terça-feira, 26 de maio de 2009

Matéria REvista Epoca - OS CONFLITOS DA NOVA FAMÍLIA

Os conflitos da nova família

O caso Isabella expôs os conflitos nem sempre declarados entre madrastas, enteados e meio-irmãos. Como lidar com o ciúme, as brigas pelo poder e a rejeição

Martha Mendonça


O modelo clássico de família, em que o casamento era visto como uma instituição indissolúvel, começou a ruir na segunda metade do século passado. A autonomia da mulher, a legalização do divórcio, o aumento do número de adoções e a explosão do número de mães solteiras ajudaram a compor o atual mosaico da nova família. No passado, quando o amor entre homem e mulher acabava, o casamento sobrevivia em nome da coesão familiar. Hoje, ao menos em tese, a aspiração de um dos parceiros à felicidade individual se tornou razão legítima para romper o vínculo do casal. O aumento progressivo do divórcio criou em muitas famílias um emaranhado de papéis: madrastas, padrastos, enteados, meios-irmãos, sogros e ex-sogros provenientes de duas ou mais uniões. Quanto maior o número de casamentos e, conseqüentemente, de “ex” e de descendentes, maior e mais complexa a árvore familiar.

Essas mudanças foram acompanhadas por outra, no discurso para tornar “aceitáveis” essas novas situações e os conflitos que elas naturalmente suscitam.“É comum que o marido ou a mulher – às vezes ambos – levem para o casamento filhos que são fruto de uma relação anterior. Espera-se que isso aconteça sem complicação: afinal, se descasamos e casamos por amor, por que o amor não reinaria pelo lar todo?”, escreveu em artigo recente na Folha de S.Paulo, a propósito do assassinato da menina Isabella Nardoni, o psicanalista Contardo Calligaris. A psicóloga americana Judy Osborne, que estuda a construção de novas famílias há duas décadas e criou o site Stepfamilies Associates, em que discute os mitos em torno do novo núcleo, cita alguns mitos que perturbam as novas famílias: 1) que o amor entre todos os membros se estabelece instantaneamente; 2) as crianças têm de vir sempre em primeiro lugar; 3) padrastos e madrastas são maus; 4) um novo bebê vai criar o elo que falta para todos. “Adultos e crianças precisam se desprender desses mitos e criar sua própria experiência”, diz Judy.

No fórum da Associação de Madrastas e Enteados, há troca de experiências e desabafos. Ali, as ex-esposas são chamadas de “exus”

Quatro anos atrás, em reportagem de capa sobre as “novas famílias”, ÉPOCA afirmava que a instituição familiar tinha se adaptado aos novos tempos e que havia lugar para a igualdade e o respeito entre todos os integrantes. Isso continua a ser verdade. Na maioria das famílias, “ex”, padrastos e enteados convivem em paz. O caso Isabella é uma raríssima exceção em que o conflito parece ter desembocado em uma violência incomum. Por sua estúpida brutalidade, fez lembrar que as transformações da família são fonte de conflitos nem sempre declarados, que podem vir à tona a qualquer momento. É particularmente chocante, nesse sentido, o contraste entre a cena harmônica do pai de Isabella, sua madrasta e seus meios-irmãos de mãos dadas, fazendo compras no supermercado, e o crime bárbaro cometido horas depois, pelo qual o casal foi indiciado.

Nem sempre, principalmente nos primeiros anos do segundo, terceiro ou enésimo casamento, as relações são amenas. Ciúme, brigas pelo poder, a sombra dos ex-cônjuges e dificuldades de relacionamento entre os enteados podem ser o estopim de uma guerra. O psicólogo americano James H. Bray, do Baylor College of Medicine, em Houston, no Texas, acompanhou 200 novas famílias e as classificou em três categorias:

– a “neotradicional”, em que os casais têm uma relação extremamente sólida. As questões dos filhos de um lado ou de outro são resolvidas de forma cúmplice e firme, em parceria. Essas famílias não têm expectativas de perfeição e aprendem com os erros. Costuma ser a que dá mais certo, mas é também a mais rara;

– a “matriarcal”, em que a mãe é a figura central do grupo e o novo marido, padrasto de seus filhos, tem o papel de companheiro, mas mantém distância da rotina e da educação das crianças;

– a família “romântica”, em que se espera o mesmo padrão de afeto da família nuclear tradicional – e por isso seus membros não reagem bem aos conflitos normais desse tipo de arranjo. É nesse tipo, segundo Bray, que costuma haver a maior parte das separações. Casais que decidem formar uma nova família, segundo ele, precisam fazer uma espécie de “planejamento”. “Discutam o que caberá financeiramente a cada um, deixem claro o que cada um pode ou não pode em relação aos enteados. E, sobretudo, façam um pacto de fidelidade aos problemas um do outro. O casal é a base da família. Se está forte, todo o resto será beneficiado”, diz Bray.

Fernanda Carlos Borges, filósofa, autora do recém-lançado livro A Mulher do Pai (Summus Editorial), afirma que “a família que vive no imaginário coletivo ainda é a família nuclear. Mas a família não-nuclear é a realidade de metade dos brasileiros e está na discussão dos lares”. Segundo Fernanda, “quando há diferença entre essa família-padrão e a nova família, surgem a ansiedade e o sofrimento, porque ela não incorpora os personagens desse imaginário ultrapassado.”

Harmoniosos ou conflituosos, a tendência é que haja um aumento desses novos núcleos. Nas últimas duas décadas, o número de divórcios quadruplicou, segundo o IBGE. Em dez anos, o índice de casamentos que envolvem pelo menos um divorciado cresceu de 7% para 12%. Os números oficiais não representam inteiramente a realidade brasileira, composta de um número maior de enlaces informais, fora dos registros. São as “famílias reconstituídas” – como as classifica o meio acadêmico. Esse novo desenho de família é um fenômeno da sociedade ocidental. Nos Estados Unidos e na Europa, estima-se que as separações triplicaram desde os anos 70.

O CAÇULA
O professor Elton Maravalhas tem três filhos do primeiro casamento: Fernanda, de 15 anos (de verde), Rafaella, de 13 (de preto), e Felipe, de 11 ( de azul). A mulher, Ana Cláudia Vivacqua, tem um menino da primeria união, Gabriel, de 13 anos (de camiseta branca). Eles admitem que a caçula, Rebecca, de 2 anos, fruto da união do casal, desperta ciúme

Nesse quebra-cabeça, as famílias “recasadas” ainda se sentem incertas sobre seus papéis. Padrasto pode dar bronca? O filho de um pode dormir tarde e o do outro não? “Crianças de fim de semana” devem ajudar nas tarefas domésticas? Qual o papel de um adulto que convive com uma criança e não é pai ou mãe dela? Entre essas discussões, uma das mais comuns é o papel da madrasta. Na tese Mães e Madrastas: Mitos Sociais e Autoconceito, Denise Falcke, psicóloga e terapeuta de casais da PUC do Rio Grande do Sul, mostra quanto é difícil para a madrasta saber qual é o papel dela na família. “Qualquer atitude dela que aparentemente se afaste da idéia de mãe perfeita passa a ser sentida como uma ameaça da chegada da madrasta malvada”, diz Denise. “Se a madrasta exige alguma atitude dos enteados, algo cotidiano, como a arrumação da casa ou alguma reivindicação do companheiro em relação aos filhos, isso tudo logo é visto como falta de paciência ou maldade. Elas se sentem perdidas.” Denise constatou que as mulheres costumam ter mais ciúme que os homens e se colocam em desvantagem em relação aos filhos dos companheiros.

É mais comum a mulher ter ciúme e formar “triângulos” com o marido e os enteados que o padrasto com os filhos da mulher. Psicóloga e autora dos livros Quando o Homem da Sua Vida já Tem Filhos e 100% Madrasta, a paulistana Roberta Palermo criou a Associação de Madrastas e Enteados, que organiza encontros e palestras sobre o tema. No fórum do site da associação, madrastas trocam experiências e fazem desabafos quase sempre muito parecidos. Sentem-se desrespeitadas pelos enteados, injustiçadas pelos maridos e confrontadas por suas ex-esposas – que na gíria do fórum são chamadas de “exus”. Uma delas, em crise, escreve que o enteado adolescente resolveu morar com eles “logo agora que meu marido resolveu reverter a vasectomia para termos nosso bebê!”. “Madrastas e ex-mulheres são ingredientes de uma bomba-relógio”, diz Roberta, que diz ter superado os problemas iniciais que teve ao se casar com um pai de dois filhos pequenos.

