terça-feira, 28 de julho de 2009

mais sobre a 12 semana

Você está grávida de 12 semanas completas, ou seja, está na 13a semana (e quase no quarto mês).

Como seu bebê está crescendo

O rosto do bebê está mudando. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, estão mais juntos um do outro, e as orelhas estão praticamente na posição definitiva. Nesta fase, os tecidos e os órgãos que já se formaram crescem e amadurecem rápido. O intestino, que antes era só uma área inchada do cordão umbilical, começa a entrar na cavidade abdominal. Leia mais informações sobre o desenvolvimento do bebê esta semana.

Como fica sua vida



Seu enjôo deve estar melhorando, e logo você terá mais energia no dia-a-dia. Também deve estar mais aliviada porque o risco de aborto espontâneo agora diminui drasticamente. Talvez seja difícil de acreditar, se você ainda tem náuseas o tempo todo, mas logo seu apetite vai voltar. Prefira comer carnes bem passadas para reduzir os riscos de toxoplasmose.

Seus dentes e gengivas ficam mais sensíveis e sujeitos a problemas durante a gravidez, por isso o ideal é marcar uma consulta no dentista -- embora ele provavelmente vá evitar que você seja submetida a um raio-X (se ele for necessário, você vai usar um avental de chumbo).

Você também deve ter notado que sua gengiva sangra maisquando você escova os dentes ou passa o fio dental, mas isso é normal. Uma alternativa é usar escovas de dentes bem macias.

É um bom momento para pensar no seu visual. Pense em comprar algumas peças básicas de roupa especial para grávidas, que dure a gestação toda. Amigas e parentes costumam emprestar roupas de gestante umas às outras, já que elas são usadas por pouco tempo. Não tenha vergonha de pedir. Você também entrará no círculo depois, emprestando as peças que eventualmente comprar.

Para pensar

Não se preocupe se a ultra-sonografia revelar que sua placenta está baixa -- em 90 por cento dos casos ela muda de lugar até a 28a semana.

As estrias podem aparecer já nesta fase, principalmente nos seios -- usar um sutiã com boa sustentação pode ajudar a preveni-las, ou pelo menos reduzir os danos. Manter a pele hidratada é sempre bom.

Você tem sangue fator Rh negativo? Saiba o que isso significa para você e seu beb

12 semana


segunda-feira, 27 de julho de 2009

GRAVIDEZ E GRIPE SUINA

Gravidez e gripe suína: o que as grávidas precisam saber

Saiba qual é a prevenção e o tratamento da gripe tipo A em gestantes


Ana Paula Pontes e Marcela Farrás


Shutterstock

Você está grávida e preocupada com a gripe H1N1? Não é preciso se apavorar. Adotar alguns cuidados especiais durante essa época de alerta geral garante proteção para você e seu bebê. O ministro da saúde José Gomes Temporão recomenda que gestantes devem evitar locais fechados e grandes aglomerações. “Esses ambientes podem permitir a circulação do vírus e aumentar a probabilidade de contaminação”.

Segundo Soubhi Kahalle, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz (SP), na gestação, há outros vírus mais graves que o influenza A (H1N1), como o citomegalovírus. O ideal é que você não seja infectada por nenhum deles principalmente no primeiro trimestre, quando está acontecendo a divisão celular fetal.

Para ficar longe do vírus tipo A...
...mantenha as mãos sempre limpas (lavando-as com água e sabão).
...evite ficar em aglomerações e locais fechados, como cinemas e teatros.
...não fique próximo de pessoas com gripe e mantenha o ambiente em que estiver sempre arejado.
... comporte-se naturalmente caso seu filho esteja gripado, e não seja pelo influenza A(H1N1), evitando apenas ficar muito próxima dele.
...tenha bom senso se a criança estiver com a nova gripe confirmada. “Deixar o filho um tempo na casa da avó, porque a mãe está grávida, pode ser uma opção, mas só se a criança quiser. Ela pode se sentir rejeitada”, afirma Kahalle.

Os sintomas apareceram... O que fazer?
Se você apresentar sintomas como febre, falta de ar, tosse e dor de garganta ou nas articulações, procure o seu médico e não se automedique. “Com a persistência dos sintomas, o médico vai encaminhar a gestante para um dos hospitais de referência onde será feito o tratamento correto”, explica a infectologista da Unifesp Nancy Bellei.

