejudicar a gestação, e fica um droga !

* apesar de todos os cuidados de hidratação, vc se enche de estrias como se fosse uma pista de cross

* vc pode ficar com manchas no rosto e com a incerteza de que as danadas realmente sumam com o fim da gestação

* vc fica com mais medo ainda de cárie nos dentes e com duas vezes mais chance de tê-las

* vc é chamada de cão farejador toda vez que sentir um odor desagradável a 5 km de distância, quando antes, sua rinite te impedia

* ao contrário, vc nunca teve nada ou tinha e piorou : suas vias respiratórias vivem entupidas e vc respira mal, a boca seca, vc toma água de madrugada, isso significa mais xixi... ou às vezes, vc passa a roncar nos ouvidos do amado ! Tudo bem que prá algumas isso possa soar como uma doce vingança, mas nem sempre...

* vc olha pro seu guarda-roupas com ar desolado e se pergunta se algum dia vai voltar a usar calças que não sejam de palhaço ou do Papai Noel

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Caminhadas durante o terceiro trimestre da gestação

Caminhadas durante o terceiro trimestre da gestação

Exercícios físicos ajudam a grávida a manter a forma, mas é preciso regular a intensidade


Suzana Dias


Fernando Martinho
Não deixe os exercícios de lado no terceiro trimestre. Mas leve em conta se você se encaixa na categoria iniciante, que não costuma se exercitar, na intermediária, que pratica alguma atividade física com regularidade, ou na avançada (é praticamente uma atleta). Confira as indicações para cada um dos perfis durante o 3º trimestre.

Iniciante
Você está na última fase da gestação. Força de vontade: é hora de melhorar seu condicionamento.
Caminhe três vezes na semana, 30 minutos sem parar, espaçando os dias. Porém, não exagere no ritmo: nada de ficar de língua de fora! Reserve os dias livres para se dedicar aos últimos preparativos para a chegada do bebê, o que também irá exigir de você fisicamente.

Intermediária
Sua barriga cresceu e, por mais que você se sinta bem e seu médico lhe dê nota 10, é hora de diminuir a intensidade dos exercícios. Modere. Caminhe, sim, três vezes por semana, mas consciente da sua situação. Que tal entre 20 a 35 minutos? Se você estiver com mais pique, poderá chegar aos 30 ou 40 minutos, desde que se observe e tome cuidado para não exagerar.

Avançada
Aqui, sim, você vai diminuir o ritmo. Experimente descansar um pouquinho durante as caminhadas. Faça isso sem parar totalmente, diminuindo a velocidade. Sua barriga deve estar pedindo calma. Caminhe de 35 a 45 minutos, medindo a freqüência cardíaca e mantendo a respiração tranqüila. É hora de descansar e começar a planejar a sua volta à atividade física após o parto.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI920-10553,00.html

Como reduzir o inchaço na gravidez

Como reduzir o inchaço na gravidez

Algumas medidas simples, como colocar as pernas para cima, aumentar o consumo de líquidos e frutas, ajudam a amenizar a retenção de líquidos, especialmente nos dias quentes


Shutterstock

O inchaço durante a gravidez, principalmente nos membros inferiores, é muito comum. Normalmente, tudo começa com uma sensação de peso nas pernas. Depois, as sandálias ficam apertadas ou simplesmente não servem mais. Até os anéis e as pulseiras não entram nos dedos e braços. Isso acontece porque, durante a gravidez, existe um aumento na quantidade de sangue e líquidos no organismo em geral. O sistema circulatório sofre uma alteração e, quando não dá conta, gera o problema. O crescimento do útero, que acompanha o desenvolvimento do bebê e comprime os vasos da região pélvica, também prejudica a circulação. A dificuldade é que, no verão, todo esse processo tende a ficar mais lento ainda e aumenta o inchaço. Para evitar o problema, a grávida deve praticar atividade física regular em locais e horários mais frescos do dia, não ganhar peso exessivamente, aumentar a ingestão de proteínas na dieta e hidratar-se.

Segundo o médico e fitoterapeuta Alex Botsaris, certas frutas têm ação diurética e aliviam a retenção de líquidos.“Recomenda-se, ainda, beber muita água [de 2 a 3 litros por dia], diminuir o sal na comida, evitar o calor e elevar as pernas por 15 minutos três vezes ao dia”, completa Botsaris. Uma maneira gostosa de garantir a ingestão das frutas diuréticas, como melancia, melão, abacaxi e carambola, é preparar uma salada de frutas bem refrescante usando um pouco de todas elas. A laranja pode ser espremida para formar a calda da salada. No verão, não tem sobremesa melhor.


Divulgação
Escalda-pés contra o inchaço

A podóloga Tatiany Kermesse dá uma receita simples de escalda-pés: esquente água suficiente para encher uma bacia, coloque duas tampinhas de álcool e um punhado de sal grosso. Depois do escalda-pés, uma hidratação profunda também vai bem. Passe um creme específico para a área (menos entre os dedos) e coloque uma meia de algodão por meia hora. O resultado é um pé macio e cheiroso. Para quem quiser um cuidado completo, esfoliantes e desodorantes também são uma boa dica. Siga em frente!

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI909-10566,00-COMO+REDUZIR+O+INCHACO+NA+GRAVIDEZ.html