Pai de cinco filhos, de 3 a 20 anos, de quatro casamentos, o empresário carioca Antônio Cardoso, de 52 anos, diz que o conflito entre as crianças e a mulher da vez pesou em seus dois últimos divórcios. “Sou um pai que gosta de estar presente. Ao me divorciar, nunca virei um ‘ex-pai’. Mas minha mulher sempre queria deixar os enteados de lado, e isso se agravava quando nascia o filho dela”, afirma. No atual casamento, em que teve duas filhas, hoje com 5 e 3 anos, Cardoso reconhece que não é diferente. Para passar mais tempo com os filhos dos relacionamentos anteriores, a solução foi chamá-los para trabalhar com ele. “Estou no centro de um cabo-de-guerra de ciúme e inseguranças, seja entre madrasta e enteados, seja entre os próprios meios-irmãos”, diz.

O conflito é maior enquanto a nova mulher ainda não tem filhos. “É a frustração do desejo de ser a primeira a dar filhos àquele homem”, diz o psicólogo Sócrates Nolasco

Não faltam obstáculos para a harmonia nos novos núcleos. “O primeiro deles é o desrespeito com o passado do outro”, diz Eliana Riberti, psicóloga e mediadora em Varas de Família de São Paulo. Nessas Varas, são comuns casos de homens e mulheres que não aceitam a proximidade entre seus companheiros atuais e os “ex” – e vice-versa. “A má influência dos ex também chega, indiretamente, através das crianças”, diz a psicóloga. É a “crise de fidelidade” dos filhos em relação ao pai ou à mãe responsável pela desavença: eles se tornam agressivos com o padrasto ou a madrasta, fazendo transbordar o ciúme.

O antigo arranjo do “fim de semana sim, outro não” deu lugar a vários tipos de acordo que dão ao homem separado mais tempo com os filhos de casamentos anteriores. Era inevitável que isso alterasse a relação desse homem com a nova companheira. “Quando a madrasta não aceita o enteado, na verdade não está aceitando o passado do marido. Um filho é um vínculo de carne e osso com a ex-mulher”, diz Anne Lise Scapatticci, psicanalista infantil e doutora em saúde mental pela Escola Paulista de Medicina. “E o pior: é um vínculo que vem antes dela.”

O leva e traz de uma casa para outra é muito comum. Os especialistas afirmam que usar as crianças como “pombos-correios” é um desrespeito às crianças. Casada com o analista de sistemas Alexandre Silva, de 39 anos, a veterinária carioca Bianca Couto é mãe de Paola, de 12, e madrasta de Camila, de 11. Bianca confessa que sempre questionou os mimos do marido com Camila. Ela queria continuar dormindo com o pai, como fazia antes do segundo casamento. A relação pouco amigável de Alexandre com a ex-mulher resultou num convívio frio entre Bianca e Camila. A situação piorou quando Bianca descobriu que a enteada contava para a mãe as brigas na casa do pai. “Perdi a paciência, briguei com o Alexandre e com a Camila. Depois conversamos. Mas a verdade é que, quando ela está, não me sinto à vontade, não sou eu mesma”, afirma Bianca. Camila diz apenas que acha “muito chata” a situação. Hoje, as duas fazem terapia para desatar os nós.

A disputa entre meios-irmãos por atenção pode até pôr fim a casamentos. Os desentendimentos entre a nova mulher, Renata, e os filhos acabaram com o relacionamento do paulista Ronaldo Toseti, hoje com 47 anos. Inicialmente, Ronaldo vivia com os filhos, de 17 e 14 anos, e namorava Renata. Quando todos passaram a viver sob o mesmo teto, Renata se incomodou. “Passei a exigir uma mudança de hábitos, uma divisão de tarefas, uma disciplina maior”, diz Renata. Ronaldo afirma que a filha não respeitava a privacidade da madrasta. “Eram brigas verbais sérias. Minha filha mexia nas coisas da Renata.” Essa situação durou quase um ano, até que o casal resolveu procurar uma terapeuta familiar. Até os filhos foram às sessões. Não adiantou. A filha voltou a morar com a mãe e o casamento acabou. “Fiquei muito mal. Emagreci, sofri, chorei. Fiquei sem mulher e sem filha”, afirma Ronaldo.

“As pessoas se separam para fugir de determinadas tensões e, ao se casar de novo, substituem-nas por outras”, diz o psicólogo carioca Sócrates Nolasco. Estudioso do universo masculino e autor de livros como O Mito da Masculinidade e De Tarzan a Homer Simpson (editora Rocco), ele diz que em seu consultório muitos homens em segundos e terceiros casamentos reclamam da rotina de ciúme e desentendimentos envolvendo filhos, ex-mulher e atual mulher. Os conflitos são maiores quando a nova mulher não tem filhos. “É a frustração do desejo de ser a primeira a dar filhos àquele homem”, diz Nolasco. Sob pressão de dois – ou mais – lados, os homens muitas vezes se calam, o que faz o problema crescer. “Eles receiam que o casamento fracasse novamente. Acabam cedendo à mulher para encerrar o assunto.”

Na família da dona de casa curitibana Ana Cláudia Vivacqua, de 37 anos, e do professor Elton Maravalhas, de 44, isso envolve muita gente. Maravalhas tem três filhos do primeiro casamento – Fernanda, de 15 anos, Rafaella, de 13, e Felipe, de 11. Ela tem um menino, Gabriel, de 13 anos, de sua primeira união. Juntos, têm ainda a pequena Rebecca, de 2 anos. “Confesso que achei que seria mais simples”, diz Elton. Todos têm ciúme da caçula, em especial Felipe, que por algum tempo foi o mais novo da casa. “Ele cria confusões para ter a minha atenção exclusiva”, diz o pai. De dois anos para cá, a convivência entre todos, que só ocorria nos fins de semana, passou a ser em tempo integral, desde que a mãe dos meninos perdeu a guarda das crianças, por problemas pessoais.

O casal tenta criar regras para o convívio de todos. Com sete pessoas e uma casa grande – comprada recentemente para acomodar todos –, é necessário que cada um contribua com alguma tarefa. Eles esbarram em um problema básico dos novos lares: como impor autoridade, quando não se é o pai (ou mãe)? Ana Cláudia, a madrasta, assumiu o papel de mãe. Mas não é mãe. Freqüentemente, quando Maravalhas chega do trabalho, recebe o que chama de “relatório do dia”. É comum que Ana Cláudia se queixe da desobediência dos enteados. Maravalhas confessa que muitas vezes não sabe que decisão tomar. “Esse arranjo de família ainda não tem manual”, diz.

Os conservadores culpam o modelo moderno de família pela existência de conflitos. Para o padre Jesus Orthal, teólogo e reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a questão não começa na família reconstituída – e sim na família desfeita. “A separação contradiz o que foi prometido ao outro. Quando surgiu a lei do divórcio, falou-se em exceção. Hoje, virou regra. Separar-se é quase como mudar de roupa”, afirma.

ACORDOS
O diretor José Alvarenga e a atriz Helena Fernandes tiveram juntos Antônio, de 5 anos (de amarelo), e Lucas, de 4 (de verde). O filho de Helena, Yan, de 19 anos (de branco), e o de Alvarenga, Pedro, de 12 (de preto), tiveram de se adaptar. “Vivemos em eterna negociação”, diz a atriz

O diálogo é a receita básica de psicólogos para reorganizar a família. Casados há oito anos, o diretor de cinema e TV José Alvarenga, de 47 anos, e a atriz Helena Fernandes, de 39, têm quatro filhos: Yan, hoje com 19 anos, é do primeiro casamento dela; Pedro, de 12, é da união anterior dele. Juntos, têm Antônio, de 5, e Lucas, de 4. O casal diz que hoje consegue viver em harmonia, mas que o nascimento dos pequenos desestabilizou os mais velhos, que perderam o papel de “filhos únicos”. Yan teve de fazer terapia. “Eu sabia que meu espaço ia ser atropelado”, diz ele. Pedro se queixa até hoje. “Prefiro ficar na casa da minha mãe. Meus irmãos menores me chateiam o tempo todo”, afirma. Segundo Helena, nunca houve uma grande crise, mas a vida de família “é uma eterna negociação”.

Famílias irregulares sempre existiram no Brasil. Os europeus trouxeram para o Novo Mundo a família tradicional, sacramentada pela Igreja, com filhos legítimos educados de forma cristã. Mas a prática era bem diferente. “O que houve por aqui foram núcleos compostos também de concubinas, filhos ilegítimos, agregados, adotivos e mulheres sozinhas que enviuvavam e casavam-se novamente”, diz a historiadora Mary del Priore, autora do livro A Família no Brasil Colonial (editora Moderna). As mulheres entraram no mercado de trabalho, ganharam independência financeira e sexual e a família acompanhou essas transformações. “Hoje, nos debatemos entre o desejo de multiplicidade de parceiros sexuais e a estabilidade necessária aos filhos.”Apesar das mudanças, a família continua a ser o núcleo básico da sociedade, o espaço por excelência da transmissão de valores de uma geração para outra. “É em casa que aprendemos o que é certo e o que é errado. É ali que está a nossa sustentação”, afirma Mary del Priore.