Como ainda não há pesquisas a respeito deste vírus, não se sabe o seu efeito sobre o bebê no útero. “Naturalmente, quando a gestante é infectada por algum vírus, ele passa para o bebê, mas na maioria das vezes nada acontece. Porém, é muito cedo para afirmações”, diz Soubhi Kahalle.

No caso de sintomas graves de gripe, a indicação do Ministério da Saúde é a utilização dos antivirais, inclusive em grávidas. Ao chegar no hospital, caso faça parte dos casos potencialmente avançados, a gestante começa a tomar os medicamentos. Apesar da indicação do Ministério da Saúde, ainda não há estudos sobre o efeito dos antivirais sobre o feto. “Em todos os estágios da gravidez, a gestante deve tomar antivirais apenas se mostrar sinais graves e perspectiva de piora”, completa Nancy Bellei.

Para reafirmar o poder dos antivirais contra a gripe H1N1, a revista Nature divulgou no dia 13 de julho um estudo que indica estes medicamentos como a única forma efetiva no tratamento inicial da influenza A. Remédios como Tamiflu e Relenza (distribuídos apenas pelo Ministério da Saúde) atuam impedindo que o vírus saia das células em que se instalou e vá para as sadias, o que impede progressos e reduz a infecção já estabelecida. Porém, estes medicamentos devem ser utilizados até 48 horas após o contágio. Depois deste período, os antivirais perdem a capacidade de funcionar adequadamente no organismo.


http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI79121-10571,00-GRAVIDEZ+E+GRIPE+SUINA+O+QUE+AS+GRAVIDAS+PRECISAM+SABER.html

domingo, 26 de julho de 2009

repouso absoluto ou relativo?

Repouso absoluto ou relativo?

O repouso absoluto signififca ficar na cama, sendo necessario as vezes até internação hospitalar - e só levantar-se para ir ao banheiro. No repouso relativo, pode-se alternar entre a cama e o sofá, mas não ficar saracuteando pela casa.

Deve-se lembrar também que a melhor posição para se deitar é de lado, e não de costas, o peso do utero sobre a veia cava dificulta a velocidade de retorno do sangue e a mobilidade intestinal. Alterne a posição na cama para evitar aparição de úlceras na pele.
Original em espanhol

DIRETAMENTE DO REPOUSO...ALO VOCÊ!!!


ONTEM TIVE 24HORAS DE FELICIDADE! sai, fui a um chá de panela de uma amiga de infancia...mas...
alegria de pobre dura pouco!!!!

eu voltei ao repouso, por mais 20 dias!!! Mad

vamos la. Hj levantei do cafe da manha e senti um liquido saindo, fui ao banheiro, a calcinha tava molhada com uma agua semelhante àquela que sai de carne quando descongela. Liguei para a medica, ela estava no hospital, e pediu para eu ir lá.

Bem, meu marido achou desnecessário, porque se eu estou sangrando sempre, este é o meu normal. Não discuti com ele - embora ele estivesse
super alterado, tentando ver a logica de eu ir ao hospital de novo - apenas disse que eu iria ao hospital. Ponto. Sinceramente, não é porque tem algo errado ocorrendo que o errado fica certo.

Eu estou tanto tempo em casa se não tenho 1 centavo! chamei o taxi, e perguntei se poderia pagar depois, que precisava ir ao hospital e era emergencia, o cara quase que me expulsou - não trabalho assim, o taxi não é meu, bla bla bla. Jà fiz isto outras vezes com esta mesma empresa, e os taxistas foram SUPER gente boa, porque me pegaram em casa, sabiam que era só voltar. Bem, este foi um cavalo. Perguntei entao se aceitava cheque, mas que seria cheque nominal, porque também não sabia quem ele era, e se ele fosse assaltado e o meu cheque fosse parar na boca de fumo, seria dificil de eu explicar que foi dado a um taxista que foi roubado, e não a um traficante. Bem...nao precisa nem dizer que ele não gostou da minha ideia, mas me levou mesmo assim.

Cheguei no hospital, liguei pra medica, ela desceu para me atender. Levei a US que fiz na terça-feira, e ela não gostou nada da imagem. Foi sincera - o meu risco de ter um aborto é muuuuuuito grande por causa do mioma. Ela acha que o sangramento é a placenta tentando se fixar, e como o mioma é uma estrutura fibrosa, deve estar com dificuldade. Colocou aquele aparelhinho para escutar o batimento, mas já foi me avisando - É DIFICIL DE ESCUTAR NESTA FASE - e não escutou nada (esperável) mas deu para ouvir o fluxo de sangue no cordão umbilical. Ela ouviu, né? eu aceitei que era porque não consegui identificar foi nada...heheheh

ela disse para eu NÃO ME ACOSTUMAR AO SANGRAMENTO. Que ele deve parar até a 14a semana MAS que vai me dar atestado até a 15a por precaução. Uma semana além para garantir mesmo.