A terapeuta de família paulistana Lídia Aratangy diz que, embora haja conflitos de naturezas diferentes, as saídas para a resolução dos problemas na nova família passam pelas mesmas da família tradicional: tolerância para lidar com as diferenças, bom humor para enfrentar as dificuldades e controle das próprias fantasias e inseguranças. Lídia alerta sobre o risco das generalizações. A tragédia de Isabella pôs os holofotes sobre um problema real das novas famílias, mas isso não deve resultar numa “demonização” das madrastas ou das uniões de casais separados. “Muitas crianças espancadas e seviciadas vêm de famílias ditas ‘estruturadas’. E muitas crianças felizes e bem cuidadas vivem entre a casa do pai e a casa da mãe”, afirma. Lembrar-se disso é o primeiro passo para uma convivência harmoniosa.

O caminho para viver em harmonia

Não apagar o passado

Obrigar o marido ou a mulher a não falar com, ignorar ou tratar mal o(a) ex – especialmente quando há filhos no meio – é um grande erro. Deve-se tratar do assunto com delicadeza, mas sem receio

Evitar comentários maldosos

Não se deve falar mal do pai ou da mãe do enteado na frente dele. “A tendência da criança é ser fiel aos pais. Isso a põe contra o padrasto ou a madrasta. É o começo da maioria dos conflitos”, diz a psicóloga e mediadora de família Eliane Riberti

Tratar o ciúme com leveza

Em vez de se afastar ao ver o cônjuge brincar com o enteado, é bom juntar-se à brincadeira. “Vale até abrir o jogo e dizer que quer um pedacinho dela para você também. Vai relaxar o ambiente”, diz a psicóloga Judy Osborne


Impor-se com diplomacia

Ao ouvir a célebre frase “Você não é minha mãe!”, não se deve responder no mesmo tom. “Diga que você não é a mãe, mas é alguém que se preocupa com ele”, diz a terapeuta Denise Falcke. Depois, pode-se relatar o que ocorreu ao pai da criança e pedir que ele converse com o filho


Criar regras claras

Crianças devem saber que na casa do pai é de um jeito e na da mãe pode ser de outro


Delimitar os espaços

O enteado deve respeitar o que é do padrasto ou da madrasta. Mesmo que seja uma criança pequena, cabe ao pai ou à mãe ensiná-la sobre a privacidade


Não engolir sapos

“É um dos comportamentos mais nocivos”, diz a filósofa Fernanda Borges. Conflitos devem ser discutidos


Tratar todos com igualdade

Tudo varia de acordo com a idade, mas abrir exceções e criar privilégios em casa cria confusão e incita a briga entre irmãos e meios-irmãos


Conquistar os enteados

É comum as crianças testarem a autoridade do padrasto ou da madrasta. Muitas vezes, elas fazem comparações favoráveis ao pai ou à mãe. Padrastos e madrastas devem ser compreensivos e não levar para o lado pessoal. Procurar conhecer os gostos do enteado e buscar assuntos em comum, que criem vínculos com ele, são idéias que reforçam o relacionamento

Organizando a Mala...

A sua viagem é amanhã e você ainda não arrumou nada. E quando abre a mala sobre a cama para começar a acomodar as coisas ... parece que todas as suas tralhas são indispensáveis! Calma. Respire fundo e vamos lá. Existem alguns truques que podem ajudar muito nessa hora. Você pode aprender a escolher os seus pertences e arrumar a mala aproveitando todos os espaços, basta um pouco de disciplina e toques de mestres.

Em lilas, as minhas contribuições!


Modelo

  • Ao comprar sua mala, escolha modelos que tenham rodinhas. O formato permite o melhor acondicionamento das coisas e seu transporte é muito mais fácil.

  • É sempre bom personalizar sua mala para que não haja confusão, já que é bem provável que alguma outra pessoa tenha uma do mesmo modelo. Coloque uma etiqueta de identificação, um chaveiro ou um cadeado colorido, por exemplo. Eu coloco um laço azul, berrante. É feio, mas ninguem quer a minha mala!

Bagagem de mão

  • Embale primeiro as coisas que você obrigatoriamente usa no dia-a-dia. Exemplo: remédios, lentes, óculos e etc. Guarde tudo isso na de mão. é bom levar, na bagagem, uma mini farmacia, com o basico: remédios de uso contínuo (leve junto uma receita), analgésico, antitérmico, antigripal, antialérgico, digestivo, repelente, protetor solar, colírio, acessórios para lentes de contato e pastilha para dor de garganta, além dos produtos de higiene pessoal.

  • Leve também a sua passagem, documentos e uma muda de roupa, afinal, imprevistos sempre podem acontecer. Particularmente, não levo uma muda de roupa, mas sim uma muda de calcinha e outra par de meias. Por pior que seja o imprevisto, de calcinha nova você está pronta pra tudo!!! hehehe Levo também uma toalhinha, daquelas de lavabo. Nunca tinha usado, até que uma conexao demorou quase 3 vezes o tempo normal (era para ser de 3 horas, virou 9). Tomei um "mini banho" com a toalhinha no banheiro: limpei axilas (com a toalhinha), lavei o rosto, troquei calcinha e meia. Estava pronta para seguir viagem, e bem mais apresentável na chegada.

  • Os cosméticos e outros produtos líquidos devem ser embalados em sacos plásticos para conter possíveis vazamentos. Você também pode optar por kits em tamanhos reduzidos. A natura tem uma necessaire de viagem que é maravilhosa! tem potes para tudo: hidratante, shampoo, condicionador, creme para as maos, para os olhos...vale a pena o investimento. Comprei no lançamento, em promoção. A necessaire é linda, e ainda pode ser pendurada no banheiro. Mas ela tem que ser despachada, acho que não dá para levar na de mao. SE optar por levar em tamanho normal, não se esqueça de envolver em um saco plastico. Eu sou meio exagerada, eu fecho com o saco plastico, e ainda passo durex na abertura, para evitar qualquer chance de vazamento.

  • Equipamentos eletrônicos – máquinas fotográficas, filmadoras – e outros objetos de valor devem ir na mala de mão também. Verifique a voltagem no destino. Muitas coisas sao bivolts, mas vá que o seu secador de cabelo é 110, e o destino é 220? melhor não arriscar.

Roupas versáteis

  • Na hora de escolher quais roupas levar, não banque a rainha da Inglaterra e lembre-se de que não vai precisar desfilar um modelo diferente por dia.

  • Leve roupas versáteis, que podem ser usadas durante dia ou noite. Evite estampas, pois elas são mais difíceis de combinar e de esquecer (é aquilo que todo mundo repara nas suas fotos...) Quando viajo para lugares frios, levo os acessorios de cores diferentes - vermelho, azul, rosa....nas fotos, o casaco é o mesmo, básico, preto, mas o complemento já transformou em outra roupa.

  • O trunfo são as peças que podem ser combinadas de vários jeitos, como preto e branco e jeans e blusinhas.

  • A grande contribuição da indústria moderna são os tecidos que amassam pouco ou nem amassam, como malhas e microfibras. Não podem faltar!

Arrume a mala

  • Primeiro, no fundo, vão os sapatos, devidamente embalados em saquinhos de tecido.

  • Acima dos sapatos vão as calças. Para que elas não amassem muito, coloque-as com as pernas para fora da mala e só dobre depois de ter colocado todas as outras coisas. Nunca dobre mais do que duas vezes.

  • Em seguida, coloque casacos e paletós, virados do avesso, com as mangas para dentro e dobrados apenas uma vez, ao meio.

  • Agora é a vez das saias e vestidos, também do avesso e com apenas uma dobra.
  • As camisetas e blusinhas vão enroladas, sobre as saias e vestidos.

Inverno

  • Se você está indo para uma filial do pólo-norte ou algum outro lugar frio, ao invés de levar um casaco enorme e pesado, opte por um blazer e um suéter que possam ser usados juntos.

Calçados, meias e roupa íntima

  • Eu sei que é difícil, mas leve apenas um par de sapatos formal, um informal e uma sandália. Todos já devem ter sido usados, para não machucar seus pés. Eu levo poucos sapatos para viagem - você acaba usando os mesmos, e rouba espaço na mala. Na praia, a gente sempre acha A RASTEIRINHA que era o que faltava para completar o vazio interior...é bom deixar espaço para isto!

  • Meias e roupas íntimas devem ser acondicionadas em saquinhos de tela, plástico ou pano e colocadas dentro dos sapatos. poupa um senhor espaço!

  • Os sapatos vão no fundo da mala ou nos vãos que sobrarem.

  • Cintos também devem ser enrolados e colocados nos vãos livres.

Roupas sujas

  • Devem ser colocadas em saquinhos para que não se misturem com as sem uso. Uma ótima opção são aquelas embalagens de lavanderia que têm nos quartos de hotel. Eu brinco que os sacos das compras que fizemos servem nesta hora! Se nao tiver embalagem suficiente, vao as sacolas da viagem mesmo. Há algumas malas que têm 2 partes, e eu adoro a minha (rasgou, tenho que consertar). As roupas sujas nem chegam perto das limpas.

Acessórios

  • Leve poucos acessórios, que combinem com a maioria das roupas, e não leve jóias caras em suas viagens.

  • Echarpes, lenços, cintos, brincos e colares não fazem volume e são fundamentais para criar looks diferentes. Prefira bijuterias, assim você evita transtornos em caso de extravio. Há bijoux lindissimas! Lembro que uma vez, estava com uma amiga no metro de nova york, e umas 3 pessoas vieram perguntar onde ela havia comprado o brinco. A resposta? - NA FEIRA DA TORRE DE TV EM BRASILIA. Com certeza estava mais original do que andar com uma joia da HStern.

Economize a tinturaria

  • Para desamassar as roupas de tecidos leves, pendure-as roupas em um cabide e coloque no banheiro enquanto toma um gostoso banho morno. O vapor ajuda e desamassar as roupas. Ajuda não, o vapor É O CANAL para desamassar roupa!!!!

Mimos, presentes e lembranças

  • Se for a uma viagem de compras ou tiver planos de trazer diversas lembranças – ou até roupas e cosméticos incríveis – de sua viagem, leve uma mala vazia dentro de sua mala. Esta é a diferença: já vi gente desesperada arrumando mala e vendo qeu não ia caber tudo o que comprou...saindo às pressas para ver se comprava ALGUMA COISA, QUALQUER COISA que pudesse acomodar o que tinha que trazer de volta.

Sem encrenca

  • Não esqueça de levar uma caixinha de costura, daquelas bem pequenas, para pregar aquele botão que escapou ou costurar aquele furinho que você não tinha notado. Aqueles kits que vendem em 1,99 quebram um senhor galho.

  • Guarde objetos pontiagudos ou cortantes – como alicates, lâminas ou lixas de metal – na mala que irá despachar, para evitar problemas na hora do embarque. Aqui a questão não é evitar problema: você não embarca com uma simples lixa de unha de metal!!!! Despache tudo o que for (ou parecer) cortante.

- Mas vou levar só isso?!

Se faltar algo, compre quando chegar ao seu destino! A menos que esteja indo para uma ilha deserta ou uma trilha de ecoturismo radical, todos os lugares do mundo têm de tudo! E boa viagem!

Fonte: www.organizesuavida.com.br


Arrumando a Geladeira

Boa noite!

recebi por email, e achei interessantissimo!!!!

Geladeira e Congelador

Geladeira - A faxina deve ser feita todas as semanas:

Um dia antes da compra de perecíveis, fazer a faxina na geladeira.

A faxina deve ser feita toda semana, pois é um aparelho que usamos diariamente, colocando e tirando alimentos.

Muitas vezes, alguns resíduos ficam na geladeira e se não forem limpos, podem deixar cheiros desagradáveis.

Antes de começar a limpeza, desligue o aparelho da tomada.

O melhor material é uma bucha suave e detergente ou sabão neutro.

Nunca use produtos abrasivos ou muito fortes, Além de deixar cheiro, corrói o esmalte.

Tire tudo o que estiver na geladeira e na porta dela. Tire as gavetas e lave-as. Passe um pano úmido em todos os lugares. Depois uma bucha com sabão ou detergente neutro. Enxágüe com um pano úmido, até estar bem limpa. Seque com um pano seco e limpo. Vá arrumando suas coisas, como de costume dentro da geladeira. A borracha da geladeira, também deve ser limpa do mesmo jeito.

Por fora faça o mesmo.

1. Organize a geladeira para quando chegar com a compra no dia seguinte.

2. Coloque algumas folhas de louro no interior da geladeira para absorver odores fortes de alimentos.

3. Você pode pôr também um pedaço de carvão, pois, além de tirar odores fortes, ele absorve o excesso de umidade.

4. Não coloque muito peso na porta da geladeira.

série - ALFORRIA DO FOGÃO - 2a parte

Há coisas que podem (e devem) ser pré-preparadas. Ou você acha que nos restaurantes todos os pratos estão ali do estado “cru total” e em 30 minutos no máximo chegam na sua mesa? Não. Muitas vezes o arroz do risoto é pré-cozido, o molho está no ponto, e em 20 minutos você come aquele prato delicioso, e não entende porque fica 50 minutos em casa para fazer o mesmíssimo prato.

Há receitas que faço que são parte “natural”, parte “industrial”. O filé ao molho madeira que faço é quase um carro chefe, mas não conto nem sob tortura aos demais que o molho que coloco não é meu, é uncle benz. Só finalizo com champignons, para dar um dar mais caseiro ao prato. Tempo de preparo? Rapidíssimo!!!!!!

Para ganhar tempo, se você come verduras cozidas todos os dias, cozinhe tudo no mesmo dia. Cozinhe separadas, e coloque em potes, também separados, e retire o que vai usar no dia. Assim, você terá sempre chuchu, beterraba, cenoura, couve, prontos. O tempo que você vai gastar é só de colocar na saladeira, e jogar uma maionese, se quiser.

Acho que usamos pouco a panela de pressão. Percebi isto quando a minha empregada colocou quase tudo na panela de pressão. Batata para fazer o purê? Foi pra lá. Usamos mais para cozinhar só o feijão, mas temos que ter a panela de pressão como um senhor aliado! Aprendi até a fazer arroz na panela de pressão, fica pronto em 3 minutos, e já me salvou várias vezes.

Lasagna – faça, e congele. É algo maravilhoso quando você chega em casa cansada, pedindo um banho e uma cama, mas o estômago está ali, vazio, e você tem que mandar alguma coisa para dentro. Cuidado só com o molho branco, que não pode ser congelado. Não sei como as empresas fazem o molho branco delas, pq não talha. Já tentei congelar molho branco mas o máximo que consegui foi estragar a lasagna. Eu monto, deixo esfriar, levo para a geladeira (para esfriar mais um pouco), e depois pro freezer. Acho que pode colocar direto no freezer, né?

Sopas – nestes dias frios, sempre fazemos sopas umas 2 vezes por semana. Sobrou? Vai pro freezer, na semana seguinte é só usar.

Coisas que normalmente congelo: - almôndegas (uma maravilha!!!!!), arroz (é em ultimo caso, porque depois que aprendemos o de panela de pressão, o congelado não é tão bom assim). Coisas pré-feitas, é só concluir o prato – strogonofe. Sempre tenho congelado os cubos de frango já temperados e fritos. Serve tanto para um strogonofe quanto para um frango xadrez (o rei da praticidade!!!!! Mesmo sem estar pré-frito, ele é feito em 30 minutos). Pro frango xadrez, é só adicionar o molho, pimentões, cebola, e o prato está feito. Bife: sempre temos bifes prontos congelados. Você faz numa sentada vários bifes, e congela, de preferência já separado nas porções que vai usar. O que acontece: se quiser comer um arroz, salada e bife, é só fazer o arroz, no tempo que o arroz é feito, o bife descongela, você pode até dar uma passadinha na frigideira só para dar uma renovada nele. Ou então, pegar algum molho pronto (o madeira mesmo), e jogar no bife. Quem sabe picar em pedaços menores, adicionar broto de feijão e shoyo? As combinações ficam ao seu gosto, mas a vantagem é: fritura suja muito. Isto você não vai ter problema. O bife já estará lá, a cozinha já foi limpa dias atrás, e você só vai se beneficiar do trabalho que teve num único dia!!!!

Antes de descobrir minha intolerância ao glúten, sempre tinha empadas e tortas congeladas. São outra mão na roda, elas praticamente substituem uma refeição inteira. Um empadão congelado pode salvar a fome de uma terça-feira em que o trânsito estava caótico, e você chegou super tarde em casa. Enquanto toma aquele banho relaxante, seu jantar vai ser descongelado.

Faço isto sempre que sei que minha semana será tumultuada. As duas últimas semanas foram assim. Tive aula 2ª, 3ª, 5ª, 6ª pela manhã. A tarde, eu trabalho. Saía de casa as 9h00 e voltava às 21h00. Como já estavam os pratos pré-preparados, o tempo em que gastei para fazer o jantar não foi mais do que 20 minutos. Parece milagre? Não, não é. Acaba sendo fruto de necessidade – ninguém gosta de chegar tarde da noite, e ainda partir para pilotar um Brastemp, Continental, Eletrolux, Cônsul, GE, ou similar. Claro que tem dias que me sinto mais inspirada, uso os ingredientes frescos, faço e aconteço...mas não dá para ser assim todos os dias.