Então, ficarei paradinha nas proximas 3 semanas.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

11 semana

11ª semana

Minha Gravidez Semana a Semana

A medida do feto pode variar e chegar até 60mm e pesar 8g.

Sua cabeça é metade do corpo, pois o cérebro cresce rápido.

O intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. É possível observar estômago e bexiga.

A mamãe pode sentir mais calor nessa fase. Há um aumento do volume de sangue no corpo que também provoca crescimento mais rápido de unhas e cabelos.

Sexo do bebê
Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde da concepção. É o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o sexo do bebê. Sabe por quê?

Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai.

Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.

Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.

Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a "culpa" é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.

agenda de julho

Julho/2009DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado Dia 1:
Ele não está fingindo: é normal o homem entrar em um estado em que ganha peso, sente náuseas e em que seu humor altera com freqüência.

Dia 2:
Lembre-se, refeições menores ajudam a não ter azia. Muita água, alimentos com fibras e exercícios ajudam contra prisão de ventre.

Dia 3:
Todos os órgãos vitais estão formados.

Dia 4:
Qualquer exagero durante a gravidez deve ser evitado. Bom senso sempre faz bem.

Dia 5:
Semana no. 9. O cérebro já pode ser visto em uma ultrasonografia do feto.

Dia 6:
Não fique de estômago vazio por muitas horas: dá azia!

Dia 7:
Intestinos são formados fora do bebê (no cordão umbilical) pois não podem caber dentro do bebê.

Dia 8:
O bebê pesa em torno de 5 gramas e mede 6 cm.

Dia 9:
Entre esta data e a semana de no. 12 é o momento adequado para um ultra-som para avaliar transulência nucal, sindrome de Down e má formação de coluna.

Dia 10:
Os rins tornam-se funcionais e o bebê passa a urinar no líquido amniótico. Órgãos sexuais começam a desenvolver-se.

Dia 11:
Semana no. 10. Já existe por volta de 30 gramas de líquido aminiótico.

Dia 12:
Algumas mulheres vivenciam uma dor ciática (dor lombar e/ou nas pernas): procure seu médico.

Dia 13:
Os dedos dos pés e das mãos tornam-se mais definidos.

Dia 14:
Exercícios farão você se sentir melhor. Mas vá devagar! Mantenha seus batimentos cardíacos controlados.

Dia 15:
Tome cuidado quando exercitar: seu centro de gravidade está mudando. Observe seu equilíbrio. Isto piora a partir do 5º mês.

Dia 16:
As mãos estão mais desenvolvidas que os pés e os braços estão mais longos que as pernas.

Dia 17:
O processo de crescimento continuo dos orgãos do bebê é chamado de "organogenesis" (criação dos órgãos).

Dia 18:
Semana de no. 11. As costas do bebê tornam-se retas.

Dia 19:
Exercícios apropriados ajudam no controle da bexiga e intestinos durante o nascimento. Contraia o períneo várias vezes ao dia (50 vezes aprox.).

Dia 20:
As mães desenvolvem uma grande quantidade de sangue para ajudar seus bebês: coma alimentos com muita proteína e ferro.

Dia 21:
As pálpebras do bebê encontram-se fechadas sobre os olhos em desenvolv.

Dia 22:
Dê preferência a carnes cozidas. Lave bem as verduras e legumes. Não esqueça do vinagre.

Dia 23:
Exame pré-natal. Não deve passar da 12a semana.

Dia 24:
Ossos começam a crescer. As costelas e a coluna vertebral são ainda moles. Somente depois elas endurecem.

Dia 25:
Semana no.12. Quarto Mês Lunar. O embrião torna-se feto.

Dia 26:
O bebê pesa aprox. 20 gramas e mede em torno de 9 cm. de comprimento.

Dia 27:
Nesta época, os órgãos sexuais já estão normalmente diferenciados.

Dia 28:
O cordão umbilical carregando nutrientes para o bebê, já está bem formado.

Dia 29:
Comece a se organizar financ. para a compra do enxoval.

Dia 30:
A placenta pesa por volta de 28 gramas: na época do nascimento pesará em torno de 450 gramas.

Dia 31:
Semana no. 13