Acredito que é melhor comer algo que fizemos, que sabemos a quantidade de gordura usada, sabendo que não foi reaproveitada, a quantidade de sal e açúcar, sabemos se o alimento é saudável ou só parece saudável. Vale a pena “perder” um dia (sim, faço isto tipo numa tarde de sábado quando sei que a semana vai ser tumultuada), e ganhar de segunda a sexta.

série - ALFORRIA DO FOGÃO

Quantas vezes já ouvimos nossas maes dizerem que perdem sei lá quantas horas fazendo um almoço? Tenho uma tia que passa o dia inteiro na beira do fogao. Termina de fazer o café da manhã, é hora de começar o almoço, e entao, após lavar a louça do café da manhã, poucas horas depois, já tem que se preparar o jantar.

Eu sempre fui super pratica na cozinha, nunca perdi muito tempo fazendo um prato (e nem gosto de pratos que me deixem mais do que 30 minutos em pé!!!! este é o meu limite!!!!)

coisas que faço para ganhar tempo:

- leio a receita até o fim

- separo todos os ingredientes previamente (vai que falta alguma coisa???)

- vejo se há outra coisa que posso fazendo enquanto o prato espera....quem sabe nao dá para fazer a sobremesa enquanto o jantar está sendo preparado?

Encontrei este artigo no site dos Vigilantes do Peso nos Estados Unidos. Sao Dicas ótimas!!!!

divirtam-se.

DEIXE DE SER ESCRAVA DO FOGÃO!

Original em Inglês – Leslie Fink, MS, RD. Fonte: http://www.weightwatchers.com/util/art/index_art.aspx?tabnum=1&art_id=11771

Precisando de idéias? Quer algumas idéias de petiscos? Na série de perguntas e respostas, os nutricionistas dos vigilantes do peso respondem a perguntas relacionadas a comida, nutrição e perda de peso.

- SOCORRO!!! Preciso de idéia de comidas que me deixem for a da cozinha e mais com a minha vida!

De vez em quando eu gosto de me dedicar de corpo e alma a receitas como o risotto, mas normalmente a minha agenda não permite este luxo. Fazer o jantar se tornou algo a ser resolvido em 15 minutos, e almoços precisam estar prontos em 10 minutos, ou menos!!!! Aqui estão minhas dicas favoritas para ter comida na mesa, de maneira rápida:

= comidas de conveniencia

Voce pode passar horas cozinhando o feijão, ou então comprar aqueles já prontos. Vê também pode ficar horas descascando e fatiando os vegetais para a alegria do seu coração, ou então basta comprar os vegetais congelados. Você paga mais pela conveniência, mas está ganhando tempo. Você está gastando dinheiro para investir em você.

= comidas instantâneas.....porções adequadas.

Verifique se você tem arroz instantâneo, macarrão de lasagna que não precisam ser cozidos (aqueles que vão direto ao forno). Veja se as porções que você compra são compatíveis com o que você vai usar, para que você não perca tempo abrindo, medindo. E não esqueça de comprar saladas, procure frutas frescas, etc etc.

= Ganhe tempo!!!!! DOBRE AS PORÇÕES.

Se você vai “perder” tempo com algo que seja congelável, como uma lasanha, sopas, dobre ou triplique as receitas para futuras refeições.

= além do café da manhã

Algumas coisas normalmente usadas no café da manhã podem servir de base para uma refeição noturna. Uma omelete de vegetais, por exemplo. Traga suas refeições favoritas para o jantar (e ganhe tempo). Quem disse que você não pode servir sanduíches?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

COMO TIRAR MANCHAS?

Como tirar manchas de óleo?
Você tem algumas opções para se livrar desta mancha.
Limpe o local com álcool ou benzina e lave em seguida com água e sabão neutro.
Outra opção é fazer uma mistura com uma parte de água oxigenada com quatro partes de água fria e passar em cima da mancha.
Em seguida lave com sabão em pó. Esta opção pode ser mais indicada para o tecido branco, pois o colorido pode desbotar.
Como tirar mancha de coca cola de tecidos?

Basta limpar a mancha com água bem fria ou até um pedaço de gelo. Depois lave normalmente. A água morna ou quente sempre ajuda a fixar a mancha.
O que fazer para tirar a mancha de molho de tomate?

Primeiro coloque detergente neutro em uma colher (chá) e despeje em um copo de água morna. Passe sobre a mancha. Em seguida, misture uma colher (chá) de amônia em meio copo de água.Passe sobre a mancha.Por fim, passe esfregue o local com uma esponja com sabão neutro e enxágüe com água.
Como tirar mancha de batom de tecido?

Você tem algumas opções para se livrar desta mancha. Limpe o local com álcool ou benzina e lave em seguida com água e sabão neutro. Outra opção é fazer uma mistura com uma parte de água oxigenada com quatro partes de água fria e passar em cima da mancha. Em seguida lave com sabão em pó. Esta opção pode ser mais indicada para o tecido branco, pois o colorido pode desbotar.
As camisas de cores claras do meu marido sempre ficam com manchas amareladas em baixo do braço. Como faço para tirá-las?

Essas manchas ocorrem porque provavelmente ele veste a camisa enquanto o desodorante ainda não secou. É a reação do desodorante ainda líquido com o suor. Para tirar esta mancha é preciso colocar sobre ela uma solução feita com metade de álcool e metade de amoníaco. Mas cuidado com este último produto, pois é tóxico. Outra opção é deixar a peça de roupa de molho em solução de água e sal.
Caiu shoyo na minha roupa. O que eu faço?

É fácil. Peça ao garçom um pouco de nabo ralado e esfregue em cima da onde caiu o shoyo. Você verá que as manchas irão sumir na hora. Se necessário, peça mais e repita o processo. Se, por algum acaso, você esquecer de fazer na hora, faça o mesmo logo que chegar em casa
Derramei vinho tinto na minha toalha favorita e não sei o que fazer.

Simples. Tire o excesso de vinho com um guardanapo, em seguida coloque um pano em baixo da toalha e coloque vinho branco em cima da mancha vermelha. Deixe um tempo e, em seguida, lave a mancha com água morna.
O que fazer quando a roupa do seu filho ou marido chega cheia de graxa?

Em primeiro lugar, retire o excesso da graxa com papel absorvente. Depois, misture aguarrás e água na mesma quantidade e aplique sobre a mancha. Outra opção é aplicar benzina sobre o local. Deixe agir por alguns minutos e lave normalmente.
O que fazer quando algo gorduroso cai na roupa?

Uma opção é colocar bastante talco em cima da mancha e deixar agir por algum tempo. O talco vai neutralizar a gordura. Depois, retire o excesso de talco e lave com sabão em pó. Se a mancha não sair, quando a roupa secar, passe talco sobre o local e repita o processo. Se o tecido for seda, coloque benzina ou éter em um algodão e aplique na mancha. Em seguida, lave normalmente.
Manchei uma roupa com ferro muito quente. O que faço agora?

O local precisa receber vapor de água.Para isto, ligue o chuveiro no mais quente possível, feche o banheiro e deixe a roupa no ambiente(não pode molhar ).Em seguida, misture sal e limão fazendo uma solução.Passe na mancha.Depois, lave - a normalmente.
Minhas lingeries brancas amarelam facilmente com o tempo. O que fazer?

Antes de lavá-la, deixe de molho em uma bacia com água e bicarbonato de sódio. Em seguida, lave-a normalmente. O amarelado irá sair. Se necessário, repita o processo antes da lavagem seguinte.
Roupas brancas que ficam guardadas por muito tempo ficam com manchas. Existe alguma forma de prevenir estas manchas?

Existe sim. Da mesma maneira que guardar um vestido de noiva exige cuidados extra especiais, roupas de festas brancas ou mesmo aquelas que não são muito usadas também merecem o mesmo cuidado, que aliás, é bem simples. Basta envolver a roupa ou vestido com um lençol azul e guardá-la, se possível, em uma caixa. Assim ela não amarela nem mancha.

Cozinha das vaidades

Cozinha das vaidades

O melhor lugar da casa ficou mais vistoso com os projetos que dão destaque ao ambiente dos gourmets. Para completar, os detalhes luxuosos que fazem a diferença: panelas, utensílios, copos;


O prazer de cozinhar e depois apreciar o sabor do prato também passa pela vaidade de mostrar o ambiente aos amigos. Os gourmets assumem que os itens de cozinha dão charme ao ambiente e roubam a cena onde antes reinavam apenas geladeira, fogão e microondas. Projetos de arquitetura podem realçar panelas, copos, balanças mecânicas, batedores e tigelas. A Revista selecionou ambientes e peças de encher os olhos.



Fotos: Iano Andrade/CB/D.A Press

Produtos
Uma série de produtos dá charme à bancada do chef, como o bar mixer, os talheres da linha inox da WMF, o batedor de inox e a balança mecânica. Ao lado, uma pequena horta inspira o universo gourmet. Utensílios da Mr. Schipper para o projeto da arquiteta Taíza Greca no Morar Mais.

Fotos: Edilson Rodrigues/CB/D.A Press

Direto do escritório
O chef de cozinha também pode transportar para a casa o que gosta no seu lugar de trabalho. Acima, peças diversas da Prato, Talher e Cia como as taças de alta resistência e os talhares Bugatti.



Pequena notável A cozinha do apartamento, apesar de pequena, é extremamente convidativa. Os utensílios de cozinha convocam até o mais despretensioso a fazer seu prato. E o melhor: tudo o que parece adorno tem sua utilidade. Peças da Prato, Talher e Cia.

Planejando a Cozinha Planejada

Raio X

Tudo o que você precisa saber sobre os materiais, revestimentos e acessórios que uma cozinha planejada pode oferecer

Lógica na disposição

Existe um esquema básico que facilita o
andamento na cozinha. Confira:
1. Use e abuse de elementos abertos, como prateleiras e nichos.
2. Não deixe o microondas perto do fogão. Engordura e não é funcional.
3. A tendência é que a iluminação não se restrinja ao teto, mas esteja
presentesobre a bancada de trabalho e mesmo dirigida a pontos de destaque na ambientação.
4. A geladeira e o fogão não devem estar encostados, porém precisam estar próximos para facilitar o preparo dos pratos quentes. "A solução é ter a pia entre estes eletrodomésticos", ensina Irene Maczka, da Florense.
5. A pia deve ter a altura de 0,91 m, perfeita para resguardar a coluna.Se quiser ter máquina de
lavar louças sob a pia, escolha um modelo de até 0,88 m de altura.
6. Cores claras são bem-vindas por demonstrar limpeza.

Resistentes às mais afoitas donas de casa e aos exigentes gourmets, as cozinhas modernas visam conforto e facilidades. Cientes de que o ambiente vem sendo usado como sala de reuniões entre amigos, as empresas investem em novos produtos e recursos. Para garantir mobilidade, há sistemas diferenciados de abertura de portas. Versões de gavetões e aramados se multiplicam, oferecendo mais opções, mas sem comprometer os espaços e a circulação. A tendência de cores claras continua forte, pedindo praticidade na manutenção. Materiais fáceis de limpar estão presentes do piso aos armários, passando pelo tampo da pia.

Da Formaplas, a porta rolante horizontal (esq.) usa cristal satinê. A basculante (centro), que pode ou não ser dobrada ao meio, tem opção em vidro ou com detalhes em madeira. A rolê vertical (dir.), de lamela em alumínio, também existe em branco.

Novidades funcionais

Prático, este modelo aproveita espaços perdidos nos cantos.

O desenhista industrial José Bonetti, responsável pelo desenvolvimento de projetos da Kitchens, lembra que, no sistema convencional, o abre-e-fecha das portas dos armários era inevitável. “O novo conceito visa oferecer recursos para trabalhar de maneira mais confortável, onde portas abertas não atrapalham a circulação. A organização é prioridade”, avalia.

Há muitas opções no mercado. As colocadas sobre a pia são basculantes (abrem para cima). Pelo ambiente é possível empregar modelos com abertura vertical (rolê) ou horizontal (deslizante). Há, ainda, as sanfonadas, que ocupam o mínimo de metragem. Sob a bancada, os armários foram substituídos por gavetas com divisórias e separadores, garantindo a arrumação dos utensílios. Os pratos também ficam mais organizados no lançamento da Formaplas. Para os cantos, a Florense dispõe de uma linha, onde o aramado com corrediça é retirado do móvel. A Formaplas e a empresa alemã Siematic desenvolveram um pequeno armário giratório (360º).

As despensas atuais têm melhor visual e praticidade. São perfeitas nas versões com prateleiras rolantes e aramados móveis, inclusive circulares para aproveitamento absoluto de espaço. Uma terceira opção, exclusiva da Siematic, é o modelo de parede, disposto dentro de uma porta corrediça, de cerca de meio metro de largura, porém, segue a profundidade total do armário.

O modelo projetado para potes de cereais tem similares para guardar outros utensílios. Da Formaplás. Aramados fixos para louças: organização e beleza. A linha da Siematic garante aproveitamento total de espaço

Raio X

Tudo o que você precisa saber sobre os materiais, revestimentos e acessórios que uma cozinha planejada pode oferecer

No Brasil, a estrutura dos armários recebe, principalmente, o aglomerado, produto feito de madeira desfibrada misturada com cola especial. Um pouco mais rígido, o compensado, também é à base de madeira. Outra sugestão, que faz parte de uma nova geração de aglomerado, chama-se MDF (Medium Density Fiberboard), sendo indicado nos casos onde há as portas desenhadas. Já a marca alemã Siematic apresenta o HDF (High Density Fiberboard), ainda mais resistente que o MDF. Veja, a seguir, as principais características de cada um dos produtos citados.
Aglomerado: produzido com muita química, é resistente à umidade e a insetos, como o cupim. Por ter ventilação interna, possui base irregular e não serve para portas com sulcos.
Compensado: mais rígido do que o aglomerado, porém, pode resultar em emperramento das portas. De excelente qualidade, seu uso é mais artesanal. O tipo naval, apesar de resistente à água, não chega a ser impermeável.
MDF: por ser totalmente compacto, permite receber sulcos e desenhos, detalhes muito comuns em portas.
HDF: importado da Alemanha, tem alta densidade de compactação da madeira, permitindo sulcos e desenhos, além de resistente à umidade e à água.


Gavetas com acabamento
gofrado, um tipo de laqueação.
O PVC aluminizado, exclusividade
da Florense, imita aço inox.

Revestimentos

Depois da estrutura vem o revestimento. O mais usado e prático é o laminado melamínico, resistente a produtos de limpeza. Vantajoso também na variedade de opções em que se apresenta, podendo imitar mármore, granito, madeira e aço, além de oferecer uma vasta gama de tonalidades. Por outro lado, só pode ser empregado em portas de superfície lisa, sem sulcos. O mesmo acontece com a pintura opaca, chamada de gofrada.

Portas desenhadas podem ter revestimento laqueado (pintura automotiva com brilho) ou em folhas de PVC. A Florense possui uma linha de PVC aluminizada, que imita o aço inoxidável.

Laqueado: é a pintura automotiva brilhante, empregada em portas sulcadas. Outra aplicação, a opaca, chama-se gofrada e só aparece em superfícies lisas. A cor pode sofrer alterações, inferindo na mesma desvantagem do filme de PVC: peças novas ficam diferentes das já usadas. Não suporta o uso de produtos de limpeza.

Filme de PVC: usado em portas com desenhos, exige mais cuidados do que o laminado. A limpeza deve ser feita com pano úmido, pois o material não aceita produtos abrasivos. Dispõe de diversas cores ou imita madeira. O aluminizado é exclusividade da marca Florense. Com o tempo, a tonalidade do filme de PVC se modifica e dificilmente uma porta nova ficará no mesmo tom que o resto do armário.
Madeira: porosa, mesmo quando recebe pintura não permite higienização perfeita.
Laminado: aceita produtos de limpeza abrasivos e oferece número infindável de cores, que, com o tempo, não mudam de tom – uma boa vantagem em caso de troca de peça. Empregado somente em portas lisas, pode imitar madeira, granito, mármore ou aço inox. Este último, porém, tem chances de riscar, mesmo assim, é menos sensível do que o original.

Pisos

A cozinha exige piso de fácil manutenção, afinal, as gorduras são uma constante no local. Evite o mármore, que mancha com facilidade. Dentre as pedras naturais, o granito é o mais indicado, porém, a maioria possui tons escuros e, mesmo o branco polar apresenta pigmentações pretas. Outra sugestão, o produto espanhol Silestone (uma espécie de pedra fabricada de granito) está há cerca de um ano no Brasil. Contém resina na composição e não apresenta porosidade.

Os pisos frios ganham pontuação no aspecto coloração e facilidade de limpeza, mas não há como evitar as sujeiras impregnadas no rejunte, principalmente no caso do branco. Portanto, opte pelos de coloração bege ou cinza.

Novidade para cobrir o chão, o laminado de madeira de alta resistência pede alguns cuidados para se tornar impermeável e resistente às altas temperaturas e produtos abrasivos de limpeza, inclusive o amoníaco. Confira, abaixo, as vantagens e desvantagens de cada material.

Da Pergo, modelo travertino, de alta resistência. Importada da Espanha, esta
novidade serve para pisos e tampos.
Em diversas cores, exige menos
rejunte entre peças.

Piso de madeira: para se tornar impermeável, exige aplicação de barreira específica contra umidade e selante para vedar as laterais; resiste a temperaturas altas e a produtos abrasivos. Fácil, a manutenção diária pede apenas um pano úmido. Jamais jogue água em excesso.

Mármore: totalmente desaconselhável para uso em cozinhas por ser muito poroso e manchar com facilidade, inclusive com a gordura. Perde brilho rapidamente e, atualmente, seu preço está muito alto, já que 90% do mármore empregado no Brasil é importado.

Silestone: dispõe de 40 tonalidades e resiste a choques. Aceita produtos químicos, inclusive cloro, e não mancha com facilidade. Une as cores do mármore à resistência do granito, mas não apresenta porosidade, o que garante limpeza absoluta. Custa de três a quatro vezes o preço do granito, e tem cinco anos de garantia.

Granito: de longa duração, porém tem poucas opções de cores. O quartzo (pontos pretos) escurece o ambiente e não permite cor homogênea. Deve ser polido a cada dez anos. A manutenção diária é feita com sabão neutro. Resiste a produtos químicos.

Cerâmica: não mancha. Para a limpeza basta passar pano úmido, mas resiste a produtos alcalinos. Possui vasta gama de cores e a desvantagem se dá no rejunte de 5mm, que facilmente acumula sujeira. A solução é fazer o rejuntamento em tons que a disfarcem, como bege e cinza, o que desfavorece o uso de cerâmicas muito claras.

Porcelanato: não mancha e a manutenção é fácil. Um pano úmido resolve a questão. Resiste a produtos alcalinos e conta com boa variedade de cores, inclusive tons marmorizados. De medidas maiores do que a cerâmica, exige menos rejunte no todo. Entre uma peça e outra, precisa de 1,5 a 2 mm, contra os 5 mm necessários na cerâmica. Há marcas que oferecem 50 anos de garantia.


Os tampos de pia podem ser de pedra, aço inox ou resina. Esta última, importada, trata-se da grande novidade e a manutenção é simples. Há duas opções no mercado: o Corian, que permite a recomposição em caso de lascas, e o Silestone, já citado anteriormente. O granito pode ser aplicado, mas dispõe de poucas cores, geralmente escuras. Como já foi comentado, evite o mármore, que, inclusive, mancha com limão e vinho. Além disso, sua porosidade só permite limpeza superficial. Veja, a seguir, as características dos novos materiais.
Aço inox: empresta aspecto de modernidade, mas risca facilmente. Exige limpeza constante por ficar marcado com o simples toque das mãos. Amassa com choques e perde brilho com produtos alcalinos.
Corian: permite recomposição em caso de lascas sem deixar marcas. A empresa oferece garantia de dez anos. Pode compor móveis e tem alta resistência: não queima e não mancha. Apresenta acabamento brilhante, semibrilho ou opaco. Tem porosidade nula, o que permite higiene absoluta. Por ser um produto de alto padrão, é caro.

fonte: http://casaejardim.globo.com/edic/ed560/rep_cozinhaa.htm

5 maneiras de sobreviver aos eventos familiares.

5 maneiras de sobreviver aos eventos familiares.

Fazendo este joguinho, as reuniões em família serão praticamente indolores.

Mesmo que você tenha sido agraciada na loteria dos agregados, qeu seus sogros sejam uns amores,que seus cunhados sejam de ouro, e que seus enteados sejam as crianças perfeitas (tipo novela das 8), confesse: é dificil manter a sanidade quando eles vêm passar um final de semana com você...e quando é a semana inteira?

Mas, ao invés de fugir da sala para ter 5 minutos de paz no banheiro do seu quarto, tente ir conforme a maré. Isso vai fazer com que as horas passem mais suaves, mas ao mesmo tempo mais rapidas.

USE A LOUÇA ESPECIAL.


Aquela louça que eles deram para você, você deve usa-la. Isso mostra o quanto apreciou o presente deles. Se eles não te deram louça nenhuma, use mesmo assim uma diferente da que vocês têm no dia a dia. (nem que seja para mostrar quao linda é a sua louça)

VEJA COMO ELES FAZEM AS COISAS
A famlia do seu marido não tem "regras da casa" grudadas na testa, mas você sabe que eles acordam as7h00, tomam um banho, que todos jantam as 19h00...pelo menos neste periodo, estes sao os horarios da casa!!!

Ao invés de bater de frente com todos os seus habitos, mantenha pelo menos um. Lembre-se: seu jeito de fazer as coisas não é o único correto, aproveite o momento sem stress!

PRESENTES ESTRATÉGICOS...

Não, não é para sair e comprar War....ou então ir atras de todos os livros que eles te deram, e você nem lembra onde estão. Apenas diga - ah, estão no trabalho!!!! Eles não vao saber se está lá ou não..!!!!

se eles têm um cachorro...brinquedos para cachorro! As pessoas esquecem que o cachorrinho dos seus sogros/cunhados não é treinado, e que também morde os outros orque estranha.. O jeito de entrar de vez no coração deles é adotar o bichinho, virar melhor amigo. Compre brinquedos para o cachorro, uma guia nova, dê um ossinho diferente. Você vai evitar um problema enorme nos seus móveis, na suas pernas, e eles não vao te perturbar.

Mas vem o efeito colateral - o cachorro não vai querer te deixar. Repita 100 vezes estes mantras:

  • Eu aceito que depois desta suave e amavel tortura, o cachorro não vai se lembrar de mim da proxima vez que entrar em casa.
  • Eu (respire fundo) aceito que este golden retriver de 50 kg esteja parado na porta do meu quarto, e que eu tenha que saltar sobre ele para chegar no meu banheiro.

NÃO VENHA COM NOVIDADES...
Recomendações de restaurantes ou filmes são arriscadas. Nâo indique aquele restaurante de frutos do mar, porque pode ter alguem alergico. Nestas horas, é melhor não ser tão criativo. Haja com cuidado.

adaptação do original em ingles:
http://ideas.thenest.com/LoveandSex/Articles/5-ways-to-outsmart-your-inlaws/

ASSUNTO DELICADO

O assunto hoje é delicado....sensível....mas impossível de deixar passar em branco. O cecê, a caatinga, aquele cheiro de suor fétido que algumas pessoas exalam de suas axilas. Hoje, pela segunda vez na minha vida, vi a mesma cena....

METRO LOTAAAAAAAAAAAAAAADO....

um vão...

um vazio....

e no meio dele....

uma pessoa!!!!!!!!

Quem entra no metrô (tipo...eu!) vê que tem alguma coisa errada, sente o cheiro, mas não sabe de vem, desconhece a fonte. Ate que voce olha - UM LUGAR PARA SENTAR! Vai toda feliz e saltitante, e pensando = pessoas bobas....estão em pé por quê? = quando você senta, sabe que as pessoas não são tão bobas assim. Você se levanta...e descobre que aquele vão é justamente a zona livre de fedor. Fica todo mundo apertado, mas sem sentir o cheiro!!!! Neste caso, a fonte estava sentada.

Hoje foi o segundo dia que isto aconteceu....mas a fonte estava em pé! com o braço suspenso, e exalando o cheiro a torto e a direita! Com base nisso, há algumas grandes questões da humanidade a serem resolvidas:

- por que em 99,9% dos casos são homens?!!?!!!?

- quem está fedendo não sente mais o cheiro??!!?!!?!!?

- o que eles comem influenciam no cheiro?!!?!!!?!!!?!!!?

- há vida social para estas pessoas?!!?!!!?!!!?!!!?

Sim, acabam sendo vítimas de seus próprios suvacos!!!!!!

agora que o cheiro já saiu das minhas narinas (oba!!!!) posso voltar a respirar pelo nariz.

correr dá barato...


Correr dá barato, a ciência comprova
Saiba por que quem pratica diz que não consegue ficar sem o esporte

O primeiro efeito é o orgulho de si mesmo, por vencer um desafio e conseguir realizar uma atividade que poucas pessoas conseguem. Mas o bem-estar trazido pela prática da corrida não pára no aumento da auto-estima. Tem reação química envolvida no processo, pode acreditar.

Aquele sentimento de euforia, relatado por alguns corredores que acabaram de finalizar o treino, é um dos sinais mais evidentes de que há alguma mudança química no cérebro de quem faz atividades aeróbias. A sensação tem até nome, dado pelos atletas americanos: runner´s high (algo como barato de corredor, em tradução livre).

Ela surge graças ao aumento da descarga de endorfina no sangue. Trata-se de um neurotransmissor naturalmente produzido pelo cérebro e liberado em situações de estresse, pra nos acalmar. Exames de tomografia comprovaram o que qualquer pessoa que já experimentou um pique mais forte é capaz de atestar. Mesmo depois do treino, as endorfinas permanecem agindo no sistema límbico e no lobo pré-frontal, áreas responsáveis pelo prazer e pelas emoções.

Atualmente, os especialistas dedicam-se a descobrir a atuação de outra substância, a anandamida. Enquanto a endorfina seria responsável pelo sentimento de euforia, a anandamida relaxaria o atleta, produzindo um efeito mais longo, capaz de durar várias horas após o exercício.

Tendo isso em vista, fica fácil compreender a irritação que assola os alunos quando são privados de praticar seu esporte. Acostumados à prática diária de atividades físicas saudáveis, eles podem apresentar quadros de ansiedade e até depressão.

----------------------------
Caramba...nos dias em que não treino eu viro um monstro!!!!! claro que já tinha percebido isso, e para curar o problema, desço e faço uns 15 minutos na esteira do prédio...mas agora to vendo que isso é serio!

domingo, 24 de maio de 2009

DECORAÇÃO - UM COMPLEMENTO À ALTURA

Dividir ambientes, servir de apoio a salas de jantar ou simplesmente decorar. Multifuncionais, os aparadores estão retos e pouco rebuscados, mas podem ser encontrados em diversos materiais

Discretos, os aparadores parecem coadjuvantes na decoração. Impressão apenas. Na verdade, os móveis de estrutura aparentemente simples, linhas retas e pouco rebuscadas são peças-chaves para montar o ambiente, especialmente salas e corredores. Funcionam como adorno de paredes antes vazias e servem de apoio a objetos decorativos. Em outros casos, assumem papel importantíssimo, ao complementar a sala de jantar, dividir ambientes e tornar pequenos espaços mais charmosos e funcionais. “É um móvel muito versátil. Podemos até chamá-lo de coringa. Serve como bar, pode ser usado atrás do sofá e pode compor uma parede com espelho ou quadro. Além disso, é encontrado em diversos materiais, como madeira, vidro, aço e espelho”, comenta a arquiteta Flávia Lencastre.



Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Dois em um
O aparador de madeira circunda o sofá, que está em local de passagem.
Além disso, serve como estante — Projeto de Hélio Albuquerque e Sônia Peres.

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Transparência
O aparador de vidro é leve e divide o ambiente — Projeto de Gustavo Assunção, da Simmetria.

Monique Renne/CB/D.A Press


Funcional
Além de apoio para obras de arte, o aparador serve para exibir petiscos ou pratos em dia de jogo ou jantar. Projeto de Gustavo Assunção.

Monique Renne/CB/D.A Press


Multifuncional
A sala de pequenas dimensões ganha mais funcionalidade com o aparador.
O móvel funciona como bar e ainda acomoda dois pufes — Projeto de Hélio Albuquerque e Sônia Peres.


Marcelo Ferreira/CB/D.A Press


Compacto
O espaço sem uso debaixo da escada ganhou charme com o aparador. Ele apoia objetos e serve de base para o quadro — Projeto de Hélio Albuquerque e Sônia Peres.

DICAS DE SITE - DECORAÇÃO DE BABY

Comprei uma revista de decoração nas bancas, e veio com uma "cortesia - 150 ideias de cores, acessorios e móveis para acolher seu nenê!!!!

Sabendo que tem várias amiguinhas gravidissimas, vou postar alguns dos sites que estão na revista.

http://www.dipendap.com.br/ - detalhe para QUARTO DOS FAMOSOS. Tem compra on line, mas não vende tudo o que está no site. obs - a musiquinha de fundo é legalzinha nos primeiros 5 segundos...rs Achei mais coisas para meninas do que para meninos.

http://www.ri-po-pi.com/v1/index.asp - destaque para a sessão - PLANEJE O SEU QUARTO.

http://www.meumoveldemadeira.com.br/index.html - você escolhe e compra o móvel pela internet. Basta acessar o site e ele tem 2 linhas - crystal e brisa, a primeira tem acabamento em branco lavado, para comoda, armario, berço e prateleira, na segunda, é mais funcional, o berço reune varios móveis em um só - e ainda vira cama quando o baby crescer.

http://www.rugsforkids.com.br/ - fofissimo o site!!!! a loja fica em SP, e não tem compra on line.

http://www.quartocrescente.com/ - moveis muito legais! esta loja está no Recife.

Star Baby - Este aqui não tem site, maso enxoval é em richilieu (um luxo!) A loja fica na famosa rua Monsenhor Tabosa, em Fortaleza. Quem quiser o contato starbaby@secrel.com.br

http://www.bonattobaby.com.br/index2.php - o site tras poucas informações.

http://www.losninos.com.br/ - há uma sessão para os babies apressadinhos, enxoval só para prematuros.

http://www.rastrodetinta.com.br/filosofia.php - há uma sessão de pronta entrega, muito boa, mas sem venda on line.

http://www.atelieradrika.com.br/ - adorei o enfeite para porta de maternidade - CLOSET EM MINIATURA!!!!

http://www.atelierlebebe.com.br/Catalogo.asp?ID=Decoração - muita ideia legal de decoração.

http://www.somniare.com.br/ - localizada no Paraná, mas tem representantes em varias cidades (no Rio, SP, Nikiti City, até aqui em Bsb!!!)

http://www.decantoemcanto.com.br/canais/hp/index.asp

http://www.cadeonene.com.br/institucional/novo/cadeonene.asp - o site não estava funcionando 100%

http://www.biramar.com.br/ - gostei do site! com bastante coisa (e sem musiquinha...hehehe)

http://www.inapram.com.br/produtos.php - produtos interessantes

http://www.ateliecriare.com.br/ - diferente de tudo. Os enfeites são em papel machê!!!

Havia outros na revista, mas alguns eram - site em manutenção, ou então já iniciava o site com letras garrafais - NÃO VENDEMOS NO VAREJO!

RUN...CORRER....UMA PAIXAO!!!!!



Poucas coisas na vida mudaram completamente a...minha vida. Posso dizer que uma delas foi a corrida. Comecei de pouquinho, em 2005, quando fiz minha primeira corrida - corrida e caminhada contra o cancer de mama. Fiz em 30 minutos, tempo nunca mais repetido. Depois, no mesmo ano, sem qualquer treino, fui correr 10 km. HA HA HA, claro que não consegui terminar a prova, fiz 5km, e desisti. Em 2006, casei, depois meu pai adoeceu, acabei não correndo mais. Em 2007, 10 kg mais gorda, me aventurei na corrida. Comecei devagar no segundo semestro. Em 2008, foi o ano da mudança. Entrei em uma equipe de corrida, e comecei a colecionar medalhas. NO fim do ano, decidi pegar pesado - contratei um personal. É impressionante o que um profissional especializado pode fazer por voce. Simplesmente ele pega o que voce faz, errado, e arruma. Exercícios educacionais de corrida (eu lá sabia que isso existia???), treinos contra-relógio (caraca, doi tudo), enfim, 3 meses assim. Dia 1 de maio fiz minha ultima corrida - um tempo excepcional!!!! baixei, nestes 3 meses, quase 5 minutos. Nâo, não pretendo virar profissional, corro porque gosto. Adoro a bem da verdade.

De tudo o que este tratamento tem me feito passar, a única coisa que lamento é a vida sedentária. Correr é um momento só seu. Aqueles 30 minutos que não existem contas para pagar, roupa para lavar, prazos no trabalho, mesa cheia de coisa para fazer. Voce se desliga de tudo isso, é só você, sua roupa, um boné, um par de tenis e, no meu caso, um ipod com as músicas selecionadas!!!!!

Vou postar as musiquinhas que uso para correr!!!!!

- começo -
WHAT A FEELING - aquela do flashdance....beleza, você fica lá no fundo do fundo (sou uma tartaruga ninja mongoloide) e até passar pelo início, chega a demorar uns 2...3 minutos...pelo menos já vou entrando no clima.

- Agora que a brincadeira começa....TROPA DE ELITE. ...agora o bicho vai pegar!

-
RUN TO THE HILLS!!!! - melhor música impossível!!!!!! no final você até sente falta da voz do Bruce.

- emenda-se com
ACES HIGH......punk punk total!!!!!! a letra fala de um ataque aereo, e TEMOS QUE DECOLAR!!!!!!!!!!! UHUUUU.....

-
Beyoncee......aaaaaaaaaaaaaamo....

- como a esta altura já to sem pernas, vai para
Candyman
- pós candyman, tem a diva Aretha (
think)

normalmente, na chegada....apelo!!!! heheheheheheh
THE TROOPER!!!!!! se eu não conseguir seguir a guitarra da música, peço arrego!